SóProvas


ID
2951419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Com relação a critérios e técnicas de armazenagem, julgue o item subsequente.

No caso de as caixas dos produtos acabados serem cúbicas, o dispositivo mais indicado para a formação da carga unitária é o palete.

Alternativas
Comentários
  • GABA: (ERRADO) 11 de Junho de 2019 às 18:05

    ______________________________________________________________________________________________

    Ano: 2013| Banca: → Cespe | Órgão: MI

    Embalagens em forma de cubo NÃO devem ser paletizadas, uma vez que esse formato dificulta a arrumação e compromete a segurança do empilhamento. (CERTO / cespe)

    "Na prática, então, ninguém opera da forma correta." rsrsrs

  • Quem já foi a um atacadão deve ter visto embalagens cúbicas em pallets, alias, tem de tudo em pallets. Quando elas não se sustentam sozinhas, é enrolado um plástico em volta pra garantir a firmeza, como poderia ser feito no caso dos cubos. Infelizmente há a teoria e a prática, e no caso da questão, ela está se sustentando em uma posição doutrinária. Não há o que fazer, só decorar.

  • eu quando penso em cubos penso em caixas....daí pensei q não tinha problema.

  • Questão errada, outra ajuda a responder, vejam:

     

    Prova: Assistente Técnico Administrativo; Ano: 2013; Banca: CESPE; Órgão: MI - Administração de Recursos Materiais  Recebimento dos Materiais,  Armazenagem, Distribuição e Transporte de Materiais

    Embalagens em forma de cubo não devem ser paletizadas,uma vez que esse formato dificulta a arrumação e compromete a segurança do empilhamento.
    GABARITO: CERTA.

  • Uma piada! Já trabalhei em almoxarifado e o que mais se vê são caixas em paletes. Basta fazer o amarrado e respeitar a altura do empilhamento (nas próprias caixas vêm informando a quantidade a empilhar).

  • ERRADO

    Segundo Marco Aurélio P. Dias (2010) , a embalagem em forma de cubo não é indicada para a paletização, pois dificulta a arrumação sobre o pallet, bem como o seu empilhamento com segurança.

    TIPOS DE EMBALAGENS NÃO INDICADAS PARA PALETIZAÇÃO:

    -embalagens mal identificadas;

    -muito pesadas,fracas ou cheias;

    -em formas não usuais (cônicos, cilíndricos, hexagonais e etc)

  • Carga Unitária Dá-se o nome de carga unitária à carga constituída de embalagens de transporte que arranjam ou acondicionam certa quantidade de material para possibilitar seu manuseio, seu transporte e sua armazenagem, como se fosse uma unidade. A carga unitária é um conjunto de cargas contidas em um recipiente, formando um todo único quanto à manipulação, ao armazenamento ou ao transporte. Uma espécie de rótulo. A formação de carga unitária se faz por um dispositivo chamado pallet. 

  • Só acerta essa questão que errou esta:

    Ano: 2013| Banca: Cespe | Órgão: MI

    Embalagens em forma de cubo não devem ser paletizadas, uma vez que esse formato dificulta a arrumação e compromete a segurança do empilhamento. (CERTO)

  • Rapaz, só acertei porque já tinha respondido a questão de 2013 algum tempo atrás.

    A IMPORTÂNCIA DAS QUESTÕES

  • E qual formato é o ideal para os pallets afinal ? Um paralelepípedo ? Pq aquelas coisas me parecem bem cúbicas para mim. Só falta dizer que é esférico!

  • Gabarito Errado.

    Outro exemplo de questão para fixar:

    Ano: 2013| Banca: Cespe | Órgão: MI

    Embalagens em forma de cubo não devem ser paletizadas, uma vez que esse formato dificulta a arrumação e compromete a segurança do empilhamento. (CERTO)

  • Embalagens em forma de cudo NÃO deve ser paletizadas. 

     

     

    Decorei, pq entender que é bom... nada. 

  • ERRADO

    Boa madrugada, querida colega Greice Lima! eu entendo sua exposição. Porém, a questão trata de embalagens cúbicas, ou seja, com todos os lados iguais. Logo, seria praticamente impossível fazer a ''amarração'' (assim conhecida popularmente a intercalação de empilhamento) de uma forma que a unitização no pallet ficasse simétrica; a cada nível de empilhamento, como teria que intercalar os cubos, um nível ia ficar sobrando, o outro, não. Fica mais fácil fazer a intercalação/amarração com caixas de leite, por exemplo, pois vc poderia variar o layout do empilhamento sobre o pallet cada vez que sobrepusesse um novo nível de caixas. Ainda, mesmo usando stretchers (aqueles plásticos envolvedores), não é recomendado ,na prática, o empilhamento sucessivo de cubos, pois a estrutura da carga unitária fica ''bamba'', comprometendo, assim, a segurança do armazenamento. Também, não devem ser usados chapatex entre os níveis de empilhamento, pois a chapa tira o atrito entre os níveis e faz com que a base de cada nível fique escorregadia, desproporcionando, assim, uma boa unitização.

    CESPE/TCE-ES/2012 - Com relação ao recebimento e à armazenagem, assinale a opção correta.

    D - Bloco vazado, colmeia e fileira interrompida são arranjos físicos utilizados nos paletes. GABARITO LETRA ''D''.

    CESPE/MI/2013 - Embalagens em forma de cubo não devem ser paletizadas, uma vez que esse formato dificulta a arrumação e compromete a segurança do empilhamento. CERTO

    VEJAM NA PAGINA 10 DESTE PDF COMO SÃO FEITAS AS AMARRAÇÕES EM PALETS. ACREDITO QUE AJUDARÁ BASTANTE A ENTENDER DE VEZ SOBRE O ASSUNTO:

    http://www.paraibuna.com.br/content/images/content/28/movimentacao-e-transporte-paraibuna-548979df409ff.pdf

    Fonte: Curso de Almoxarifado - Batalhão da Guarda Presidencial/2013 - EB.

    Lembrando que cubo não é o mesmo que caixa, pois o cubo possui todos os lados iguais. Caixas podem ter formatos variados.

    Espero ter ajudado.

  • GABARITO: ERRADO

    Os seguintes tipos de embalagens não são indicados para paletização:

    • Embalagem em forma de cubo - dificulta a arrumação sobre o pallet, bem como seu empilhamento com segurança.

    • Embalagens muito fracas que não permitam o empilhamento.

    • Embalagens muito pesadas - alguns volumes devem ser deslocados manualmente.

    • Embalagens demasiadamente cheias ~ suas superfícies laterais ficarão

    abauladas, dificultando o empilhamento.

    • Volumes com formas não usuais - cônicos, cilíndricos, hexagonais etc.

    - são difíceis de ser paletizados e desperdiçam espaço.

    • Embalagens mal identificadas - um volume poderá ser paletizado duas ou três vezes, dependendo do tipo de operação. Identificá-los em suas várias faces poupa tempo.

    • Embalagens ou contenedores que possam ser movimentados mecanicamente, sem pallet. Refrigeradores e máquinas de lavar são um bom exemplo disso.

    FONTE: Administração de Materiais - Uma Abordagem Logística - Marco Aurélio P. Dias.

  • Alguém pode me dizer se usaremos esses conhecimentos para o cargo na procuradoria? So curiosidade mesmo.
  • Amanda Santos, se está fazendo para nível médio provavelmente vai usar, os cargos de nível médio são basicamente administrativos (o quebra galho do órgão), cuidam de estoques, materiais, compras, grande parte do edital é com base nas suas funções diária justamente para vc não chegar lá sem ter uma base.

  • Eu nunca vi transportar bolas em Palets !!!

  • Guilherme Gomes de Oliveira,eu já trabalhei lá haha

    pense numa bagunça no depósito e câmeras frias

  • Comentários: Aqui você precisa ter cuidado com a vida real. Na teoria, caixas cúbicas não devem ser armazenadas em paletes.

    Gabarito: Errada.

  • Segundo, Fenili (2014), Pallets são estrados que possibilitam o empilhamento das cargas, maximizando a utilização do espaço cúbico do almoxarifado, assim possibilitando um eficiente aproveitamento do espaço vertical dos armazéns.

  • É o cubo mágico?!
  • ERRADO

    EMBALAGENS EM FORMA DE CUBO NÃO DEVEM SER PALETIZADAS.

  • Pessoal, peçam o gabarito comentado de professor. Quanto mais gente pedir melhor.

    Que o palete não é recomendado para caixas cúbicas já sabemos, mas então qual é o dispositivo recomendado para a carga unitária desse formato????

  • Embalagens em forma de cubo embora sejam normalmente CAIXAS, realmente não se indica a paletização. Os seguintes tipos de embalagens não são indicados para paletização: 

    1. Embalagem em forma de cubo - dificulta a arrumação sobre o pallet bem como seu empilhamento com segurança. 

    2. Embalagens muito fracas que não permitam o empilhamento. 

    3. Embalagens muito pesadas - alguns volumes devem ser deslocados manualmente. 

    4. Embalagens demasiadamente cheias – suas superfícies laterais ficarão abauladas, dificultando o empilhamento. 

    5. Volumes com formas não usuais - cônicos, cilíndricos, hexagonais etc. -, são difíceis de ser paletizados e desperdiçam espaço. 

    6. Embalagens mal identificadas - um volume poderá ser paletizado duas ou três vezes, dependendo do tipo de operação. Identificá-los em suas várias faces poupa tempo. 

    7. Embalagens ou contenedores que possam ser movimentados mecanicamente, sem palets. Refrigeradores e máquinas de lavar são bons exemplos disso. 

    8. Para movimentar e transportar cargas unitárias torna-se necessário, às vezes, fixá-las sobre o pallet. Para isso, os métodos mais comuns são: aplicação de fitas metálicas ou de náilon-, cola, fitas adesivas e cordas. A escolha de determinado tipo de reforço dependerá de fatores como: distância a que será transportado o pallet; tipo a ser utilizado; método de manuseio e embarque, etc.

  • A referida questão não condiz com a realidade, é notório e recomendado o uso de paletes na unitização de caixas cúbicas.Envolvidas por filme strech para melhor acomodação.
  • ERRADO

  • CARGA UNITÁRIA OU UNITIZADA

    Dá-se o nome de carga unitária ou unitizada à carga constituída de embalagens de transporte que arranjam ou acondicionam certa quantidade de material para possibilitar seu manuseio, seu transporte e sua armazenagem, como se fosse uma unidade. A carga unitária é um conjunto de cargas contidas em um recipiente, formando um todo único quanto à manipulação, ao armazenamento ou ao transporte. Uma espécie de rótulo. A formação de carga unitária se faz por um dispositivo chamado pallet.

    PORÉM

    “Os seguintes tipos de embalagens não são indicados para paletização:

    1. Embalagem em forma de cubo - dificulta a arrumação sobre o pallet bem como seu empilhamento com segurança.

    2. Embalagens muito fracas que não permitam o empilhamento.

    3. Embalagens muito pesadas - alguns volumes devem ser deslocados manualmente.

    4. Embalagens demasiadamente cheias - suas superfícies laterais ficarão abauladas, dificultando o empilhamento.

    5. Volumes com formas não usuais - cônicos, cilíndricos, hexagonais etc. -, são difíceis de ser paletizados e desperdiçam espaço.

    6. Embalagens mal identificadas - um volume poderá ser paletizado duas ou três vezes, dependendo do tipo de operação. Identificá-los em suas várias faces poupa tempo.

    7. Embalagens ou contenedores que possam ser movimentados mecanicamente, sem pallets. Refrigeradores e máquinas de lavar são bons exemplos disso.

    8. Para movimentar e transportar cargas unitárias torna-se necessário, às vezes, fixá-las sobre o pallet. Para isso, os métodos mais comuns são: aplicação de fitas metálicas ou de náilon, cola, fitas adesivas e cordas. A escolha de determinado tipo de reforço dependerá de fatores como: distância a que será transportado o pallet; tipo a ser utilizado; método de manuseio e embarque etc.”

  • Errado.Embalagens em forma de cubo NÃO devem ser PALETIZADAS.

    Mais claro e sem texto gigante.

  • Na pratica seria o certo , mas quem escreveu isso nunca foi em mercado rsrsrs

    Mas para passar na prova marque errado, depois que passar poe o que quiser no palet e enrole com plastico e esta de boa !!!

  • Fui motorista de camihão por muito anos ,nunca vi cx serem trasportadas senao em Paletes.... Errolam plastico pra nao cair ou até msm fita de aço !!

    A prática não coaduna com teoria... fato !!!