SóProvas


ID
2954503
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o exame físico, na avaliação da acuidade visual, o comprometimento da visão de curta distância em adultos de meia idade ou mais velhos, causada pela perda de elasticidade das lentes e associada ao processo de envelhecimento é chamado:

Alternativas
Comentários
  • Presbiopia: Distúrbio da visão, que ocorre aproximadamente aos 45 anos, em que, por perda da elasticidade e do poder de acomodação do cristalino, o indivíduo não percebe mais com nitidez os objetos próximos; vista cansada, presbiopsia, presbitia, presbitismo.

  • RESPOSTA: C

    A retinopatia diabética (RD)

    É uma doença que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. O aparecimento da retinopatia diabética está relacionado principalmente ao tempo de duração do diabetes e ao descontrole da glicemia. Quando o diabetes não está controlado, a hiperglicemia desencadeia várias alterações no organismo que, entre outros danos, levam à disfunção dos vasos da retina.

    MIOPIA

    Problema: Dificuldade de enxergar de longe. O olho do míope é longo e a imagem se forma antes da retina

    Solução: Usar as chamadas lentes côncavas negativas, que fazem os raios convergirem mais para trás, sobre a retina

    Presbiopia

    Ocorre em um processo natural de envelhecimento do corpo. O cristalino é uma estrutura semelhante a uma lente, que muda sua forma para melhorar a focalização das imagens, principalmente ao enxergar algo próximo. Para isso, ele é movido pelos músculos ciliares. Mas com o tempo esses músculos passam a não funcionar tão bem e o cristalino não se adaptada mais da melhor forma à focalização da imagem. Como resultado, a visão de perto acaba sendo prejudicada.

    Hiperopia/HIPERMETROPIA

    Problema: Dificuldade de enxergar de perto. O olho é pequeno e a imagem se forma depois da retina

    Solução: Usar as chamadas lentes convexas positivas, que fazem os raios convergirem à frente de novo, na retina