SóProvas


ID
2955721
Banca
IBADE
Órgão
IABAS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base na Lei n° 7.498/86, de 25 de junho 1986, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem e dá outras providências, julgue as afirmativas a seguir:


I. A enfermagem é exercida privativamente pelo enfermeiro, pelo técnico de enfermagem, pelo auxiliar de enfermagem e pela parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação.

II. São privativas do enfermeiro as atividades de consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem.

III. Somente enfermeiros e técnicos de enfermagem poderão prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida, não podendo o auxiliar de enfermagem prestar esse tipo de assistência.

IV. O técnico de enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem.


Dos itens acima descritos, estão corretos apenas:

Alternativas
Comentários
  • Parágrafo único. A enfermagem é exercida privativamente pelo Enfermeiro, pelo Técnico de Enfermagem, pelo Auxiliar de Enfermagem e pela Parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação.

    PRIVATIVO DO ENFERMEIRO.

    consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;

    direção do órgão de enfermagem integrante da estrutura básica da instituição de saúde, pública e privada, e chefia de serviço e de unidade de enfermagem;

    organização e direção dos serviços de enfermagem e de suas atividades técnicas e auxiliares nas empresas prestadoras desses serviços;

    planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços da assistência de enfermagem;

    consulta de enfermagem;

    prescrição da assistência de enfermagem;

    cuidados diretos de enfermagem a pacientes graves com risco de vida;

    cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimentos de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas;

    LETRA B CORRETA

  • Técnico de enfermagem realiza atividades de nível TÉCNICO, ja o auxiliar de enfermagem realiza atividades de nível MÉDIO. Portanto, resposta certa letra B

  • Com base na Lei n° 7.498/86, de 25 de junho 1986.

    Art. 12. O Técnico de Enfermagem exerce atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, e participação no planejamento da assistência de enfermagem, cabendo-lhe especialmente:

    a) participar da programação da assistência de enfermagem;

    b) executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro, observado o disposto no parágrafo único do art. 11 desta lei;

    c) participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar;

    d) participar da equipe de saúde.

  • Com base na Lei n° 7.498/86, de 25 de junho 1986, que dispõe sobre a REGULAMENTAÇÃO DO EXERCÍCIO DA ENFERMAGEM e dá outras providências, julgue as afirmativas a seguir :

    OBSERVAÇÃO :

    FAZ PARTE DA EQUIPE P EXERCER ENFERMAGEM :

    ENFERMEIRO

    TÉCNICO

    AUXILIAR

    PARTEIRO

    I ) A enfermagem é exercida privativamente pelo enfermeiro, pelo técnico de enfermagem, pelo auxiliar de enfermagem e pela parteira, respeitados os respectivos graus de habilitação : ( VERDADEIRO ) .

    II ) São privativas do enfermeiro as atividades de consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem : ( VERDADEIRO ) .

    III ) SOMENTE ENFERMEIRO e

    ( técnicos de enfermagem ) : FALSO poderá prestar cuidado direto de enfermagem a pacientes graves com risco de vida :

    Não podendo o auxiliar de enfermagem prestar esse tipo de assistência : verdade.

    IV ) TÉCNICO de enfermagem exerce atividade de NÍVEL MÉDIO :

    ORIENTAR e ACOMPANHAR trabalho de enfermagem EM GRAU AUXILIAR .

    PARTICIPAR / PLANEJAR A ASSISTÊNCIA de enfermagem :

    ( VERDADEIRO ) .

    Dos itens acima descritos, estão corretos apenas :

    GABARITO : B ) I, lI e IV .

  • Só na teoria,que técnico ñ cuida de enfermo grave.