SóProvas


ID
2959351
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                Texto II

                              ... e cheio de perigos virtuais

      E tal como no mundo real, no qual há aquelas pessoas mal-intencionadas, a internet também possui perigos e exige precauções. No mundo real, usamos diversos tipos delas. Instalamos fechaduras nas portas das nossas casas e carros e as trancamos para ter maior segurança pessoal e dos nossos bens. Usamos cortinas nas nossas janelas para, além da claridade, ter mais privacidade em relação a vizinhos e pedestres. Não saímos por aí contando para qualquer desconhecido como foi aquela aventura amorosa ou quais são os hábitos dos nossos familiares. E ainda evitamos que nossos filhos tenham contatos com pessoas que não conhecemos sem a nossa presença ou de alguém da nossa confiança. 

Do mesmo modo, também devemos nos proteger e ser precavidos no mundo virtual. E isso vale para empresas e governos. Com o progressivo crescimento da digitalização dos negócios, tornou-se mais frequente a ocorrência de crimes e golpes virtuais. E os seus tipos são tão variados quanto a criatividade humana permite, indo desde roubo de informações sensíveis (políticas, estratégicas, segredos industriais etc.), sequestro de dados, controle remoto de dispositivos pessoais para finalidades ilegais...

BRASIL, país digital (Extraído de: brasilpaisdigital.com.br/seguranca-e-cidadania-no-mundo-digital). Adaptado

No primeiro parágrafo, o emprego da primeira pessoa do plural sugere a seguinte ideia:

Alternativas
Comentários
  • Qualquer pessoa pode fazer o mesmo
  • GABARITO B

     

    O autor revela ações com relação à segurança individual e coletiva, que podem e devem ser realizadas por qualquer pessoa, na internet e no mundo real. 

  • GABARITO: LETRA B

    E tal como no mundo real, no qual há aquelas pessoas mal-intencionadas, a internet também possui perigos e exige precauções. No mundo real, usamos diversos tipos delas. Instalamos fechaduras nas portas das nossas casas e carros e as trancamos para ter maior segurança pessoal e dos nossos bens. Usamos cortinas nas nossas janelas para, além da claridade, ter mais privacidade em relação a vizinhos e pedestres.

    -----> o autor usa a primeira pessoa do plural com o intuito de incluir o leitor nas ações realizadas, demonstrando que tanto quanto ele (o autor) o leitor também efetua essas ações relacionadas à proteção.

    Força, guerreiros(as)!!

  • por que não a E?

  • Não é a letra E porque não fala da intimidade do autor, ele apenas está usando a terceira pessoa do plural por que é algo comum a todos nós as ações de, por exemplo, trancar as portas, usar cortinas nas janelas etc. Algo do nosso cotidiano.

  • No mundo real,           (quem usamos? *Nós* ,primeira pessoa do plural) usamos diversos tipos delas

  • Explicação

    B) as ações descritas podem ser efetuadas por qualquer leitor

    Ações : (Instalamos, usamos ,trancamos )

    é diferente de E): os elementos revelam a intimidade de cotidiano do autor

    Elementos: Princípios

    #PPMG