SóProvas


ID
2959324
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                            Texto I

                         A violência que bate à porta (fragmento)

      Segundo dados do Relatório Mundial 2019, divulgados recentemente pela ONG Human Rights Watch, 64 mil homicídios aconteceram no Brasil em 2017. São dois mil a mais que em 2016. Este crescimento não foi freado em 2018, pelo contrário. Os dados já apresentados por Ongs e Instituições mostram que o número de assassinatos segue crescendo a passos largos. O crime, cada vez mais, sai da marginalidade e assola toda a sociedade, sem distinguir classes sociais. Estados pararam nos últimos meses (Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Ceará, e por aí vai) na mão de criminosos e a população se vê à mercê desta realidade que bate à porta.

      O retrato atual é esse e os noticiários teimam em nos lembrar que o filho morto hoje pode ser o nosso amanhã. Esta sensação de insegurança aumenta a busca por segurança privada. A Pesquisa Nacional sobre Segurança Eletrônica, realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), afirma que houve um crescimento nas residências que investiram em sistemas de segurança nos últimos 12 meses.

      Mas quem deve cuidar da segurança do cidadão? E quem não tem dinheiro para investir em sistemas? É protegido por quem?

      Os sistemas privados de segurança servem para inibir a ação de criminosos, mas isto não pode ser a única solução. O Estado precisa ser cobrado e deve agir. Para deter o crime organizado, é necessário muito mais esforço público do que portões e muros altos.

                                                                                                Marco Antônio Barbosa

               Hoje em Dia, 01/03/2019 (Extraído e adaptado de: hojeemdia.com.br/opinião)

Em “São dois mil a mais que em 2016” , termos da frase anterior são omitidos. A frase em que um desses termos está corretamente apresentado é:

Alternativas
Comentários
  • "Segundo dados do Relatório Mundial 2019, divulgados recentemente pela ONG Human Rights Watch, 64 mil homicídios aconteceram no Brasil em 2017. São dois mil a mais que (aconteceram) em 2016 [...]"

    Zeugma: Figura de linguagem que omite um termo anteriormente expresso.

  • GABARITO: LETRA C

    Segundo dados do Relatório Mundial 2019, divulgados recentemente pela ONG Human Rights Watch, 64 mil homicídios aconteceram no Brasil em 2017. São dois mil a mais que (aconteceram) em 2016.

    -----> observa-se que foi emitido um verbo que apareceu anteriormente, esse fenômeno é chamado de zeugma.

    -----> a elipse é um fenômeno em que é emitido um termo que não foi expresso anteriormente.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Não sei vocês, mas para mim a questão não foi totalmente clara, em especial na alternativa D que ficou BEM ambíguo.

  • FOCO!

    Toda questão que o QCONCURSOS não sabe o assunto de origem, normalmente falha no descrição do mesmo...CUIDADO PARA NÃO ESTUDAR ERRADO GALERA!

    1° NÃO CONSTA NO EDITAL FIGURA DE LINGUAGEM

    OBS: ABRE O OLHO COM ESSA BANCA.

    EDITAL: LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão e interpretação de texto contemporâneo. Modos de organização do discurso: descrição, narração, dissertação argumentativa e dissertação expositiva. Características da estrutura do parágrafo. Coesão e coerência textuais. Emprego significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto (níveis: fonológico, morfológico, sintático e semântico). Discurso direto, indireto e indireto livre. Língua falada e língua escrita: variação, correção e adequação. Distinção entre fonema e letra. Encontros vocálicos, encontros consonantais e dígrafos. Divisão silábica. Ortografia oficial: emprego de letras. Acentuação gráfica e emprego de sinais diacríticos. Normas de pontuação. Classes de palavras: formas, flexões (nominais e verbais, regulares e irregulares) e emprego. Estrutura e formação de palavras. Semântica: denotação e conotação, polissemia, sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Período simples e período composto. Relações de sentido entre orações e segmentos de texto. Processos sintáticos: coordenação e subordinação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do acento grave indicativo da crase. 

    2° FICA A DICA PARA VOCÊS CANDIDATOS EM GERAL QUE CONCURSO PUBLICO É ASSIM BLZ.

    3° ESTUDE MAIS, MAIS E MAAAAAAAAAAIS...

    4° ESSA É UMA QUESTÃO FACIL. E MESMO QUE NÃO ESTEJA NO SEU EDITAL, FDS, FAZ COM CALMA, POIS

    A PROPRIA BANCA DEU PARA VC A RESPOSTA AO AFIRMAR QUE:

    '' termos da frase anterior (VOLTE AO TEXTO) são omitidos( NESTA EM DESTAQUE- São dois mil a mais que em 2016.).''. É SÓ PROCURAR O ''TERMO''(S) E COLOCAR NA FRASE INDICADA..

    Frase anterior: '' ........ 64 mil homicídios aconteceram no Brasil em 2017''

    ''São dois mil a mais que (aconteceram) em 2016.''

    GABARITO: C

  • Elipse é a omissão do verbo em uma oração. Zéugma é a omissão do verbo já existente .

  • Questão com enunciado completamente confuso.

  • Achei sem nexo e sem sentido a alternativa proposta. Pensei que o termo omitido fosse "homicídio" e não "aconteceram".

    "São dois mil a mais homicídios que em 2016."

    São dois mil a mais que (aconteceram) em 2016 (passa a ideia de que em 2016 aconteceram dois mil a mais homicídio comparado com 2017, ao contrario do que diz no texto: em 2017 é que teve dois mil homicídios a mais do que em 2016)

  • ''Dois mil a mais que casos em 2016'' ficou estranho pra caramba, mas mesmo assim eu marquei kkkk.. Eu foquei apenas em homicídio, ai pensei: casos de homicídos. Porém, o que estava oculto foi o verbo ''aconteceram''

  • DEPOIS QUE VC ENTENDI O QUE O EXAMINADOR QUER, FICA FACÍL.

  • Selecon e Fumarc: leiam pelo menos umas três vezes o enunciado da questão pra tentar descobrir o que a banca quer...

  • E se a elipse for estendida as alternativas c e d?

    Ficam praticamente com o mesmo sentido.

  • são dois mil a mais que aconteceram em 2016.

    Zeugma é uma figura de linguagem caraterizada pela omissão de um termo mencionado anteriormente no enunciado. Já a elipse é apenas a ocultação de um termo, não importando que o mesmo já tenha sido expresso ou não na frase.

  • nao entendi nada. a B tava tão certa qu errei kkk

  • São dois mil a mais que OS QUE aconteceram em 2016.