SóProvas


ID
2951293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

O orçamento público, um instrumento fundamental de governo, constitui o principal documento de políticas públicas. A respeito desse assunto, julgue o seguinte item.

O processo orçamentário brasileiro está baseado em instrumentos de curto prazo — a lei orçamentária anual (LOA) e a lei de diretrizes orçamentárias (LDO) — e em instrumento de médio prazo — o plano plurianual (PPA) —; todos perfeitamente integrados entre si.

Alternativas
Comentários
  • O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo do Governo Federal, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

    CESPE 2018 MPE-PI ÁREA ADMINISTRATIVA 

    O Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal confere ao plano plurianual (PPA), à lei de diretrizes orçamentárias (LDO) e à lei de orçamento anual (LOA) atuações integradas: o PPA estabelece o planejamento de longo prazo; a LOA fixa o planejamento de curto prazo; a LDO estabelece a ligação entre o PPA e a LOA. (ERRADO)

    CESPE 2013 INPI (ANALISTA DE PLANEJAMENTO - GESTÃO FINANCEIRA)

    O planejamento de médio prazo do governo, 4 anos, é traduzido por meio do PPA, cuja integração com a LOA é realizada pela LDO.(CERTO).

    CESPE 2012 FNDE (ESPECIALISTA EM FINANCIAMENTO E EXECUÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS EDUCACIONAIS)

    O PPA é o documento em que é representado o planejamento de médio prazo do governo, e a LOA, o instrumento de execução desse planejamento, sendo a conexão entre o PPA e a LOA estabelecida pela LDO.(CERTO).

  • CERTO

    Os instrumentos orçamentários, PPA; LDO e LOA, apesar de distintos, são integrados entre sí. Sendo que casa um possui um prazo de vigência:

    PPA = MÉDIO = 4 ANOS; 
    LDO = CURTO1 ANO OU 18 MESES (vai depender do entendimento adotado pela da banca.)***
    LOA = CURTO = 1 ANO.

     

    ****parte da doutrina afirma que a LDO tem vigência de 1 ano, mas há quem entende que na verdade a sua vigência é de 18 meses, visto que é o prazo transcorrido da aprovação até o final do exercício financeito subsequente.

  • MTO 2019:

    "6.2.1 PLANO PLURIANUAL

    O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo do Governo Federal, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, os objetivos e as metas da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada."

  • Que questão esquisita, aprendi que a LDO e LOA são de curto prazo e o PPA médio prazo...

  • Gabarito: Certo

  • "willy was here"

  • quando ele fala em curto prazo não torna a questão errada?
  • PPA = 4 anos (médio prazo)

    LDO e LOA = 1 ano (curto prazo)

    Portanto, assertiva CERTA.

  • A assertiva demanda conhecimento sobre a classificação das leis orçamentárias quanto a sua duração.
    A Constituição Federal prevê em seu artigo 165, a existência de três leis orçamentárias, que devem ser elaboradas e executadas de forma integrada.

    Seção II - DOS ORÇAMENTOS

    CF, Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
    I - o plano plurianual;
    II - as diretrizes orçamentárias;
    III - os orçamentos anuais.

    O plano plurianual – PPA estabelece de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
    O PPA influencia tanto na elaboração da LDO quanto na elaboração da LOA.
    É a lei orçamentária de maior duração e abrangência, tendo 04 anos de vigência e produção de efeitos a partir do segundo exercício financeiro do mandato do Chefe do Executivo até o final do primeiro exercício do mandato subsequente.
    Embora haja doutrinadores de renome que o classifiquem como de longo prazo, as principais bancas de concursos públicos consideram o Plano Plurianual como instrumento de planejamento estratégico de médio prazo da Administração Pública.

    Por sua vez, a lei de diretrizes orçamentárias – LDO, versa sobre metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orienta a elaboração da lei orçamentária anual, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
    A LDO é considerada um instrumento de planejamento de curto prazo, sendo encaminhado até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa, para vigência no exercício financeiro seguinte ao da sua aprovação.
    Deve ser elaborada em consonância com o PPA e orientará a elaboração da LOA.

    Por fim, a lei orçamentária anual-LOA prevê receitas e fixa despesas para um único exercício financeiro seguinte (anualidade), compreendendo três suborçamentos: fiscal, de investimentos e da seguridade social.
    Conforme previsto no art. 5º da LRF, o projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual e com a lei de diretrizes orçamentárias.

    Sendo assim, a assertiva deve ser assinalada como correta.

    Gabarito do Professor: CERTO

  • OBS Ja teve questão que o CESPE considerou PPA de longo prazo... vai entender

  • Li a primeira linha e marquei, errei.