-
-
O gabarito do Qconcursos não condiz com o do Professor.
-
Nível nasa
-
Consegui achar de onde eles tiraram essa questão.
Livro: "Abordagens descritivas e explicativas" - pg 274
Kenneth boulding é o autor dessa "hierarquia de sistemas"
Hierarquia dos sistemas:
Os sistemas são hierárquicos ou piramidais, isto é, são constituídos de siste- mas ou de subsistemas relacionados entre si por um processo ou padrão de interação. O próprio universo é um sistema constituído por uma infinidade de sistemas e subsistemas intimamente relacionados entre si.
Kenneth Boulding propõe uma hierarquia de sistemas, de acordo com sua complexidade, apresentando nove diferentes níveis de sistemas:
1. Nível dos sistemas estáticos (frameworks): compostos de estruturas e de armações. É o nível mais estudado e o que tem maior número de descrições. É o caso do universo e do sistema solar.
2. Nível dos sistemas dinâmicos simples (clock-works): compostos de movi- mentos predeterminados e variáveis, como os mecanismos de relojoaria, as alavancas, roldanas, etc. São os sistemas preditíveis por natureza, próprios das ciências naturais clássicas, como a Física e a Química.
3. Nível dos sistemas cibernéticos simples ou mecanismos de controle: é o caso do termostato, no qual o sistema mantém o seu equilíbrio por autorregulação dentro dos limites estabelecidos. Este nível recebeu muita atenção, porém, carece ainda de modelos teóricos adequados.
4. Nível dos sistemas abertos: de existência autônoma e autorregulável. Nes- te nível, começa a diferenciação entre a vida e a não vida, entre o orgânico e o não orgânico. É o nível da célula, dos sistemas de circuito aberto com estruturas autônomas e capacidade de reprodução. Rios e chamas de fogo são sistemas abertos extremamente simples.
-
5. Nível genético-societário: da vida vegetal, que integra o mundo da botânica. Aqui ocorre uma divisão de trabalho entre as células formadoras das sociedades de raízes, folhas, sementes, etc. Seu protótipo é a planta.
6. Nível do sistema animal: que se caracteriza pelo aumento da mobilidade e comportamento teleológico. Os órgãos sensoriais captam informações por meio de receptores (olhos, ouvidos, etc.); desenvolve-se o sistema nervoso, o que permite que o cérebro organize as informações tendo em vista a mobilidade e o comportamento.
7. Nível humano: ou seja, a criatura humana, considerada um sistema que tem consciência de si mesmo e capacidade de utilizar linguagem e simbolismo na sua comunicação. O homem é dotado de qualidade autorre- flexiva, inteligência, memória altamente desenvolvida, capacidade de falar, absorver e interpretar símbolos e de armazenar conhecimentos.
8. Nível do sistema social: isto é, o sistema da organização humana. A unidade, neste caso, não é o indivíduo, mas o papel por ele desempenhado e relacionado à organização ou à situação. As organizações sociais são conjuntos de papéis enfeixados em sistemas pelos seus respectivos canais de comunicação.
9. Nível dos sistemas transcendentais: que completa a classificação dos níveis de sistemas. São os sistemas superiores, absolutos, inevitáveis, mas ignorados ou conhecidos apenas parcialmente em face da sua excessiva complexidade e que também obedecem a uma estrutura sistemática lógica.
-
Questão que não mede seu conhecimento. Feita para o candidato errar e não conseguir gabaritar.
-
Essa loucura se encontra na página: 242
livro:
Idalberto Chiavenato - Teoria Geral da Administração - Vol II - 6° ed. Revista e atualizada - Editora Campus