SóProvas


ID
295951
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que tange ao público espectador da televisão brasileira, pode-se afirmar que o conceito de narrowcasting prioriza

Alternativas
Comentários
  • narrowcasting = público segmentado.
    broadcasting = massa

  • Alternativa certa: letra "d". 
    "Filho das novas tecnologias, narrowcasting é o irmão do broadcasting que saiu do avesso: enquanto o primeiro é mais discreto, prestativo, mira bem seus alvos e preza pela construção de relacionamentos duradouros, o segundo é mais expansivo e sai atirando para todos os lados, esperando que sua lábia funcione com alguém. Em palavras menos metafóricas, narrowcasting é a disseminação de conteúdo para uma audiência específica e está alinhado com a segmentação, assim como o broadcasting está com a comunicação de massa."

    http://www.agenciaduplo.com.br/narrowcasting-segmentacao-e-outros-medos-na-comunicacao/

  • Essa está se respondendo sozinha, até pela semelhança (oposta) entre os termos narrowcasting e broadcasting.

  • Expressão cunhada, nos Estados Unidos, para contrastar com a ideia de broadcasting e correspondendo de modo geral, ao que se conhece, no Brasil, como segmentação. Trata-se de pensar o público em parcelas e, por se enquadrar em uma perspectiva nitidamente relacionada ao rádio comercial, em nichos de mercado a serem atingidos pela emissora.

    A oposição entre o broad (amplo, em português) e o narrow (estreito) corresponde, na indústria de radiodifusão sonora, a uma mudança de estratégia mercadológica.

    Elaborado como estratégia das emissoras comerciais de rádio para combater a televisão, a noção de narrowcasting constitui-se em realidade tão disseminada nos grandes e médios centros urbanos brasileiros que mesmo estações educativas, comunitárias e públicas adequam-se a ela. A própria existência destas alternativas representa uma resposta à excessiva comercialização das emissoras empresariais. Respondem – ou deveriam, pelo menos – a necessidades educativo-culturais, comunitárias ou de cidadania não atendidas, em sua totalidade, pela indústria de radiodifusão sonora. 

    (Luiz Artur Ferraretto)