Letra B
Hemorragias da primeira metade da gravidez
Abortamento
Ameaça de abortamento
Abortamento completo
Abortamento inevitável/incompleto
Abortamento retido
Abortamento infectado
Abortamento habitual
Gravidez ectópica
Mola hidatiforme (neoplasia trofoblástica gestacional benigna)
Descolamento corioamniótico
Hemorragias da segunda metade da gestação
Placenta prévia
Descolamento prematuro de placenta
Rotura uterina
Vasa prévia
Placenta prévia é a implantação da placenta no útero, mas sobre o orifício interno do colo do útero ou próximo dele. Os sintomas incluem hemorragia no segundo trimestre de gravidez.
Complementando o comentário de Yasmine, a mola hidatiforme é uma doença infrequente e ocorre em duas ou três de cada 1000 gestações.
Também chamada de placenta abrupta, o descolamento prematuro da placenta (DPP) é uma complicação grave, mas incomum da gravidez. Pode provocar sangramento claro ou escuro exteriorizado pela cérvice (hemorragia externa). O sangue pode também permanecer atrás da placenta (hemorragia oculta). O descolamento prematuro da placenta pode envolver qualquer grau de separação placentária, desde poucos milímetros até o completo rompimento. A separação pode ser aguda ou crônica. Resulta em sangramento para a decídua basal, atrás da placenta (retroplacentário). Na maioria das vezes, a etiologia é desconhecida.
É chamado de amniorrexe quando ocorre o rompimento das membranas ovulares e amnióticas durante o trabalho de parto. As membranas ovulares são compostas de dois folhetos, um interno, em contato com o líquido amniótico, denominado âmnio, e outro externo, denominado cório.