I- As teorias evoluem com o tempo, não quer dizer que não surtem mais efeitos nos dias atuais ou que foram extintas.
II- Fatores ambientais são fatores externos. Há também os internos. E para Herzberg os fatores relacionados ao ambiente de trabalho são fatores higiênicos (insatisfacientes), e não motivacionais.
IV- que representam violências contra os liderados acho que forçou um pouco
V- carismático ≠ recompensador
obs:
III.
Motivação= EXPECTATIVA (Esforço x desempenho) x INSTRUMENTALIDADE (desempenho x recompensa) x VALÊNCIA (recompensa x metas pessoais)
Vroom e Roter defendem que comportamento humano é sempre voltado para RESULTADOS.
I. A Teoria Clássica da Administração não se aplica aos dias atuais; seu valor é meramente teórico e histórico.
II. As condições ambientais são suficientes para induzir o estado de motivação para o trabalho, considerando o papel dos fatores motivacionais.
III. O valor dos resultados, a associação entre o desempenho e a recompensa e a associação entre o esforço e o desempenho são os componentes principais da Teoria da Expectativa. CERTO
IV. Arbitrariedade, despotismo e tirania, que representam violências contra os liderados, são exemplos de comportamentos de líderes autocráticos.
V. Na passagem para o século XXI, o estudo da liderança focaliza o estilo motivacional, identificando um tipo de líder carismático que, além de ser inspirador, oferece recompensas materiais.
Teoria da Expectância ou Teoria da Expectativa de Victor Vroom: é a mais completa e uma das mais aceitas na atualidade. Essa Teoria leva em conta que cada pessoa tem seus próprios objetivos e necessidades, isto é, leva em consideração as diferenças individuais de cada pessoa. Por isso é conhecida como “Abordagem Contingencial da Motivação”.
De acordo com a Teoria da Expectância, a motivação: resultado das expectativas que a pessoa tem de que seu esforço gerará os resultados esperados pela organização, e que esses resultados lhe trarão recompensas que serão capazes de satisfazer suas metas individuais.
A Teoria defende a ideia de que o funcionário estará motivado se ele acreditar que seu esforço o levará a atingir os resultados; e que esses resultados o levarão a obter uma boa avaliação de desempenho; e que essa avaliação de desempenho irá lhe proporcionar recompensas; e que essas recompensas, por fim, serão capazes de satisfazer seus objetivos pessoais.
A motivação é resultado da relação entre os seguintes fatores:
Expectativa ou Expectância, esforço versus desempenho: probabilidade que a ação levará ao resultado desejado.
Instrumentalidade, desempenho versus recompensa: percepção de que a obtenção de um resultado está associada à uma recompensa.
Valência, recompensa versus objetivos pessoais: valor ou peso que a pessoa dá às recompensas obtidas.
De acordo com Vroom, a motivação, a expectativa, a instrumentalidade e a valência, estão relacionadas entre si e formam a seguinte equação:
Motivação: é igual à Expectativa, MULTIPLICADO pela Instrumentalização, MULTIPLICADO pela Valência.
Motivação: é igual à Expectativa, MULTIPLICADO pela Valência.