SóProvas


ID
29563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre os movimentos nacionalistas que se destacaram na Europa
do século XIX, poucos poderiam rivalizar, em termos de
importância, com as unificações alemã e italiana. Fatores internos
e externos se conjugaram para que, ao fim de complexo processo
de luta, Alemanha e Itália surgissem como Estados nacionais. A
propósito desses acontecimentos, julgue (C ou E) os itens
subseqüentes.

Absorvido pela política interna da Prússia, o chanceler Otto von Bismarck não empreendeu projetos na área econômica que pudessem contribuir para a Alemanha como um todo.

Alternativas
Comentários
  • O Zollverein, projeto de integração econômica dos Estados alemães, que já existia desde 1834, foi reforçado por Bismarck, em 1967, como estratégia rumo à unificação ambicionada pelo chanceler.
  • Gabarito: CERTO

     

    No caso específico da unificação alemã, a unificação econômica antecedeu à política. Enquanto a perspectiva prussiana preconizava o aspecto econômico, a perspectiva austríaca preconizava o político. E, a partir da década de 1820, passaram a surgir as confederações aduaneiras, que, em 1834, foram congregadas na chamada Zollverein . A unificação alemã, portanto, tinha um caráter econômico muito acentuado, justamente por intencionar o aumento da escala dos mercados. Por essa razão, no caso alemão, a economia teve um papel muito importante. No caso italiano, por sua vez, a economia não teve uma relevância no processo de unificação como ocorreu no caso alemão.

  • O gabarito é ERRADO.(resposta do QC)