SóProvas


ID
2951542
Banca
FGV
Órgão
DPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No contexto das redes e sistemas de informação jurídica, assinale V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).


( ) O sistema BacenJud, mantido pelo Senado Federal, é um instrumento de grande eficácia para a pesquisa de coletânea de leis do comércio exterior.

( ) LEGIN é um sistema de legislação informatizado, mantido pela Câmara dos Deputados Federais, onde podem ser consultados os textos de leis, decretos, decretos legislativos, decretos-leis, medidas provisórias, dentre outros.

( ) SICON é uma base de dados, mantida pelo Senado Federal, que referencia a legislação federal de hierarquia superior.


A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • (F) O sistema BacenJud, mantido pelo Senado Federal, é um instrumento de grande eficácia para a pesquisa de coletânea de leis do comércio exterior.

    Por meio do BacenJud os juízes, com senha previamente cadastrada, preenchem um formulário na internet solicitando as informações necessárias a determinado processo com o objetivo de penhora on-line ou outros procedimentos judiciais. A partir daí, a ordem judicial é repassada eletronicamente para os bancos, reduzindo o tempo de tramitação do pedido de informação ou bloqueio e, em consequência, dos processos. 

    Fonte: https://www.cnj.jus.br/sistemas/bacenjud/

    (V) LEGIN é um sistema de legislação informatizado, mantido pela Câmara dos Deputados Federais, onde podem ser consultados os textos de leis, decretos, decretos legislativos, decretos-leis, medidas provisórias, dentre outros.

    (V) SICON é uma base de dados, mantida pelo Senado Federal, que referencia a legislação federal de hierarquia superior.

  • Esta questão cobra do candidato o conhecimento sobre as fontes e os sistemas de informação jurídicos no atual cenário nacional.

    A questão apresenta três assertivas que descrevem três sistemas e redes de informação da área jurídica no cenário nacional. Ao verificarmos as assertivas, identificamos as suas descrições como:

    (F) O sistema BacenJud, mantido pelo Senado Federal, é um instrumento de grande eficácia para a pesquisa de coletânea de leis do comércio exterior. O Bacenjud é operado pelo Banco Central em convênio com o Conselho Nacional de Justiça e tem como função prover informação e acesso aos juízes cadastrados a determinado processo que tenha como matéria a penhora on-line ou outros procedimentos judiciais.

    (V) LEGIN é um sistema de legislação informatizado, mantido pela Câmara dos Deputados Federais, onde podem ser consultados os textos de leis, decretos, decretos legislativos, decretos-leis, medidas provisórias, dentre outros.

    (V) SICON é uma base de dados, mantida pelo Senado Federal, que referencia a legislação federal de hierarquia superior.

    Logo, identificamos que a Letra C é a resposta correta para esta questão.

    Notem que ao identificar a primeira assertiva como falsa, o candidato elimina automaticamente as letras D e E. Ao confirmar que a segunda assertiva é verdadeira, o candidato encontra a alternativa correta, não sendo necessária a identificação da terceira assertiva. Dessa forma, o candidato pode ganhar tempo considerável para a resolução de questões mais complexas.

    Gabarito do Professor: Letra C
  • O BacenJud é um sistema que interliga a Justiça ao Banco Central e às instituição bancárias, para agilizar a solicitação de informações e o envio de ordens judiciais ao Sistema Financeiro Nacional, via internet.

    fonte: https://www.cnj.jus.br/sistemas/bacenjud/

  • O BacenJud é um sistema que interliga a Justiça ao Banco Central e às instituições financeiras, para agilizar a solicitação de informações e o envio de ordens judiciais ao , via internet.

    Além do envio eletrônico de ordens de bloqueio e requisições de informações básicas de cadastro e saldo, já permitidos pelo Bacenjud, o novo sistema permitirá requisitar informações detalhadas sobre extratos em conta corrente no formato esperado pelo sistema SIMBA do Ministério Público Federal, e os juízes poderão emitir ordens solicitando das instituições financeiras informações dos devedores tais como: cópia dos contratos de abertura de conta corrente e de conta de investimento, fatura do cartão de crédito, contratos de câmbio, cópias de cheques, além de extratos do PIS e do FGTS. Podem ser bloqueados tanto valores em conta corrente, como ativos mobiliários como títulos de renda fixa e ações.

    Fonte: https://www.cnj.jus.br/sistemas/sisbajud/