SóProvas


ID
2955754
Banca
IBADE
Órgão
IABAS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Ministério da Saúde (MS), para efeitos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (Pnaisc), segue o conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS) que considera “criança” a pessoa na faixa etária de:

Alternativas
Comentários
  • Atenção verificar gabarito..pois segundo a OMS considera-se criança ate 12 anos ou seja 144 meses

  •  Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (Pnaisc). Considera:

    Criança: 0 a 9 anos ( 0 a 120 meses)

    Primeira Infância: 0 a 5 anos (0 a 72 meses)

    Adolescentes: até 15 anos (192 meses).

  • ¨O Ministério da Saúde (MS), para efeitos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (Pnaisc), segue o conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera: “Criança” – pessoa na faixa etária de zero a 9 anos, ou seja, de zero até completar 10 anos ou 120 meses; “Primeira infância” – pessoa de zero a 5 anos, ou seja, de zero até completar 6 anos ou 72 meses (BRASIL, 2015b, art. 3º).¨ Brasília – DF 2018 http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/Politica_Nacional_de_Atencao_Integral_a_Saude_da_Crianca_PNAISC.pdf

  • Cara, o pior é saber as tantas e quantas definições de idade: o Direito Humano diz uma coisa, o ECA diz outra, a OMS outra, a LDB outra... todo mundo quer ditar uma idade diferente para se dizer idade de criança... dificil viu.

    só pra você entender o emarado de informações, leia abaixo:

    "Os direitos da criança estão consagrados na Constituição Federal de 1988 e reafirmados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que considera a criança, a pessoa até 12 anos incompletos, e o adolescente, a pessoa entre 12 e 18 anos de idade. A Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC) de 1989 considera a criança todo ser humano com menos de 18 anos de idade. O Ministério da Saúde (MS), para efeitos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (Pnaisc), segue o conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera: “Criança” – pessoa na faixa etária de zero a 9 anos, ou seja, de zero até completar 10 anos ou 120 meses; “Primeira infância” – pessoa de zero a 5 anos, ou seja, de zero até completar 6 anos ou 72 meses"

    fonte:cartilha do Minist. da Saúde - Definição de Criança e Primeira Infância para a Pnaisc

  • Atenção!
    As faixas etárias citadas acima referem-se a divisão criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
    O conceito de criança e de adolescente amplamente utilizado no Brasil é o definido pelo art. 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), onde "considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade".
    Para os jovens, a classificação é definida no art. 1º do Estatuto da Juventude, onde "são consideradas jovens as pessoas com idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos de idade".

  • 0 a 9---- até 120 meses

  • Criança: 0 a 9 anos ( 0 a 120 meses)