-
"Segundo dados do Relatório Mundial 2019, divulgados recentemente pela ONG Human Rights Watch, 64 mil homicídios aconteceram no Brasil em 2017. São dois mil a mais que (aconteceram) em 2016 [...]"
Zeugma: Figura de linguagem que omite um termo anteriormente expresso.
-
GABARITO: LETRA C
Segundo dados do Relatório Mundial 2019, divulgados recentemente pela ONG Human Rights Watch, 64 mil homicídios aconteceram no Brasil em 2017. São dois mil a mais que (aconteceram) em 2016.
-----> observa-se que foi emitido um verbo que apareceu anteriormente, esse fenômeno é chamado de zeugma.
-----> a elipse é um fenômeno em que é emitido um termo que não foi expresso anteriormente.
Força, guerreiros(as)!!
-
Não sei vocês, mas para mim a questão não foi totalmente clara, em especial na alternativa D que ficou BEM ambíguo.
-
FOCO!
Toda questão que o QCONCURSOS não sabe o assunto de origem, normalmente falha no descrição do mesmo...CUIDADO PARA NÃO ESTUDAR ERRADO GALERA!
1° NÃO CONSTA NO EDITAL FIGURA DE LINGUAGEM
OBS: ABRE O OLHO COM ESSA BANCA.
EDITAL: LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão e interpretação de texto contemporâneo. Modos de organização do discurso: descrição, narração, dissertação argumentativa e dissertação expositiva. Características da estrutura do parágrafo. Coesão e coerência textuais. Emprego significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto (níveis: fonológico, morfológico, sintático e semântico). Discurso direto, indireto e indireto livre. Língua falada e língua escrita: variação, correção e adequação. Distinção entre fonema e letra. Encontros vocálicos, encontros consonantais e dígrafos. Divisão silábica. Ortografia oficial: emprego de letras. Acentuação gráfica e emprego de sinais diacríticos. Normas de pontuação. Classes de palavras: formas, flexões (nominais e verbais, regulares e irregulares) e emprego. Estrutura e formação de palavras. Semântica: denotação e conotação, polissemia, sinonímia, antonímia, homonímia e paronímia. Período simples e período composto. Relações de sentido entre orações e segmentos de texto. Processos sintáticos: coordenação e subordinação. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Emprego do acento grave indicativo da crase.
2° FICA A DICA PARA VOCÊS CANDIDATOS EM GERAL QUE CONCURSO PUBLICO É ASSIM BLZ.
3° ESTUDE MAIS, MAIS E MAAAAAAAAAAIS...
4° ESSA É UMA QUESTÃO FACIL. E MESMO QUE NÃO ESTEJA NO SEU EDITAL, FDS, FAZ COM CALMA, POIS
A PROPRIA BANCA DEU PARA VC A RESPOSTA AO AFIRMAR QUE:
'' termos da frase anterior (VOLTE AO TEXTO) são omitidos( NESTA EM DESTAQUE- São dois mil a mais que em 2016.).''. É SÓ PROCURAR O ''TERMO''(S) E COLOCAR NA FRASE INDICADA..
Frase anterior: '' ........ 64 mil homicídios aconteceram no Brasil em 2017''
''São dois mil a mais que (aconteceram) em 2016.''
GABARITO: C
-
Elipse é a omissão do verbo em uma oração. Zéugma é a omissão do verbo já existente .
-
Questão com enunciado completamente confuso.
-
Achei sem nexo e sem sentido a alternativa proposta. Pensei que o termo omitido fosse "homicídio" e não "aconteceram".
"São dois mil a mais homicídios que em 2016."
São dois mil a mais que (aconteceram) em 2016 (passa a ideia de que em 2016 aconteceram dois mil a mais homicídio comparado com 2017, ao contrario do que diz no texto: em 2017 é que teve dois mil homicídios a mais do que em 2016)
-
''Dois mil a mais que casos em 2016'' ficou estranho pra caramba, mas mesmo assim eu marquei kkkk.. Eu foquei apenas em homicídio, ai pensei: casos de homicídos. Porém, o que estava oculto foi o verbo ''aconteceram''
-
DEPOIS QUE VC ENTENDI O QUE O EXAMINADOR QUER, FICA FACÍL.
-
Selecon e Fumarc: leiam pelo menos umas três vezes o enunciado da questão pra tentar descobrir o que a banca quer...
-
E se a elipse for estendida as alternativas c e d?
Ficam praticamente com o mesmo sentido.
-
são dois mil a mais que aconteceram em 2016.
Zeugma é uma figura de linguagem caraterizada pela omissão de um termo mencionado anteriormente no enunciado. Já a elipse é apenas a ocultação de um termo, não importando que o mesmo já tenha sido expresso ou não na frase.
-
nao entendi nada. a B tava tão certa qu errei kkk
-
São dois mil a mais que OS QUE aconteceram em 2016.