SóProvas


ID
2954710
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A anemia faz parte das afecções hematopoiéticas, caracterizada pela diminuição do número de glóbulos vermelhos. Ela pode se apresentar, também, como um distúrbio caracterizado por hipoplasia ou aplasia da medula óssea, o que resulta em pancitopenia. Nessa forma, é chamada anemia:

Alternativas
Comentários
  • aplástica

  • A anemia aplástica (AA) ou aplasia de medula óssea é uma doença rara, caracterizada por pancitopenia moderada a grave no sangue periférico e hipocelularidade acentuada na medula óssea, sendo a mais frequente das síndromes de falência medular. Entretanto, seu diagnóstico, por não ser fácil, deve ser de exclusão, tendo em vista que várias outras causas de pancitopenia podem apresentar quadro clínico semelhante ao de aplasia. É uma doença desencadeada por causas congênitas ou adquiridas. Uso de medicamentos, infecções ativas, neoplasias hematológicas, invasão medular por neoplasias não hematológicas, doenças sistêmicas (como as colagenoses) e exposição a radiação e a agentes químicos encontram-se entre as causas adquiridas.

  • Anemia aplásica

    A anemia aplásica ou aplástica é uma doença rara, causada por diminuição ou lesão das células-tronco da medula, lesão do microambiente interno da medula e substituição da medula por gordura. 

    A lesão das células-tronco é causada pelas células T

    do corpo, que medeiam um ataque inadequado contra a medula óssea, resultando em aplasia da medula óssea (i. e.,

    hematopoese acentuadamente reduzida). Portanto, além da anemia grave, também ocorrem neutropenia e trombocitopenia significativas. 

    A anemia aplásica pode ser congênita ou adquirida, mas a maioria dos casos é idiopática (i. e., sem causa aparente). 

    Infecções e gestação podem ocasioná-la, ou ela pode ser causada por determinados medicamentos, substâncias químicas ou lesão por radiação. 

    Os agentes que podem produzir aplasia medular

    incluem benzeno e derivados de benzeno (p. ex., cola para aeromodelismo, removedor de tinta, soluções de limpeza a seco).

    As complicações típicas são infecção e sintomas de anemia

    (p. ex., fadiga, palidez, dispneia). Posteriormente pode ocorrer púrpura (formação de hematoma), o que deve ocasionar a

    realização de HMG (3-hidroxi-3-metilglutaril) 

     e avaliação hematológica, se não tiverem sido feitos inicialmente.

    Um aspirado de medula óssea revela a medula extremamente hipoplásica, ou até mesmo aplásica (muito poucas células ou nenhuma), substituída por gordura.

    Fonte: Brunner 13ªed