SóProvas


ID
2959900
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                O aplauso de pé, por Ruy Castro


      Glenda Jackson, a atriz britânica, acaba de estrear com “Rei Lear” na Broadway. Ela é danada. Nos anos 90, trocou sua carreira no cinema e no teatro por uma cadeira no Parlamento, candidatou-se a prefeita de Londres pelos trabalhistas e foi cogitada para o cargo de ________. Voltou ao palco e, ________ tempos, foi homenageada numa cerimônia em que estavam presentes diversas categorias de cabeças coroadas. Quando seu nome foi anunciado e ela surgiu no palco, a ________ a aplaudiu de pé por longos minutos. Glenda esperou os aplausos silenciarem, sorriu e disse: “Em Londres, não aplaudimos de pé”.

      Aplausos, tudo bem – ela diria –, mas ________ de pé? Representar direito o papel é a obrigação do ator. O aplauso sentado é mais que suficiente.

      Sempre foi assim. Ao surgir no cinema, com filmes como “Delírios de Amor” (1969) e “Mulheres Apaixonadas” (1971), de Ken Russell, e “Domingo Maldito” (1971), de John Schlesinger, foi como se viesse de um planeta mais adulto que o nosso. De saída, ganhou dois Oscars – que aceitou, mas não foi receber. E, embora fosse filha de um pedreiro e de uma faxineira, nunca escolheu seus ________ pelo que lhe renderiam em dinheiro, mas pelo que exigiriam dela como atriz. Aliás, o cinema nunca foi sua primeira opção, daí ter feito poucos filmes. O teatro, sim.

      Se fosse uma atriz brasileira de teatro, Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?

      Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/ruycastro/2019/04/o-aplauso-de-pe.shtml) 

No texto “Os aplausos de pé”, Ruy Casto relata um momento em que, ao ser aplaudida de pé pelos espectadores, a atriz Glenda Jackson teria dito: “Em Londres, não aplaudimos de pé”. Segundo Ruy, para ela representar bem o papel era obrigação do ator. Quando o autor diz, no final do texto, “Isto, sim, é caso para aplaudir de pé”, ele:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

     

    Glenda Jackson teria de repetir todas as noites sua advertência sobre aplaudir de pé. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?

    “Em Londres, não aplaudimos de pé”.

    Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

     

    * Fica demonstrado, com isso, que o autor corrobora a opinião de Glenda Jackson. 

     

  • Não entendi porque a D estaria incorreta...

  • A banca indica como gabarito a letra "A".

    Porém não concordo com esta resposta, pois entendo que quando o autor conclui no último parágrafo que a atriz possui 82 anos e ainda possui disposição para encenar uma peça de 3 horas e meia, com 08 representações por semana, ele esta se referindo à disposição da mesma frente a esta tarefa.

    De modo que o aplauso em pé é justamente para reconhecer e valorizar a garra e o esforço desta atriz de 82 anos.

    "...Neste momento, haverá outra atriz no mundo disposta a encarar o papel de Rei Lear? É uma peça de três horas e meia e serão oito récitas por semana. Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé."

    Concordo com a colega Adriana Barilon e indico a alternativa "D" como a mais adequada.

    Esta questão deveria ser anulada ou ter o gabarito revisado.

  • eu vou de D tambem e a banca que me siga!! kkk

  • corrobora a opinião de Glenda Jackson de que atores não devem ser aplaudidos de pé.

    GABARITO= A

    Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

    O AUTOR CONCORDA COM GLENDA.

    D) ESTA ERRADA.

    relativiza a opinião da atriz de que atores não devem ser aplaudidos de pé, admitindo uma exceção ao caso dela.

    A EXCEÇÃO NÃO É POR CAUSA DE GLENDA, E SIM POR CAUSA DA IDADE DE 82 ANOS ENCARANDO PAPEL DE ATRIZ.

    Glenda está com 82 anos. Isto, sim, é caso para aplaudir de pé.

  • será que o autor do texto acertaria essa?

  • Demorei bastante, mas acho que entendi o motivo da alternativa "D" não ter sido dada como o gabarito.

    Ele não admite uma "exceção" ao caso dela, mas notem que o argumento que ele usa para aplaudir Glenda aplicaria-se a qualquer pessoa em mesma situação, isto é, uma pessoa idosa que está se submetendo a uma peça teatral que apresentada uma demanda elevada - que o autor explicita no texto sendo oito récitas semanais.

    Então, realmente, a letra "A" é o gabarito. O cara concorda com ela, não deve merecer aplauso. Mas uma CIRCUNSTÂNCIA de idade e demanda, merecem. Não a Glenda. Poderia ser a fulana, beltrana, ciclana, enfim, se tivesse a mesma demanda e idade, também receberia aplauso. Com isso, fere-se a ideia de excepcionalidade da alternativa D.

    Questão bem complicadinha.

    Bons estudos.

  • Quando o autor faz a afirmação "Isto, sim, é caso para aplaudir de pé". Ele não está se referindo ao fato da Glenda ser atriz e merecer aplausos, e sim, ao fato da atriz possuir 82 anos e ter disposição para encenar uma peça de 3 horas e meia, com 08 representações por semana.

    Isso SIM merece aplausos.

    Gab.: A

  • banca completamente subjetiva. Esse examinador não transa e não tem mãe...PQP....

  • desculpa mas quem faz essas questões tem que tomar remedinho

  • a) ""Isso"" sim é para aplaudir de pé... infere-se dizer que o outro não... ou seja, corroborou.

    d) em nenhum momento ele relativizou, pelo contrário.

  • GABARITO "A"

    Mais fácil que fazer pipoca!

    “Lembre sempre que a sua vontade de triunfar é mais importante do que qualquer outra coisa”.

    RUMO #PCPR

  • Após ler os comentários, passei a concordar com o gabarito.

    Realmente o autor não relativiza a opinião da atriz.

    O fato dele apresentar a frase: "Isto, sim, é caso para aplaudir de pé", é pelo fato da atriz ter idade avançada e atuar em uma peça com mais de 3h.

  • Quanto mais estudo para PCPR, menos eu sei sobre a banca! rs

  • A questão tá fácil gente, parem com isso!

    Não só pela última frase do texto, mas pela seguinte, da pra perceber que o autor concorda com a opinião da Glenda Jackson.

    "No Brasil, assim que qualquer espetáculo termina, todos se levantam e, tenham gostado ou não, começam a bater palmas. Se já se começa pelo aplauso de pé, o que será preciso fazer quando tivermos realmente gostado de um espetáculo?"

    Mas de qualquer forma, o "Isto, sim," deixa bem claro que para o autor, fazer uma peça de três horas e meia, oito récitas por semana e com 82 anos é que é caso para aplaudir de pé!

  • Peçam comentário do professor.

  • (essa atriz é muito ingrata rsrs) por que não é a D ??

  • Falar que o gabarito mesmo é a A é mole aqui, quero ver tu ter essa visão na hora da prova.

  • Sempre os mesmos que menosprezam questões e pessoas, quero só ver, após o resultado vou procurar pra ver se passou mesmo. Bando, vão ser sugados na escola.

  • É fato que a UFPR tem muitas questões de extrapolação, mas a letra D é um exemplo claro disso. Em nenhum momento do texto disse que ela seria única exceção para aplaudir de pé. Pode haver (ou não) outros casos igual ao dela, por isso a extrapolação nessa assertiva.

    Gabarito correto é letra A.

  • As questões de português desta banca não podem ser aplaudidas de pé
  • Também iria na letra "D", acontece que o "isto sim" foi determinante para escolher a alternativa "A".

    Quando o autor escreve "isto sim", ele está concordando com a opinião da Glenda. Ora, se é "isto sim", todo o resto é não. Ou seja, ele concorda que é errado aplaudir de pé.

  • Os editais deveriam obrigar as bancas a anularem essas questões que, comprovadamente, possuem erros em seus gabaritos =/
  • Português da federal não é fácil não, já resolvi questões que deveria ter dicionário do lado porque cada palavra que só Jesus na causa