GABARITO: LETRA B
Art. 3 A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
FONTE: LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.
Questão exige do candidato conhecimento acerca dos princípios licitatórios e gerenciamento de projetos. Examinemos cada afirmativa:
I. “Um cronograma realista contribui favoravelmente para o gerenciamento do tempo em um projeto”.
Verdadeira. O fundamental para o Administrador Público é elaborar um cronograma realista e viável, que favoreça positivamente o gerenciamento do projeto como um todo. Entre as metodologias de gestão de projetos mais utilizadas nesse sentido insere-se a denominada Program Evaluation Review Technique (PERT), a qual propõe uma avaliação probabilística para o tempo de duração do projeto, com a média ponderada de cenários (otimista, pessimista e realista).
II. “A licitação deve viabilizar a seleção da proposta menos vantajosa para a administração pública”.
Falsa. A administração Pública deve realizar licitação para a obtenção do melhor preço e de condições mais vantajosas. Nesse objetivo, o art. 3º, da Lei 8.666/93 estabelece que “A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos”. Como se vê, a licitação deve viabilizar a seleção da proposta mais vantajosa para a administração pública.
Ante o exposto, a afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
GABARITO: B.