SóProvas


ID
2958904
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com os direitos políticos expressamente consignados na Constituição Federal, assinale a alternativa que contém o sufrágio adotado no Brasil que não exige, para o exercício do direito de voto, a satisfação de nenhuma condição econômica, profissional ou intelectual.

Alternativas
Comentários
  • Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

            I - plebiscito;

            II - referendo;

            III - iniciativa popular.

  • sufrágio restrito é denominação dada às restrições ao direito de votar, em oposição ao denominado sufrágio universal, o sufrágio é restrito quando a prerrogativa de um cidadão participar da administração pública sofre certos tipos de restrição.

    Ao longo da história, o direito ao voto foi sendo estendido e universalizado na maioria dos países democráticos. Entre as restrições que foram abolidas pode-se destacar a restrição ao voto das mulheres, dos analfabetos, dos pobres e das pessoas que não são brancas.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sufr%C3%A1gio_restrito

    a) universal: direito concedido à todas pessoas que cumprem requisitos básicos, independe de condições

    econômicas ou intelectuais.

    Exemplo: idade mínima para alistamento eleitoral ou igualdade do direito de votos para todos.

    b) restrito: possui condições especiais para o exercício do voto. Pode ser dividido em:

    b.1) censitário: estabelece condição econômica para o exercício do voto, trata-se de qualificação econômica.

    Exemplo: nas constituições anteriores mendigo não podia votar porque não tinha condição econômica.

    b.2) capacitário: questão intelectual, ou seja, a pessoa precisava possuir condição intelectual para o exercício

    do voto.

    Exemplo: antigamente presumia-se que as mulheres não possuíam condições intelectuais.

    https://jus.com.br/artigos/36288/o-que-e-sufragio-quais-suas-especies

  • ***DEMOCRACIA: classificado como sistema HÍBRIDO de Democracia Semidireta.

    1Plebiscito: consulta popular sobre determinado assunto, CONVOCADO pelo Congresso Nacional, mediante Decreto Legislativo, com iniciativa de 1/3 da casa. Primeiro faz a consulta e depois cria uma Lei ou Ato Administrativo. A decisão do plebiscito vincula o governante e seu descumprimento gera crime de responsabilidade.

    2Referendo: AUTORIZADO pelo Congresso Nacional, mediante Decreto Legislativo, com iniciativa de 1/3 da casa. Primeiro faz a lei ou ato administrativo e depois consulta o povo.

    3Iniciativa Popular: capacidade do povo fazer PL federal, estadual ou municipal. 1% do eleitorado nacional + 5 estados + 0,3% em cada estado. Somente é possível fazer Lei Ordinária e Lei Complementar (não é possível PEC). Segue o mesmo procedimento de um PL comum. Não se pode emendar o projeto de modo a desvirtuá-lo.

    4Sufrágio: direito de votar e ser votado (mais amplo do que votar) - adota-se o Sufrágio Universal, não havendo situações condicionantes de ordem financeira.

    5 – Escrutínio: classificado é o modo como o voto é exercido “secreto” ou “público”.

    + O STF decidiu que a regra da fidelidade partidária NÃO se aplica a senadores, prefeitos, governadores e presidentes

  • VEM COMIGO!

    UNIVERSAL> PARA TODOS.

    RESTRITO> SÓ ALGUNS POR CRITÉRIOS DIVERSOS do Capacitário e censitário

    CAPACITÁRIO> PELO NÍVEL INTLECTUAL.

    CENSITÁRIO> CONDIÇÃO ECONÔMICA!

  • ESPÉCIES DE SUFRÁGIO:

    1) UNIVERSAL: direito CONCEDIDO A TODAS PESSOAS que cumprem requisitos básicos, independe de condições econômicas ou intelectuais. (ex: idade mínima para alistamento eleitoral ou igualdade do direito de votos para todos.)

    2) RESTRITO: possui CONDIÇÕES ESPECIAIS para o exercício do voto.

    Pode ser dividido em:

    2.1) Censitário: estabelece CONDIÇÃO ECONÔMICA PARA O EXERCÍCIO DO VOTO, trata-se de qualificação econômica. No Brasil, por exemplo, nas constituições anteriores mendigo não podia votar porque não tinha condição econômica. (Já adotado no BRA)

    2.2) Capacitário: Limita o direito ao voto consoante a CAPACIDADE INTELECTUAL da pessoa. No Brasil, por exemplo, as mulheres não era consideradas intelectualmente aptas para votar, por isso este não era um ato concedido às mulheres. Somente foi garantindo a partir do decreto nº. 21.076, de 24 de fevereiro de 1932, assinado por Getúlio Vargas. (Já adotado no BRA)

  • ART 14 CF !!!!

  • Sufrágio universal: direito de votar e ser votado !

    fonte : https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/sufragio-universal.htm

    #PMBA 2023 , rumo a gloriosa!

    @futstore7

  • GAB B

    ART 14 CF/88:

    A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante....

  • RT 14 CF/88:

    A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante....

    Sufrágio universal é o direito de votar e ser votado.

  • DIREITOS POLÍTICOS Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: *sufrágio universal (todos que preencherem os requisitos da lei podem votar)