-
Retire o prefixo DES- das palavras de cada alternativa e verás que elas ainda existem.
Gabarito: letra C
-
Não podemos esquecer que na derivação parassíntética a junção do prefixo e do sufixo ocorre ao mesmo tempo sempre. Isto faz com que seja inseparáveis, caso retire prefixo ou sufixo não restará palavra reconhecida na língua portuguesa.
amanhecer, engordar, enfileirar.
-
Arthur Carvalho ☠️ Oh cara acho que você cometeu um engano, pois em desvalorizar, redistribuir, rever e desconsiderar todos são formados por derivação prefixal e não sufixal como você afirma.
Derivação Prefixal ou Prefixação
˃˃ Resulta do acréscimo de prefixo(afixo colocado antes do radical) à palavra primitiva, que tem o seu significado alterado.
»» crer – descrer
»» ler – reler
»» capaz – incapaz
-
21/01/2020, 16h02 - Errei
-
-
Contribuindo:
Derivação Prefixal e Sufixal X Parassintética: para que uma palavra seja formada por derivação prefixal e sufixal, é necessário que ela subsista, com sentido, depois de retirarmos o sufixo e/ou prefixo, Assim:
Exemplo: deslealmente: desleal / lealmente
reconsideração: reconsiderar / consideração
Já a Parassintética se retirarmos da palavra qualquer um dos afixos (prefixo/sufixo), ela não tem sentido:
Exemplo: emagrecer: emagro / magrecer (não existem)
entristecer: entriste / tristecer (não existem)
Fonte: Flávia Rita, Português Descomplicado.
-
Gente, Desvalorizar é parassintético porque a palavra primitiva é valor. A professora está errada pois a valorizar vem de valor ou seja valorizar é sufixo
-
Rapaziada, olhar atento naqueles verbos que derivam de substantivo ou adjetivos, pois esses mesmos se enquadrarão em derivação parassintética, onde , caso retirarmos um afixo, não fará sentido.
§ manhã > amanhecer
§ gorda> engordar
§ fileira> enfileirar
LETRA C
APMBB