SóProvas


ID
2959372
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                                Texto II

                              ... e cheio de perigos virtuais

      E tal como no mundo real, no qual há aquelas pessoas mal-intencionadas, a internet também possui perigos e exige precauções. No mundo real, usamos diversos tipos delas. Instalamos fechaduras nas portas das nossas casas e carros e as trancamos para ter maior segurança pessoal e dos nossos bens. Usamos cortinas nas nossas janelas para, além da claridade, ter mais privacidade em relação a vizinhos e pedestres. Não saímos por aí contando para qualquer desconhecido como foi aquela aventura amorosa ou quais são os hábitos dos nossos familiares. E ainda evitamos que nossos filhos tenham contatos com pessoas que não conhecemos sem a nossa presença ou de alguém da nossa confiança. 

Do mesmo modo, também devemos nos proteger e ser precavidos no mundo virtual. E isso vale para empresas e governos. Com o progressivo crescimento da digitalização dos negócios, tornou-se mais frequente a ocorrência de crimes e golpes virtuais. E os seus tipos são tão variados quanto a criatividade humana permite, indo desde roubo de informações sensíveis (políticas, estratégicas, segredos industriais etc.), sequestro de dados, controle remoto de dispositivos pessoais para finalidades ilegais...

BRASIL, país digital (Extraído de: brasilpaisdigital.com.br/seguranca-e-cidadania-no-mundo-digital). Adaptado

Com base no seguinte período do primeiro parágrafo do Texto II, responda à questão.


O trecho “que não conhecem os sem a nossa presença ou de alguém da nossa confiança” tem o papel de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

     

    E ainda evitamos que nossos filhos tenham contatos com pessoas... que não conhecemos sem a nossa presença ou de alguém da nossa confiança.

     

    O segundo período restringe o termo anterior. 

  • GABARITO: LETRA D

    ---> E ainda evitamos que nossos filhos tenham contatos com pessoas que não conhecemos sem a nossa presença ou de alguém da nossa confiança. 

    ---> temos em destaque uma oração subordinada adjetiva restritiva, sendo iniciada pelo pronome relativo "que" (retomando pessoas), sendo uma oração que não está entre vírgulas, se ela estivesse entre vírgulas seria uma adjetiva explicativa.

    Força, guerreiros(as)!!

  • O pronome relativo irá introduzir uma oração subordinada adjetiva RESTRIVIVA ou EXPLICATIVA, lembrando que a RESTRITIVA será SEM VÍRGULA, já a EXPLICATIVA TERÁ A VÍRGULA. Analisando a questão, percebe-se que se trata de uma oração RESTRITIVA (notem que está sem vírgula), logo estará restringindo um termo anterior.

     

    E ainda evitamos que nossos filhos tenham contatos com pessoas que não conhecemos sem a nossa presença ou de alguém da nossa confiança. (ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA)

    GABARITOD

     

    Nunca desistam dos seus sonhos!

     

    Bons estudos!

     

     

  • Sempre análise o QUE, SE ,HAVER .

  • Gab D

    Que = o qual/ a qual/ os quais/ as quais = Pronome relativo

    Que = Pronome relativo = Oração subordinada Adjetiva

    Oração subordinada Adjetiva

    --> Com vírgulas: Explicativa

    --> Sem vírgulas: Restritiva.

    E ainda evitamos que nossos filhos tenham contatos com pessoas... que não conhecemos sem a nossa presença ou de alguém da nossa confiança.

  • Gente, como algumas questões dessa banca me lembram o cespe...Essa eu acertei por isso!

    Cespe gosta muita de perguntar se tirar a virgula muda o sentido, e muda, pois sem virgula é restritiva e com virgula explicativa.

  • Gabarito: D

    Com vírgulas: ExpliCativa

    Sem vírgulas: ReStritiva.

  • Como se pode observar, estamos diante de uma oração subordinada adjetiva restritiva. Esse tipo de oração é introduzida por um pronome relativo e, diferentemente da oração subordinada adjetiva explicativa, ela não apresenta sinais que a isolem – sinais esses que são: vírgula, travessão ou parênteses. 

  • QUE SEM VÍRGULA - RESTRITIVA

    QUE COM VÍRGULA - EXPLICATIVA

  • evitar que nossos filhos não fiquem sozinhos sem a nossa presença ou de algúem conhecido

    que = pronome relativo dando início a uma oração subordinada adjetiva restritiva.

    restritiva ( sem a vírgula)

    com vírgula = explicativa.