SóProvas


ID
2957173
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Craíbas - AL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Amo-te com ternura, com saudade, com indignação e com ódio. Confesso-te honestamente o que sou. Se te não agradam sentimentos tão excessivos, mata-me. Mas não me mates logo: mata-me devagar, deitando veneno no que me escreveres. Provavelmente sabes fazê-lo. Não devias ser como és.

RAMOS, Graciliano. Cartas. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2011, p. 117.


No trecho sublinhado,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Mas não me mates logo: mata-me devagar, deitando veneno no que me escreveres.

    >>> denotativo (sentido real) ---- dicionário; é conferido pela linguagem conotativa (figurada) --- conto de fadas.

    Toda a expressão está em sua linguagem figurada (conotativa).

    Força, guerreiros(as)!!

  • Conotação/ significação conotativa: também referido como sentido conotativo e sentido figurado, é a associação subjetiva, cultural e ou emocional, que está para além do significado escrito ou literal de uma palavra, frase ou conceito.

  • Mas não me mates logo: mata-me devagar, deitando veneno no que me escreveres.

    O trecho apresenta um comentário irônico de Graciliano direcionado à Heloísa. A morte referida por ele está no sentido conotativo, já que representa os desgostos vividos, por meio do amor não correspondido.

  • GABARITO: LETRA A

    DENOTAÇÃO:

    Quando a linguagem está no sentido denotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido literal, ou seja, o sentido que carrega o significado básico das palavras, expressões e enunciados de uma língua. Em outras palavras, o sentido denotativo é o sentido realdicionarizado das palavras.

    De maneira geral, o sentido denotativo é utilizado na produção de textos que tenham função referencial

    CONOTAÇÃO:

    Quando a linguagem está no sentido conotativo, significa que ela está sendo utilizada em seu sentido figurado, ou seja, aquele cujas palavras, expressões ou enunciados ganham um novo significado em situações e contextos particulares de uso.

    De maneira geral, é possível encontrarmos o uso da linguagem conotativa nos gêneros discursivos textuais primários, ou seja, nos diálogos informais do cotidiano.

    FONTE: https://portugues.uol.com.br/redacao/denotacao-conotacao.html