SóProvas


ID
29545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Para o surrealista André Breton, "a beleza tem que ser
convulsiva para deixar de sê-lo". Uma arte que se concentrava na
visão interna é o que se depreende da afirmativa de Picasso de
que a arte "não é o que você vê, mas o que você sabe que está
lá". Considerando esses pontos de vista e o cenário cultural do
Ocidente nas primeiras décadas do século XX, julgue (C ou E)
os itens que se seguem.

Infere-se das citações de Breton e Picasso, acima reproduzidas, que, na visão desses artistas, a arte do século XX deveria ser desafiadoramente realista.

Alternativas
Comentários
  • Além disso, pela própria citação de Picasso "arte não é o que se vê, mas o que você sabe que está lá"  é possível inferir que a arte realista, ou seja, que retrata a natureza sem interferência, exatamente como ela é, não vai ao encontro dos ideários do artista (Picasso).
  • O objetivo real do Cubismo é construir algo, não copiar algo. Os pintores cubistas escolhem usualmente motivos familiares, guitarras, garrafas, fruteiras, nos quais o público pode facilmente encontrar o caminho por meio das pinturas e entender as relações entre as diversas partes. Picasso estava sempre disposto a modificar seus métodos e retornar, vez por outras, dos mais arrojados experimentos em criação de imagens às várias formas tradicionais de arte.

    fonte: A História da Arte - E.H Gombrich

  • Errado.

    Picasso e Breton não seguiam os ideais realistas, mas sim subjetivos, pois ambos defendiam a liberdade de criação do artista.