SóProvas


ID
2951530
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Utilizadas como método de avaliação de coleções e compiladas pelo próprio avaliador, são consideradas de maior confiança e comumente empregadas para avaliar as partes fortes de uma biblioteca em relação a outras.


O texto trata das listas:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Vergueiro (1989):

    "Listas ad hoc [...] listas especialmente elaboradas para a avaliação de uma coleção, levando em conta outras características da mesma." (p. 88)

    Ou seja, as listas ad hoc são elaboradas exclusivamente para a avaliação de determinada coleção.

    Livro: VERGUEIRO, W. Desenvolvimento de coleções. Polis: 1989.

  • A questão cobra do candidato conhecimentos gerais sobre formação e desenvolvimento de coleções.

    A avaliação de coleções é uma atividade que auxilia no desenvolvimento do acervo. Esta atividade tem como função verificar se os materiais de uma coleção atendem às necessidades de seus usuários em vários níveis por meio de ferramentas diversas.

    O enunciado define uma ferramenta usada na avaliação de coleções. As alternativas apresentam uma série de tipos de listas usadas nas atividades de uma biblioteca, porém, apenas uma se enquadra nas características expressas no enunciado. Para diferenciá-las, o candidato deve se guiar pelas características descritas no enunciado:

    “compiladas pelo próprio avaliador"

    “consideradas de maior confiança"

    “comumente empregadas para avaliar as partes fortes"

    Vejamos quais destas características são encontradas nas listas abaixo:

    a) Ad hoc: são elaboradas para a avaliação da coleção, com base em suas características únicas.  Sua peculiaridade é ser produzida pelo próprio avaliador. São utilizadas na avaliação de coleções por abordarem a própria realidade da biblioteca, sem necessária comparação com bibliotecas de tamanhos e realidades diferentes, garantindo maior confiabilidade no atendimento às necessidades do usuário. A partir dela, o bibliotecário pode conhecer em quais disciplinas o acervo possui pontos fortes e fracos. CORRETA.

    b) autorizadas: listas autorizadas são produzidas por autoridades e entidades federais, regionais, estaduais e municipais ou ainda, conselhos de classe e associações profissionais. São usadas na avaliação de coleções, porém, são produzidas externamente e não se enquadram no que solicita o enunciado. INCORRETA.

    c) correntes: contém livros mais vendidos e premiados, compilações de assuntos e de publicadores selecionados. São usadas na avaliação das coleções, porém, são produzidas externamente e não se enquadram no que solicita o enunciado. INCORRETA.

    d) de aquisições: relacionam os materiais adquiridos pela biblioteca em determinado período. Podem auxiliar a avaliação de coleções, mas esta não é sua função primária. INCORRETA.

    e) de verificação: termo genérico usado para identificar qualquer tipo de lista usada na verificação de existência de material em outras listas ou bibliotecas. INCORRETA.

    Gabarito do Professor: Resposta A
  • Segundo Vergueiro (1989, p. 89), a alternativa para as listas de avaliação de coleções utilizadas no Brasil que não tem muita relação com a realidade do país é a avaliação via listas ad hoc:

    "[...] listas especialmente elaboradas para a avaliação de uma coleção, levando em conta as características peculiares da mesma".

    Gab.: A

    VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Polis : APB, 1989.

  • GABARITO: A

    Segundo Figueiredo (1979):

    Listas para casos específicos (ad hoc lists): São feitas sob medida para atender as necessidades de um levantamento particular e para combinar os objetivos, propósitos e interesses de uma biblioteca individual ou um grupo de bibliotecas; usualmente, elas são compiladas pelo avaliador, de fontes diversas. Este tipo de lista tem sido usado muito efetivamente em levantamentos múltiplos de bibliotecas para avaliar as partes fortes de uma biblioteca em relação a outras. Como observado anteriormente, listas ad hoc são consideradas de maior confiança para verificação do que catálogos padrões ou listas básicas pré-estabelecidas. Estas listas têm sido usadas muito efetivamente também em levantamentos de uma biblioteca, especialmente quando relacionada diretamente a algum objetivo específico da biblioteca, tal como material de suporte para um trabalho de curso.

    B) Listas autorizadas: São as preparadas por autoridades federais, estaduais, regionais ou locais ou por associações profissionais. Enquanto estas listas são basicamente, guias de recomendação para aquisição, uma lista particular pode ser usada para determinar a proporção dos títulos que foram realmente adquiridos por uma biblioteca. Tais listas parecem ser mais prevalentes na área escolar, mas são também mencionadas nos padrões educacionais para credenciamento de algumas associações profissionais.

    C) Listas correntes: Incluem livros mais vendidos, vencedores de prêmios, melhores livros do ano, livros de publicadores selecionados (imprensas universitárias, sociedades profissionais, agências do governo) e compilações anuais de assuntos. Os usuários geralmente são avisados de que tais listas devem ser usadas ainda mais judiciosamente do que as listas padrões já estabelecidas. Os melhores livros publicados podem não ser todos os melhores livros para uma biblioteca particular e os mais vendidos podem não ser mais do que de interesse passageiro, para não dizer nada de valor duradouro. Grandes bibliotecas podem ter ordens em aberto para livros de certos publicadores, e assim, a verificação das suas listas pode ser útil apenas para avaliar a atuação do vendedor mais do que a atualidade ou adequação da coleção.

    Fonte: FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Avaliação de coleções e estudo de usuários. Brasília, DF: Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal, 1979.

  • Avaliação via listas ad hoc*: lista especialmente elaborada para avaliação de uma coleção, levando em conta as características peculiares da mesma. (Fonte: Lancaster apud Vergueiro)

    Ad hoc é uma expressão latina cuja tradução literal é "para isto" ou "para esta finalidade". (Fonte: Wikipedia)