Novas formas de produção de energia, como a hidrelétrica, e novos combustíveis, como o petróleo, tiveram discreta participação no ciclo industrial que, já no final do século XIX, colocava o motor a explosão no centro do processo industrial.
O correto seria nenhuma participação, já que a forma de energia era basicamente a combustão de carvão que propulsionava as máquinas a vapor .
GABARITO: ERRADO
"A resposta está incorreta por dois aspectos. O primeiro concerne o motor a explosão que, inventado na sua forma industrial pelo alemão Nikolaus Otto em 1862, o motor substituiria a máquina a vapor em pouco tempo na segunda metade do século XIX, adotado principalmente pela indústria de transporte.
O petróleo viria a ser a nova fonte de energia para esse tipo de motor, do qual, ainda no século XIX, não podemos falar de uma discreta participação no ciclo industrial.
A própria introdução do motor a explosão exigia uma nova fonte de energia, diferente do carvão, mais efciente e mais limpa, embora os combustíveis líquidos, derivados do petróleo, tenham sido inventados para servir a turbina a vapor, uma primeira evolução da máquina a vapor.
A energia hidrelétrica também aparece nessa época, mas nesse caso, podemos ainda falar de uma discreta participação, pois sua importância seria mais signifcativa no século XX."
Fonte: Leornado Gill Correia Santos - 7000 Questões do CESPE