SóProvas


ID
2957287
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quando a natureza mata


A natureza não mata apenas com enchentes, deslizamentos, terremotos e tsunamis. Mata também pelas mãos do homem, o que é bem mais preocupante.

A natureza, da qual fazemos parte, mata com muito mais crueldade através de nós do que através do clima ou de movimentos da Terra, e de maneira bem mais assustadora: pois nós pensamos enquanto prejudicamos o nosso semelhante. Temos a intenção de atormentar, torturar, matar, mesmo que em vários casos seja uma consciência em delírio – estamos tão drogados que achamos graça em tudo.

LUFT, Lya. Veja, mar. 2010, v. 43, p. 24.


Assinale a alternativa correta a respeito dos elementos constituintes do texto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) O vocábulo apenas significa somente e é um reforço intensificador, usado para enfatizar a ideia exposta. >>> Correto. De acordo com o contexto, matamos a qeustão.

    b) O vocábulo apenas funciona como conector – como conjunção subordinativa concessiva.

    C) A expressão articuladora mesmo que apresenta relação semântica de conclusão. >>> incorreto. relação semântica de concessão.

    d) O vocábulo que é mero expletivo, apresenta-se como palavra de realce. >>> tão...que (faz parte da expressão consecutiva).

    e) O advérbio bem está sendo usado como modificador de um verbo. >>>bem mais assustadora >>> o advérbio está modificando outro advérbio "mais."

    Força, guerreiros(as)!!

  • Justificativas

    a) Correta. Pelo contexto, pode-se notar que a substituição é possível, sem que ocorram erros gramaticais e de sentido e enfatiza a ideia, mostrando que não são só os fenômenos naturais que matam mas, também, o ser humano.

    b) Errada. A palavra não atua como conector mas sim, como advérbio de exclusão.

    c) Errada. A relação expressa é a de concessão, visto que um fato que poderia impedir que outro ocorresse, não o faz

    d) Errada. O que faz parte da expressão "tão...que", que tem valor consecutivo (a consequência de estarmos drogados é passarmos a achar graça em tudo, mesmo das coisas ruins).

    e) Errada. Está sendo usado como modificador de outro advérbio atuando, dessa forma, como um intensificador.