SóProvas


ID
29569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre os movimentos nacionalistas que se destacaram na Europa
do século XIX, poucos poderiam rivalizar, em termos de
importância, com as unificações alemã e italiana. Fatores internos
e externos se conjugaram para que, ao fim de complexo processo
de luta, Alemanha e Itália surgissem como Estados nacionais. A
propósito desses acontecimentos, julgue (C ou E) os itens
subseqüentes.

A guerra de 1870 contra a França surpreendeu o chanceler Bismarck, que considerava o conflito empecilho perigoso a seus planos de unificação da Alemanha.

Alternativas
Comentários
  • Bismarck contava com o conflito contra a França para concluir seu projeto de unificação alemã.
  • Assim, não houve surpresa, pois o episódio conhecido como Despacho de Ems (ou Telegrama de Ems) foi acintosamente articulado por Bismarck para deflagrar a Guerra entre França e Prússia, o que acabou acontecendo em 1871.
    O conflito "planejado" era necessário para consecução dos objetivos de unificação alemã, na medida em que Bismarck, com o intento, poderia acionar as regiões do território germânico, como Bavária, Baden, Wurttemberg..., que não haviam concordado em ficar sob a órbita de influência prussiana.
    Como elas ficavam na fronteira com a França, seriam usadas como essenciais para evitar o avanço francês na região e, com isso, ao mesmo tempo, seria fomentado o sentimento nacionalista alemão, como forma de converter essas regiões até então resistentes à primazia prussiana, de forma voluntária, sem uso da violência, conforme plano de Bismarck.
  • Perfeito o comentário acima.
  • "....Tal foi o início de uma guerra que devia ter efeitos tremendos sobre a história subsequente da Europa. Desde o princípio os prussianos levaram vantagem. A eficiência disciplinada da sua máquina militar ressaltou em franco contraste com a desastrada inércia dos franceses. Os abastecimentos das tropas de Napoleão eram de uma lamentável ineficiência, e um dos seus generais não conseguiu, durante alguns dias, localizar o exército que devia comandar. O resultado poderia ser previsto desde o começo. Após a captura de Napoleão em Sedan, no mês de setembro, e a tomada de Paris quatro meses mais tarde, a guerra foi oficialmente encerrada pelo Tratado de Francforte. A França cedeu a maior parte da Alsácia e da Lorena e concordou em pagar uma indenização de um bilhão de dólares."
    Pelo visto a Guerra não surpreendeu Bismark que empreendeu uma derrota humilhante aos franceses. Em 1871, no Palácio de Versalhes, Guilherme I foi aclamado Kaiser e nascia assim o II Reich Alemão.
  • ele provocou a guerra