SóProvas


ID
29584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A análise da dinâmica da modernização da agricultura brasileira
é importante para o entendimento da sociedade do Brasil
contemporâneo. A esse respeito, julgue (C ou E) os itens
subseqüentes.

O fato de as indústrias deixarem de se concentrar no sudeste do Brasil tem relação com o processo de modernização da agricultura brasileira.

Alternativas
Comentários
  • A banca da' como alternativa correta, mas ate' pela resposta do colega abaixo continuo achando que esta errada. Alguem pode me dizer o porque?
  • Concordo com os meus colegas abaixo para mim,a resposta está errada..
  • Também concordo, são as chamas "deseconomias de aglomeração"...
  • Concordo com o Jefferson . O desenvolvimento da indústria no Nordeste está atrelado à incentivos fiscais. Tome-se como exemplo a briga entre Bahia e Rio Grande do Sul pela instalação da fábrica da Ford. A Bahia ganhou por oferecer mais incentivos fiscais. Essa pergunta é tendenciosa, assim como várias outras, no sentido de que o governo está no caminho certo.
  • Todos os fatores citados abaixo são motivos para a desconcentração das industrias no Sudeste. Porém, a questão afirma: "O fato de as indústrias deixarem de se concentrar no sudeste do Brasil TEM RELAÇÃO com o processo de modernização da agricultura brasileira." O processo de modernização da agricultura brasileira também é um fator de desconcentração das industrias do Sudeste ao expandir as fronteiras do agronegócio e industrias ligadas a esse setor, não só para o Nordeste, como também para o Centro-Oeste, e Norte do país. Logo a questão esta correta, pq efetivamente existe a relação colocada no item.
  • Eu respondo essa questão como errada!!!

    Existem fatores que podem levar as indústrias a deixarem regiões, que ao meu ver, tem como foco principal incentivos ficais além de  outros benefícios financeiros. Já a modernização da agricultura pode levar a criação de novos centros urbanos, como é o caso do estado de Mato Grosso, que nos últimos anos criou e dividiu munícipios.
  • Creio que as dimensões do país foram o fator determinante para o não povoamento do intereior. Depois o interior do país não todo extremamente chuvoso como disse a questão, tampouco seu interior tende a semi-aridez. Há partes semi-arida e muitas mais não semi-arida.

    Em resumo, acredito que o erro seja as generalizações.
  • Eu acertei a questao. A modernização da agricultura brasileira apesar de não ser o principal motivo, acredito que haja o minimo de relação.
  • Essa questão foi mal formulada. Que tipo de indústria seria? Eu também entendo como ERRADA.
  • Mais uma questão perfeita. Certa. Basta ter acesso aos dados da balança comercial brasileira: as exportações do Brasil, mais de 93% delas são oriundas do agronegócio, que representa nada mais nada menos do que 1/3 do PIB (Produto Interno Bruto) do nosso país. Ou seja, o Brasil comercializa uma gama de produtos e mercadorias produzidas pelas agroindústrias. Tanto o Sul, Sudeste, como agora o Centro-Oeste, Norte e até mesmo o Nordeste estão recebendo novos investimentos, com a instalação de novas agroindústrias. Nosso país é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos e de commodities do mundo. Não vejo erro algum nessa questão. Economia é uma matéria que exige o desapego a "antigas paixões", a fazenda de café do interior paulista do século XIV não existe mais.
  • A agricultura brasileira modernizou-se, dentre vários motivos, para se inserir na globalização/mercado internacional, ser mais competitiva, reduzir custos, aumentar produtividade. Esses são alguns dos motivos que levam à desconcentração da indústria. Logo, questão correta!

  • Também entendo como errado pois a modernização da agricultura não é fato relevante para a desconcentração das indústrias nos principais pólos.

  • A questão está CORRETA.

    Para resolvê-la é preciso levar em conta que: a relação colocada no enunciado, entre a desconcentração de indústrias no Sudeste e a modernização da agricultura brasileira, se baseia no fato de que os novos pólos industriais do Norte e Nordeste - principais responsáveis por essa desconcentração - estão diretamente ligados ao desenvolvimento do setor agrícola. Esta modernização ocorre, principalmente, na segunda metade dos anos 90.

    Aliás, é a partir desse época, e em razão desse desenvolvimento, que se torna bastante popular a expressão "agronegócio".


  • O item diz que "tem relação". Por isso, correto!

  • Diante de tais distorções regionais no território brasileiro e problemas sócio-espaciais gerados pelo modelo concentrador do processo industrial na região Sudeste, o planejamento estatal desenvolveu, paulatinamente, na década de 1970, uma série de incentivos fiscais para a desconcentração industrial, levada a cabo regionalmente pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

    Mas é na década de 1990 que a desconcentração industrial no país vai se intensificar. Apoiada pela maior abertura econômica e pelo desenvolvimento técnico-científico (informática e comunicação), sem esquecer das mudanças constitucionais de 1988 - que concederam aos estados e municípios maior autonomia na definição dos impostos cobrados às empresas -, esse processo de desconcentração acabou gerando o que os geógrafos chamam de "Guerra dos Lugares", ou seja, uma disputa entre estados e municípios, com a intenção de atrair grandes empresas a partir da diminuição ou isenção de impostos.

    http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/concentracao-e-desconcentracao-industrial-sao-paulo-e-centro-industrial-do-pais.htm

  • A difusão dos avanços tecnológicos possibilitaram a modernização da agricultura brasileira, transformando velhos complexos rurais do modelo agroexportador brasileiro em complexos agroindustriais, fortemente integrados com a indústria e o setor financeiro. Isso fomentou outro processo que já estava ocorrendo paralelamente desde os anos 1970, qual seja, a desconcentração espacial da indústria no país, que passa a se alocar em regiões como Nordeste e Centro-Oeste.
    A resposta está correta. 

  • A resposta está correta. A difusão dos avanços tecnológicos possibilitaram a modernização da agricultura brasileira, transformando velhos complexos rurais do modelo agroexportador brasileiro em complexos agroindustriais, fortemente integrados com a indústria e o setor financeiro. Isso fomentou outro processo que já estava ocorrendo paralelamente desde os anos 1970, qual seja, a desconcentração espacial da indústria no país, que passa a se alocar em regiões como Nordeste e Centro-Oeste.

  • Questao está errada, ela nao especifica no que está se referindo. Mal formulada.
  • ""O fato de as indústrias deixarem de se concentrar no sudeste do Brasil tem relação com o processo de modernização da agricultura brasileira." Em que pondo da história as industrias deixaram de se concentrar no sudeste-sul do Brasil? Pode ser que esteja ocorrendo um processo de desconcentração impulsionado por varios fatores e um deles é de fato a expansão das fronteiras agricolas, apesar de o principal ser guerra fiscal mesmo. Mas daí a afirmar que as as industrias deixarem de se concentrar no eixo Sul-Sudeste é um fato, não dá pra engolir. Basta olhar qualquer mapa de concentração de industrias no território nacional. Questão no mínimo mal formulada. Do jeito que está escrita, está errada.

     

  • Para a questão estar correta deveríamos demonstrar, por exemplo, a criação de um novo pólo de produção de implementos agrícolas próximo das novas fronteiras agrícolas. Não localizei. Respondi como correta, mas a assertiva não parece ter sustentação.

  • Não aceito o gabarito, para mim questão ERRADA o trecho "as indústrias deixarem de se concentrar no sudeste " torna a questão errada

    As industrias continuam concentradas no SE.

    Fonte1: https://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/o-espaco-industrial-no-brasil

    Fonte2: http://www.portaldaindustria.com.br/cni/institucional/mapa-estrategico-da-industria-2013-2022/

  • A afirmação da questão está correta. Sem choro.

     

    A indústria realmente está deixando de se concentrar no sudeste, o que é um fato (E é apenas isso que a questão afirma). Isso quer dizer que a região sudeste tenha perdido sua hegemonia ?? Claro que não, até porque esse é um processo lento. Não se tem como reverter quase 100 anos de história da noite para o dia.

     

    Repare que "o fato de as indústrias deixarem de se concentrar" (ideia de algo que está ocorrendo, inacabado)

    é totalmente diferente de dizer que "as indústrias deixaram de se concentrar" ou de dizer "o fato de as indústrias terem deixado de se concentrar" (ideias de algo concluído).

     

    E, ainda, o processo de modernização da agricultura é um dos fatores dessa desconcentração. Logo, a afirmação que a questão faz está correta.

  • as industrias continuam concetradas no sudeste sim, COM CHORO, a concentração diminuiu devido a mão de obra barata e incentivos fiscais de outras regiões, não pela agriculturra. o gabarito está errada, coisas que só podem vir do CESPE.

  • A agricultura brasileira foi um dos fatores importantes para a desconcentração da nossa indústria.

    Os polos industriais em regiões como o Norte e o Nordeste, desenvolveram-se, fundamentalmente, por conta do desenvolvimento agrícola nestas regiões.

    São fatores que também contribuem para este processo a evolução das tecnologias da informação e o amadurecimento das infra-estruturas de transporte e comunicação.

    Resposta: Certo

  • Momentos da dinâmica regional brasileira:

    (1) arquipélago (antes de 1930);

    (2) industrialização concentrada (1930-1970);

    (3) Desconcentração relativa (1970-1990) - aqui entra a expressão "desconcentração concentrada", de Milton Santos;

    (4) Desintegração competitiva (1990/2010) - aqui entra a desaceleração da concentração e a "guerra dos lugares", de Milton Santos.

    OBS: possível novo período de desconcentração induzida pelo Estado a partir de 2007 (PAC)

  • A agricultura brasileira foi um dos fatores importantes para a desconcentração da nossa indústria.

    Os polos industriais em regiões como o Norte e o Nordeste, desenvolveram-se, fundamentalmente, por conta do desenvolvimento agrícola nestas regiões.

    São fatores que também contribuem para este processo a evolução das tecnologias da informação e o amadurecimento das infra-estruturas de transporte e comunicação

  • Colegas, vocês precisam entender uma coisa: CESPE é como tirar CNH, você não estuda pra aprender a dirigir, estuda pra passar nas provas. Se isso não fosse verdade, não haveria mercado pra autoescolas especializadas em recém-habilitados. O que eu quero dizer é: estude a matéria como é dada, se ela corresponde à realidade ou não, fica pra depois de empossados, valeu!? Abraços!

  • A difusão dos avanços tecnológicos possibilitaram a modernização da agricultura brasileira, transformando velhos complexos rurais do modelo agroexportador brasileiro em complexos agroindustriais, fortemente integrados com a indústria e o setor financeiro. Isso fomentou outro processo que já estava ocorrendo paralelamente desde os anos 1970, qual seja, a desconcentração espacial da indústria no país, que passa a se alocar em regiões como Nordeste e Centro-Oeste.

    A resposta está correta. 

  • A agricultura brasileira foi um dos fatores importantes para a desconcentração da nossa indústria.

    Os polos industriais em regiões como o Norte e o Nordeste, desenvolveram-se, fundamentalmente, por conta do desenvolvimento agrícola nestas regiões.

    São fatores que também contribuem para este processo a evolução das tecnologias da informação e o amadurecimento das infra-estruturas de transporte e comunicação.

    Resposta: Certo

    Danuzio Neto | Direção Concursos

  • Eu adoro essas discussões nos comentários. Enriquece e muito análise da questão.

  • Certo.

    O fato de as indústrias deixarem de se concentrar no sudeste do Brasil tem relação (mas não determina) com o processo de modernização da agricultura brasileira!

  • apesar da resposta dada como correta e ponto final penso que a desconcentração passou também pelos custos mais baratos e intenções fiscais. Produzir no sudeste é caro por diversos fatores. enfim... é uma questão que abriria posso possibilidade de recursos. quem concorda?
  • Podemos analisar essa questão da seguinte forma, vamos inverter a leitura da frase.

    Frase original:

    O fato de as indústrias deixarem de se concentrar no sudeste do Brasil tem relação com o processo de modernização da agricultura brasileira.

    Frase inversa:

    O processo de modernização da agricultura brasileira está ligada ao fato de as indústrias deixarem de se concentrar no sudeste do Brasil.

    Obviamente isso está correto, a medida que, novas lavouras são cultivadas no território nacional, é natural o surgimento de indústrias em novas regiões do Brasil.