Segundo Tose a evolução se deu como:
Contábil: visto como custos, pessoas eram contabilizadas como estoque;
Legal: Chefe de pessoal, obediência as normas e legislações trabalhistas;
Tecnicista: Gerência, processos, T&D, R&S, higiene e segurança;
Administrativa/ sindicalista: aspectos humanos( o indivíduo e suas relações- motivação, qualidade de vida);
Estratégica: planejamento do GP integrado com o planejamento estratégico da organização.
GABARITO LETRA D
Reorganizando o enunciado:
1. Fase Tecnicista
Fase em que a área de RH passou a operacionalizar serviços como os de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios e outros.
2. Fase Contábil
Fase que se caracterizava pela preocupação com os custos da organização.
3. Fase Legal ou Jurídica Trabalhista
Fase que caracterizou a mudança do poder centrado na figura dos chefes de produção, para a dos chefes de pessoal, pelo domínio que estes têm sobre as normas jurídicas impostas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
4. Fase Estratégica
Fase em que se iniciou nova alavancagem organizacional do cargo de GRH, que, de posição gerencial, de terceiro escalão, em nível tático, passou a ser reconhecido como diretoria, em nível estratégico.
Vamos relacionar as afirmativas e ver as características de cada uma.
(2. Fase Contábil) Fase que se caracterizava pela preocupação com os custos da organização.
A afirmação refere-se à fase contábil. Vamos relembrar as principais características dessa fase: 1. Preocupação única com o custo. 2.Pessoas vistas apenas sob o enfoque contábil. 3.A gestão de pessoas funciona como agência de emprego, onde os interessados compareciam e eram empregados se houvesse vaga. 4. Ausência de legislação trabalhistas. 5. Execução de funções protocolares como registro e controle de pessoal e folha de pagamento
(1. Fase Tecnicista) Fase em que a área de RH passou a operacionalizar serviços como os de treinamento, recrutamento e seleção, cargos e salários, higiene e segurança no trabalho, benefícios e outros.
A afirmação refere-se à fase tecnicista. Vamos relembrar as principais características dessa fase: 1. não há muitas oportunidades de promoção hierárquica, o que vem resultando em certa desmotivação entre os colaboradores. 2. Entrada de multinacionais no Brasil, cujos países de origem se encontram em fase mais avançada de gestão de pessoas, produz modificações nas práticas das empresas. 3. O gerenciamento de recursos humanos se tornou mais organizado e formalizado. Adotaram-se métodos para descrição de cargos, avaliação de desempenho, pesquisa salarial etc. 4. A administração de recursos humanos tornou-se mais interdisciplinar, envolvendo conceitos de Psicologia Industrial e Organizacional, Direito do Trabalho, Engenharia de Segurança e Medicina Ocupacional. Na década de 60, prevalece a visão do especialista. Os profissionais de recursos humanos buscam a legitimidade técnica e valorização de suas atividades dentro das empresas. 5. As práticas de gestão de pessoas são permeadas de valores da Administração Científica. Enfatiza-se controles de pessoas, sistemas baseados em critérios estáticos e numéricos. Além disso, as atividades de apoio motivacional são baseadas em recompensas extrínsecas (recompensas materiais, financeiras).
(4. Fase Estratégica) Fase em que se iniciou nova alavancagem organizacional do cargo de GRH, que, de posição gerencial, de terceiro escalão, em nível tático, passou a ser reconhecido como diretoria, em nível estratégico.
A afirmação refere-se à fase estratégica. Vamos relembrar as principais características dessa fase: 1. Caracteriza-se pela introdução de programas de planejamento estratégico atrelados ao planejamento estratégico central. 2. A preocupação com os trabalhadores torna-se mais voltada ao longo prazo. 3. O cargo de gerente de recursos humanos, historicamente de nível tático, assume papel de diretoria, em nível estratégico das organizações.
(3. Fase Legal ou Jurídica Trabalhista) Fase que caracterizou a mudança do poder centrado na figura dos chefes de produção, para a dos chefes de pessoal, pelo domínio que estes têm sobre as normas jurídicas impostas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A afirmação refere-se à fase legal. Vamos relembrar as principais características dessa fase: 1. Na década de 70 e 80, o desenvolvimento e fortalecimento dos sindicatos desencadeou fortes pressões sobre a gestão de recursos humanos, passando a questionar as suas práticas como instrumentos de dominação de trabalhadores.2. O chefe de pessoal é substituído pelo gerente de relações industriais, encarregado das relações sindicais. 3. O grande desafio dos profissionais de recursos humanos passou a ser a evolução e o aumento da complexidade das relações sindicais. Os profissionais de recursos humanos passaram a ter lugar junto à direção das empresas. 4. O profissional de recursos humanos aumentou o seu campo de visão. Diminui-se o enfoque tecnicista ao mesmo tempo que ampliou sua visão estratégica.
Assim, a sequência correta é 2-1-4-1. Gabarito letra D.
GABARITO: D