SóProvas


ID
2951431
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PGE-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativos à gestão patrimonial.

Situação hipotética: Em janeiro de 2016, uma empresa adquiriu por R$ 1 milhão determinado equipamento, que tem tempo de vida útil de 5 anos, período após o qual não haverá valor residual. Assertiva: Nesse caso, a depreciação acumulada do referido bem até janeiro de 2019 é de R$ 600 mil.

Alternativas
Comentários
  • 1.000.000 / 5 anos = 200.000

    200.000 * 3 anos = 600.000

    Gabarito: CERTO

  • Custo de aquisição 1.000.000

    vida util: 5 anos

    depreciação acumulada anual 1.000.000/5 = 200.000

    depreciação de 3 anos = 200.000 x 3 = 600.000

    GAB: C

  • Avaliador camarada esse aí

  • Em janeiro de 2016, uma empresa adquiriu por R$ 1 milhão determinado equipamento, que tem tempo de vida útil de 5 anos, período após o qual não haverá valor residual. Assertiva: Nesse caso, a depreciação acumulada do referido bem até janeiro de 2019 é de R$ 600 mil.

    Errado, pois até dezembro de 2018 seria R$ 600 mil.

    Se essa questão não for anulada, ou ter seu gabarito modificado pra ERRADA, terei que reaprender a calcular datas. Em momento algum o enunciado disse que a máquina começou em fevereiro. Logo, a depreciação ocorreu por 37 meses. Assim, questão incorreta, pois os 600.000 referem-se a 36 meses.

    Vejam uma questão que ensina a excluir o mês da compra:

    Determinada empresa industrial adquiriu uma máquina de injeção de plásticos em junho de 2005, colocando-a em funcionamento no mês subsequente (JULHO)

    Sabendo-se que a vida útil do bem foi estipulada em 18 anos; o valor de aquisição do bem foi de R$ 1.200.000,00, já líquido de todos os impostos;

    a depreciação é contabilizada no final do mês;

    o valor de realização do bem foi estipulado em 10% do valor de compra;

    pode-se afirmar que o valor da máquina, em Reais, em 30 de junho de 2015, é de

    c) 600.000,00.

    Conforme CPC 27 :

    "55. A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação de um ativo deve cessar na data em que o ativo é classificado como mantido para venda (ou incluído em um grupo de ativos classificado como mantido para venda de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 31 – Ativo-Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada) ou, ainda, na data em que o ativo é baixado, o que ocorrer primeiro. Portanto, a depreciação não cessa quando o ativo se torna ocioso ou é retirado do uso normal, a não ser que o ativo esteja totalmente depreciado. No entanto, de acordo com os métodos de depreciação pelo uso, a despesa de depreciação pode ser zero enquanto não houver produção."

    Detalhe: questão que não teve o gabarito alterado...

    https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/PGE_PE_18_SERVIDOR/arquivos/PGE_PE_18_SERVIDOR_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERAES_DE_GABARITO.PDF

  • Concordo com o colega Piraneto, questão não deu qualquer ressalva quanto ao período de utilização ou baixa do ativo...logo, entendo que devem ser considerados todos os meses compreendidos pelo enunciado.

    Conforme CPC 27 :

    "55. A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação de um ativo deve cessar na data em que o ativo é classificado como mantido para venda (ou incluído em um grupo de ativos classificado como mantido para venda de acordo com o Pronunciamento Técnico CPC 31 – Ativo-Não Circulante Mantido para Venda e Operação Descontinuada) ou, ainda, na data em que o ativo é baixado, o que ocorrer primeiro. Portanto, a depreciação não cessa quando o ativo se torna ocioso ou é retirado do uso normal, a não ser que o ativo esteja totalmente depreciado. No entanto, de acordo com os métodos de depreciação pelo uso, a despesa de depreciação pode ser zero enquanto não houver produção."

    Se alguém tiver algo para compartilhar pf não esquecer do embasamento....grato !!!!

  • Eu também discordo do gabarito. Penso que seria 3 anos e um mês de depreciação.

  • acertei, mas a questão é de fato problemática. O "até janeiro" pode ser entendido como dia 1 ou dia 31, o que dificulta o julgamento objetivo da questão.

  • Complementando os comentários dos colegas, se houver valor residual, então deve se subtrair do valor de aquisição antes de dividir pelo tempo útil.

    (Aquisição - Valor Residual)/tempo útil

  • Janeiro de 2019 vai até 31/01/2019, o que seria mais um mês depreciado. Péssima questão!!

  • 1000000/5=200000 200000X3=600000

    APÓS 3 ANOS DE DEPRECIAÇÃO

  • Saber demais as vezes atrapalha...

  • Qual o prazer que o CESPE tem de prejudicar quem estuda? Mais uma questão que a banca dá a resposta que quiser, e o candidato que se lasque.

  • Como a colega comentou abaixo, tem hora que saber de mais atrapalha. kkk

  • Tão fácil que ate tive medo ,,,, KKKK

  • Ativo imobilizado - 1.000.000

    Tempo de vida útil - 5 anos = 1.000.000/5 = 200.000

    Depreciação acumulada por ano = 200.000

    2016 até 2019 = 3 anos.

    3 x 200.000 = 600.000 depreciação acumulada.

    600.000 - 1.000.000 = 400.000 valor residual do bem.

    Questão correta.

  • Errei por falta de atenção...

    a questão fala janeiro de 2019, calculei o ano de 2019

  • Caracas, essa questão é mal formulada demais. Pra quem prestou o Exame de Suficiência do CFC sabe o que estou dizendo. Pois fica confuso entender se é 1 ou 31 de janeiro. Mas temos que nos habituarmos a banca, jogo que segue

  • Questão sobre depreciação linear.

    Dados da questão:

    Equipamento: R$ 1.000.000
    Vida útil: 5 anos
    Data da Aquisição: Jan/2016
    Em função da ausência do valor residual,  e da vida útil de 5 anos, temos uma taxa anual de depreciação de 20%, o que nos dá um valor de 200.000 ao ano. Em números, temos:

    R$ 1.000.000  /  5 anos  =  200.000 a.a.
                                 ou
             100%  /  5 anos  =  20% a.a.

    A assertiva diz que em janeiro de 2019 a depreciação acumulada é de R$ 600.000. De janeiro/2016 a janeiro/2019 temos 3 anos. Logo:

    3 x 200.000  =  600.000
    Gabarito do professor: CERTO.
  • GABARITO: CERTO

    Realmente se não tiver atenção vai calcular como se fossem 4 anos. Porém a análise tem que ser feita da seguinte forma:

    01/2016 - 01/2017 = 1 ano

    01/2017 - 01/2018 = 2 anos

    01/2018 - 01/2019 = 3 anos

    Depreciação acumulada: 1.000.000/5= 200.000 x 3= 600.000

  • 2016 a 2019 = 3 anos

    valor inicial = 1 mi

    vida útil = 5 anos

    valor em 2019 = 600 mil

    ...

    com 5 anos, a depreciação sera proporcional, para cada ano, de 20%,

    ou seja, com 3 anos, a proporção sera de 60% de 1 mi

    que da 600 Mil

    Gab C

  • Gabarito Certo

    D = 1.000.000 / 5

    D = 200.000/ano

    Janeiro de 2017 = 200.000

    Janeiro de 2018 = 400.000

    Janeiro de 2019 = 600.000

    Janeiro de 2020 = 800.000

    Janeiro de 2021 = 1.000.000

  • Gabarito Certo

    D = 1.000.000 / 5

    D = 200.000/ano

    Janeiro de 2017 = 200.000

    Janeiro de 2018 = 400.000

    Janeiro de 2019 = 600.000

    Janeiro de 2020 = 800.000

    Janeiro de 2021 = 1.000.000

  • Gabarito Certo

    D = 1.000.000 / 5

    D = 200.000/ano

    Janeiro de 2017 = 200.000

    Janeiro de 2018 = 400.000

    Janeiro de 2019 = 600.000

    Janeiro de 2020 = 800.000

    Janeiro de 2021 = 1.000.000

  • Gabarito Certo

    D = 1.000.000 / 5

    D = 200.000/ano

    Janeiro de 2017 = 200.000

    Janeiro de 2018 = 400.000

    Janeiro de 2019 = 600.000

    Janeiro de 2020 = 800.000

    Janeiro de 2021 = 1.000.000

  • Gabarito Certo

    D = 1.000.000 / 5

    D = 200.000/ano

    Janeiro de 2017 = 200.000

    Janeiro de 2018 = 400.000

    Janeiro de 2019 = 600.000

    Janeiro de 2020 = 800.000

    Janeiro de 2021 = 1.000.000

  • Para acertar essa questão só bastava saber o percentual que é de 20%.

    GABA: CERTO.

  • Gab. C

    vou reduzir os números da qc.

    -> valor do equipamento: 10

    -> ele dura (vida útil) 5 anos.

    divido o valor do bem pelo tempo de uso. 10 ÷ 5 = 2.

    já posso afirmar que a cada ano perderei 2. Passados 3 anos quanto eu perdi? 2 x 3 = 6.

    é isso, Gab. C

  • Eu não deveria contabilizar na depreciação o ano no qual ela foi adquirida/posta em uso? Se a comprei em 2016, este ano já conta como depreciada e em janeiro de 2017 eu já contabilizaria R$400.000, não?

    Logo, em 2019 ela teria na conta de Depreciação Acumulada um total de R$800.000,00.

    Alguém pode me dar um norte? Tá complicado meua migo

    Sigamos

  • Questão sobre depreciação linear.

    Dados da questão:

    Equipamento: R$ 1.000.000

    Vida útil: 5 anos

    Data da Aquisição: Jan/2016

    Em função da ausência do valor residual, e da vida útil de 5 anos, temos uma taxa anual de depreciação de 20%, o que nos dá um valor de 200.000 ao ano. Em números, temos:

    R$ 1.000.000 / 5 anos = 200.000 a.a.

                   ou

          100% / 5 anos = 20% a.a.

    A assertiva diz que em janeiro de 2019 a depreciação acumulada é de R$ 600.000. De janeiro/2016 a janeiro/2019 temos 3 anos. Logo:

    3 x 200.000 = 600.000

  • CUSTO DO EQUIPAMENTO -> R$ 1.000.000,00

    VIDA ÚTIL DE 5 ANOS -> R$ 1.000.000,00/5 = R$ 200.000,00/ANO

    DEPRECIAÇÃO ATÉ 01/2019:

    JAN A DEZ 2016 -> 200.000,00

    JAN A DEZ 2017 -> 200.000,00

    JAN A DEZ 2018 -> 200.000,00

    EM JANEIRO DE 2019 A DEPRECIAÇÃO TOTAL SERÁ DE -> R$ 600.000,00.

    COMO A QUESTÃO FALA ATÉ JANEIRO, EU ENTENDO QUE A DEPRECIAÇÃO DE JANEIRO DE 2019 NÃO FOI CALCULADA AINDA.

    CASO EU ESTEJA ERRADO, POR FAVOR CORRIJA.

  • (CERTO)

    Supondo que tivesse um valor residual de 100.000 (FCC adora)

    Custo de aquisição 1.000.000 (A)

    Vl. residual: 100.000 (B)

    Vl. depreciável: 900.000 (C) = A - B

    vida util: 5 anos

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    depreciação acumulada anual 900.000/5 = 180.000

    depreciação de 3 anos (janeiro de 2016 a janeiro de 2019) = 180.000 x 3 = 540.000

  • O ciclo não é de 1 ano (em regra, pois não foi citado como era o clico), 01/Jan até 31/Dez ?

    Jan/16 até Dez/16 1 ano

    Jan/17 até Dez/17 2 ano

    Jan/18 até Dez/18 3 ano

    Jan/19 mais um mês. Depreciação de 37 meses.

    Por que não foi contando Janeiro se a regra da depreciação é essa ?

    Questão coringa. O examinador poderia dar os dois resultados.

  • O bem começou a depreciar na compra!?

  • A questão quer o valor da Depreciação ( Desvalorização ), no caso o equipamento perde o valor de : 200,000,00 por ano, são 3 anos.

    3 x 200,000,00= 600

  • GABARITO CERTO.

    O BEM DÁ PERCA TOTAL AO COMPLETA 5 ANOS FOI ADIQUIDO EM JANEIRO DE 2016 VAMOS FAZER A LINHA DO TEMPO.

    2016 ------------------------------ 2017----------------------- 2018 ------------------------ 2019

    ZERO ------------------------- D 200 ---------------------- D 400----------------------- D 600 CASO DA QUESTÃO.

  • Essa questão é mais de raciocínio lógico do que contabilidade kk

  • CERTO

    R$ 1.000.000

    vida útil = 5 anos

    Depreciação: 100% / 5 = 20% ao ano

    20% ao ano de R$ 1.000.000 = 200.000

    em 3 anos: 200.000 x 3 = R$ 600.000

  • comentário do professor explica muito bem

  • CERTO

    VALOR DO BEM

    1.000.000,00 >> 2016

    800.000,00 >> 2017

    600.000,00 >> 2018

    400.000,00 >> 2019

    200.000,00 >> 2020

    0 >> 2021

  • Certo.

    Vida útil: 5 anos

    Equipamento: R$ 1.000.000

    R$ 1.000.000 / 5 anos = 200.000 ao ano

    200.000 * 3 = 600.000

  • 1.000.000,00/5= 200.000,00

    3*200.000,00=600.000,00

    Certo

    A repetição com correção até a exaustão leva a perfeição.

  • Valor do bem: 1milhão

    Vida útil: 5 nos

    Tempo de uso: 3 anos

    1.000.000/5 = 200.000

    3X200.000 = 600.000

  • Alguém me explica por favor em que momento o enunciado diz que a depreciação é LINEAR? Que eu saiba poderia depreciar os 1milhão pelo método da soma dos digitos tranquilamente, daí no 3e ano teria depreciado 800.000. OU quando ele deixa implícito vc usa a depreciação linear !?!!

  • Era pra todas as questões de contabilidade serem assim.

  • Se é um equipamento, o certo não seria começar a depreciar apenas quando ele estivesse pronto para uso e não no momento da aquisição? Por isso marquei errado.

  • fiquei na dúvida apenas quanto ao mês de janeiro/2019, ou seja, se este mês entraria ou não para a contabilização, visto que ele não menciona a data exata do mês.

  • Gabarito = Certo

    Método de depreciação Straight-line (a cada ano se deprecia o mesmo valor):

    Valor de aquisição = R$ 1.000.000,00

    Tempo de vida útil = 5 anos

    Taxa de depreciação (ocorre depreciação do ativo ao final do 5º ano) = 100%/5 = 20% a.a (aplicado anualmente e valor da depreciação baseado no valor de aquisição)

    Depreciação acumulado anualmente = 0,20*1.000.000,00 = R$ 200.000,00

    Período avaliado (Jan/2016 até Jan/2019) = 3 anos

    Depreciação acumulada do referido bem até Jan/2019 = 3*200.000,00 = R$ 600.000,00 (Seiscentos mil reais).

  • BOA QUESTAO, TBM CAÍ NESSA, O PROBLEMA É Q A GALERA NAO TA CONTANDO O ANO COM 12 MESES, A GALERA ESTA CONTANDOO ANO O VALOR NUMERAL, 2016 ,2017 ,2018

  • Fiz assim, de 2016 a 2019 ,3 anos, e a cada ano depreciava-se 200 mil.

    GAB: CERTO.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • Questão fácil e eu suando frio na hr de marcar CERTO

  • Situação hipotética: Em janeiro de 2016, uma empresa adquiriu por R$ 1 milhão determinado equipamento, que tem tempo de vida útil de 5 anos, período após o qual não haverá valor residual. Assertiva: Nesse caso, a depreciação acumulada do referido bem até janeiro de 2019 é de R$ 600 mil.

    Va - 1 mi.

    Vr - zero.

    Vdepreciação - 1mi/5 = 200 mil

    Valor depreciável em 3 anos = 600 mil.

  • Valor do bem: 1.000.000

    Vida útil: 5 anos

    Depreciação: 1.000.000/5 = 200.000 por ano.

    Depreciação do período de janeiro de 2016 a janeiro de 2019: 200.000 * 3 (pois são 3 anos)= 600.000

  • 1 000 000 / 5 = 200 000 ano

    2016 - 200k

    2017 - 200k

    2018 - 200k

    D.A = 600K ==> GAB. CERTO

    V.C = 400K

  • Valor / Vida útil = 1.000.000,00 / 5 (R$200.000,00 ao mês)

    2016 - 0

    2017 - R$ 200.000,00

    2018 - R$ 400.000,00

    2019 - R$ 600.000,00

    2020 - R$ 800.000,00

    2021 - R$ 1.000.000,00

    Gabarito: CERTO

  • Olá, colegas concurseiros!

    Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:

    Link:  https://go.hotmart.com/S49055693C

  • GAB. CERTO

    Custo de aquisição: 1.000.000

    vida útil: 5 anos

    depreciação acumulada anual 1.000.000/5 = 200.000

    depreciação de 3 anos = 200.000 x 3 = 600.000