-
(Desvatagens)= Vêm da palavra vantagem,isso é derivação prefíxal.
envelhecimento = derivação prefixal e sufixal.
necessariamente= derivação sufixal
feminização= derivação sufixal
prestação= derivação sufixal
sobressai= derivação prefixal
Gabarito: E
-
Sobressai (sobre + sai) = Derivação Prefixal.
-
A. envelhecimento - derivação prefixal e sufixal > en (prefixo) - velhice (radical) - mento (sufixo)
B. necessariamente - derivação sufixal > necessaria - mente (sufixo).
C. feminização - derivação sufixal > femini - zação
D. prestação - derivação sufixal > pres - tação
E. sobressai - derivação prefixal > sobre (prefixo) - sai (radical).
-
Envelhecimento é derivação parassintética galera....
-
Boa tarde! Gostaria de saber se "envelhecimento" é derivação parassintética, porque segundo os estudos, caso os prefixos e sufixos separados do radical formem uma palavra sem sentido é derivação parassintética e derivação prefixal e sufixal, onde se formarem palavras sozinhas com sentido, como em in-feliz-mente.
EN (prefixo) > VELHICE (radical) > MENTO (sufixo)
NÃO EXISTEM: ENVELHICE E VELHICEMENTO
Portanto, acredito que seja derivação parassintética, não sufixal e prefixal.
-
GABARITO: E
Derivação: processo pelo qual novas palavras são formadas a partir de uma palavra, denominada primitiva, pelo acréscimo de novos elementos que modificam o sentido primitivo. As novas palavras que se formam, são chamadas de derivadas.
A derivação pode ocorrer dos seguintes modos:
Derivação prefixal: quando há o acréscimo de um prefixo ao radical;
Derivação sufixal: quando há o acréscimo de um sufixo ao radical;
Derivação prefixal e sufixal: quando há o acréscimo simultâneo de um sufixo e um prefixo ao radical (palavra pode ser formada somente com o prefixo ou sufixo. É o exemplo da palavra "infelizmente".
Derivação parassintética: ocorre quando há o acréscimo simultâneo de um sufixo e prefixo ao radical, de forma que a palavra não exista só com o prefixo ou só com o sufixo. Ex.: Empobrecer: Em (prefixo) + pobre (radical) + cer (sufixo). Essa é a diferença da parassintética para a derivação prefixal e sufixal.
Derivação regressiva: ocorre quando há a eliminação de sufixos ou desinências;
Derivação imprópria: ocorre quando há mudança da classe gramatical.
Composição: processo pelo qual novas palavras são formadas através da união de dois radicais. A composição pode ser por aglutinação ou justaposição.
Por justaposição: quando não há alteração fonética nos radicais;
Por aglutinação: quando há alteração fonética nos radicais.
Hibridismo: palavras formadas por elementos provenientes de diferentes línguas.
Onomatopeia: palavras que imitam sons.]
"Não pare até que tenha terminado aquilo que começou". - Baltasar Gracián.
Bons estudos!
-
Karina, não é parassintética, pois o verbo é envelhecer.
-
GAB E
SOBRE -> PREFIXO
-
perfeita a resposta da karina Ribeiro
-
Tem gente viajando na maionese; envelhecimento é parassíntese, não vão na onda do delírio; basta retirar o prefixo e perceber q não existe velhecimento; cuidado com isso, além de confundir quem ainda não consegue ter domínio da coisa, acabam prejudicando a si mesmos, levando p frente um conceito errado. É fácil perceber quando é parassíntese, retire o prefixo e veja se a palavra continua mantendo o sentido, se o mantiver, recoloque-o e faça a mesma coisa com o sufixo, se, nesse caso, continuar tendo sentido, então não é parassíntese, é prefixal e sufixal, mas caso perca o sentido, tirando o prefixo ou o sufixo, então é parassíntese.
-
Também acho Karina.
velheci NÃO EXISTE EMMM
Agora velhice sim, então é parassintética.
-
envelhecer (en - + velho + -ecer)
Derivação parassintética a junção do prefixo e do sufixo ocorre sempre ao mesmo tempo, sendo inseparável, ou seja, caso se retire o prefixo ou o sufixo, não fica formada nenhuma palavra reconhecida na língua portuguesa.
-
desisto
-
GABARITO: E
Fui tirando os prefixos ou sufixos para descobrir. Veja:
Desvantagens → Vantagens. Faz sentido ao retirar o que vem antes? Sim! Portanto, podemos dizer que "desvantagens" é formada pelo processo de derivação PREfixal (vem antes da palavra. Lembre-se da era PRÉ-histórica, que vem antes da nossa)
.
a) envelhecimento → Errado. Tirando o prefixo "en-", teríamos "velhecimento". Essa palavra existe? Não! Estamos diante de uma derivação parassintética.
.
b) necessariamente → Tirando o prefixo "-mente", temos a palavra "necessária". Como ela faz sentido sozinha e adicionamos o sufixo ao final, temos um caso de derivação sufixal.
.
c) feminização → Errado. Temos, novamente, outro caso de derivação sufixal, haja vista que adicionamos o sufixo "-ação" ao verbo"feminizar" → feminizar + ação = feminização.
.
d) prestação → Errado. Outro caso de derivação sufixal. Aqui, adicionamos novamente o sufixo "ação" ao verbo "prestar" → prestar + ação = prestação
.
e) sobressai → Correto. Veja que, ao retirar o prefixo "sobre", temos o verbo "sair". Aqui, assim como no exemplo dado pela assertiva, temos um caso de derivação prefixal.
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
-
Eu fkei em dúvida se n é parassintética a palavra "ENVELHECIMENTO".
Pq qnd estudei e do jeito q aprendi(n sei se é o certo rs)diz q para ser "pref e suf" tem q ser completa de alguma forma tanto na palavra anterior como na próxima.
Ex : DESONESTIDADE ...Posso tirar dai : Desonesto e honestidade.
Sendo a a palavra DESONESTIDADE prefixal e sufixal.
Já na parassintética tem o Ex: ENSOLARADO
N posso tirar dai duas palavras, pois não posso ter "ENSOL" nem "SOLARADO"...apenas a palavra em si SOL...
...
Qq coisa me corrijam, pq stou aki tb pra aprender :)
-
Essa dava para fazer por eliminação.
-
Sobressai vem do verbo sobressair. O mesmo que: destaca, acentua, frisa, salienta, sublinha, sai, ressalta, avulta, sobrepuja. Lascou!
-
Alguém sabe me dizer se formação de palavras esta no edital da PPMG? Não identifiquei no edital, obrigado.
-
A palavra "desvantagens" deriva imediatamente de "vantagens". Temos, portanto, o processo de derivação prefixal.
Na letra A, a palavra "envelhecimento" deriva imediatamente de "envelhecer". Temos, portanto, o processo de derivação sufixal.
Na letra B, a palavra "necessariamente" deriva imediatamente de "necessária". Temos, portanto, o processo de derivação sufixal.
Na letra C, a palavra "feminização" deriva imediatamente de "feminizar". Temos, portanto, o processo de derivação sufixal.
Na letra D, a palavra "prestação" deriva imediatamente de "prestar". Temos, portanto, o processo de derivação sufixal.
Já na letra E, a palavra "sobressai" deriva imediatamente de "sai". Temos, portanto, o processo de derivação prefixal.
-
Ens não poderia ser sufixo??
-
#PMMINAS
-
era só contar as sílabas
-
Formação por prefixos e sufixos..
Prefixo - pre - anterior. Lembra do DDD (prefixo) do telefone, vem antes do número, logo é a sílaba anterior a uma palavra existente;
Sufixo - "sul" - vem depois.
Ambos os casos a palavra entre prefixo e sufixo deve existir, de modo que, removendo os elas ainda façam sentido.
O caso da palavra "desVANTAGENS", removendo o "des", ela existe e a palavra "sobressair", cujo núcleo é o verbo sair, cujo sinônimo é ir à tona, que toma realce pelo "sobre" advindo com isso novo verbo (sobressair), assim como "sobressaltar". Logo, o enunciado e a alternativa E tem o mesmo processo de formação PREFIXAL.
envelhecimento: substantivo / palavra núcleo: velho / verbo: envelhecer. / "imento": flexão por sufixo para um novo substantivo
necessariamente: advérbio / palavra núcleo: necessário / "mente": flexão por sufixo para o advérbio
feminização: faz referência à feminizar, verbo / palavra núcleo: feminino / "zação": flexão por sufixo para um substantivo
prestação: substantivo / verbo: prestar / "ação": palavra, pois isolada ainda faz sentido, que usada como sufixo traz um novo substantivo e significado. Tanto prestar quanto ação, presta quanto ação ainda existem isoladamente.
sobressai (gabarito) - verbo sobressair / tanto sobre quanto sai existem isoladamente, sendo a sobre seu prefixo, trazendo realce ao verbo "sair", e com isso, derivando nova palavra por prefixo, assim como acontece com a palavra "desvantagens".