SóProvas


ID
2959981
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte trecho retirado do texto “Discurso na vida e discurso na arte”, de Bakhtin e Voloshinov (1926):


Na vida, o discurso verbal é claramente não autossuficiente. […] A espécie de caracterizações e avaliações de enunciados pragmáticos, concretos, que comumente fazemos são expressões tais como “isto é mentira”, “isto é verdade”, “isto é arriscado dizer”, “você não pode dizer isto” etc. Todas essas avaliações e outras similares, qualquer que seja o critério que as rege (ético, cognitivo, político ou outro), levam em consideração muito mais do que aquilo que está incluído dentro dos fatores estritamente verbais (linguísticos) do enunciado. […] O discurso verbal em si, tomado isoladamente como um fenômeno puramente linguístico, não pode, naturalmente, ser verdadeiro ou falso, ousado ou tímido. Como o discurso verbal na vida se relaciona com a situação extraverbal que o engendra?

(Texto traduzido por C. A. Faraco e Cristóvão Tezza para fins didáticos, tendo como base a tradução inglesa de I. R. Titunik.)


Com base nesse fragmento, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D

    O discurso verbal, trata-se da transmissão de informações através de palavras.

    O texto aparenta ser complexo, no entanto, trata que apenas o discurso verbal (o conjunto de palavras) não é suficiente para julgar/analisar se a mensagem transmitida é verdadeira ou falsa, se pode ou não pode ser expressada. Notem os fragmentos do texto abaixo:

    "Na vida, o discurso verbal é claramente não autossuficiente..."

    "...O discurso verbal em si, tomado isoladamente como um fenômeno puramente linguístico, não pode, naturalmente, ser verdadeiro ou falso, ousado ou tímido."

    Sendo assim, há um componente extraverbal, que é a avaliação / juízo de valor feito pelos interlocutores quando interpretam a informação como sendo verdadeira ou falsa e se a mesma pode ou se não pode ser dita.

  • travei nesta!!!

  • GABARITO= D

    O componente extraverbal se integra ao enunciado como parte constitutiva de sua significação.

    qualquer que seja o critério que as rege (ético, cognitivo, político ou outro), levam em consideração muito mais do que aquilo que está incluído dentro dos fatores estritamente verbais (linguísticos) do enunciado. […] O discurso verbal em si, tomado isoladamente como um fenômeno puramente linguístico, não pode, naturalmente, ser verdadeiro ou falso, ousado ou tímido. Como o discurso verbal na vida se relaciona com a situação extraverbal.

    ELE DIZ QUE O DISCURSO VERBAL, NÃO PODE ISOLADAMENTE SER CONCLUSIVO.

    PORTANTO, NECESSITA DA SITUAÇÃO EXTRAVERBAL (O VIVER DO DIA A DIA), PARA CONCLUIR O SENTIDO.

    QUESTÃO COMPLEXA.

  • Típica questão que dizemos: ''Só sei que nada sei.''

  • O tipo de texto que tem que ler com muita atenção.

  • Acertei ... mas, não me perguntem como.

  • após 4 leituras consegui entender o que estavam cobrando pqp

  • Ou seja, a palavra não é a coisa.

  •  Como o discurso verbal na vida se relaciona com a situação extraverbal que o engendra? perceba que o texto quer que a gente esponda essa questão.O componente extraverbal se integra ao enunciado como parte constitutiva de sua significação.

  •  "o discurso verbal é claramente não autossuficiente"

    "O discurso verbal em si, tomado isoladamente como um fenômeno puramente linguístico, não pode, naturalmente, ser verdadeiro ou falso, ousado ou tímido"

    Essas duas passagens dão a ideia que é o discurso verbal em si não é suficiente para diversas situações, nisso já da para matar a alternativa C.

    As outras A, B e E não consegui ver relação com a mensagem principal do texto.

    Já a alternativa D complementa a ideia, indicando que o extraverbal faz parte do significado do discurso.

  • - Huum questão difícil mó galera errou. Deixe-me ver o percentual de acerto – 85 % os candidatos acertaram a questão.

    - pqp 

  • No final do texto o Autor indaga "Como o discurso verbal na vida se relaciona com a situação extraverbal que o engendra?"

    Entendo, assim, que o nem o Autor sabe como o extraverbal se enquadra no verbal, de modo que já deixa claro no início do texto o que o discurso verbal é capaz de fazer, mas sua deficiência seria, por exemplo, dizer se algo é falso ou verdadeiro.

    Nisso precisa do extraverbal, agora como fazer é a questão.

    Para mim, a assertiva A seria a resposta, já que sem o conteúdo extraverbal não é possível pelo discurso verbal o interlocutor deduzir o que é falso ou verdadeiro.

    Gabarito, letra D.

  • Deus é mais.

  • atitudes + gestos + experiências, creio que tudo isso nos leva a tirar conclusões acerca de um discurso.

    O componente extraverbal se integra ao enunciado como parte constitutiva de sua significação.

    tudo que citei se junta ao que é falado e o completa ? foi isso que entendi kkkk

    questão de maluco kkkk

  • Quase direito penal...temos que analisar aspectos subjetivos pra responder

  • que viagem!

  • GABARITO D.

    Comentário: Além da linguagem verbal (conteúdo linguístico, estruturas morfológicas, sintáticas, entonação etc.), os fatores extraverbais (sígnicos e não sígnicos) são considerados fundamentais para que se estabeleça a relação entre o “tema” e a “significação” (BAKHTIN/ VOLOSHINOV, 1992).

    O componente extraverbal se integra ao enunciado como parte constitutiva de sua significação.

    Todo enunciado necessariamente surge em um contexto cultural saturado de significados. Deste modo, se o enunciado for retirado do contexto, a forma e seu conteúdo sofrerão alterações, restando apenas a linguística. Reflete-se no enunciado, a interação social do falante e do ouvinte.

    A relação entre verbal e extraverbal, direciona a análise não apenas do código linguístico em si, mas, juntamente com ele, de todos os elementos que compõem o discurso.

    BONS ESTUDOS GALERINHA!!!!

    FONTE: ALFACON.

  • Seguraaaa na mão de Deus seguraaaa na mão de Deus...

  • Olhei para as alternativas e pensei: Eu sei lá!!! em seguida selecionei a " D"... Só no chute irmão

  • Deus nos abençoe dia 03/10 irmãos

  • Pessoal, era uma questão para docência de língua portuguesa, então não se apavorem. O texto diz que só a fala e o discurso não transmitem tudo, em especial o sentimento. Além, do dizer há o como se diz, com que cara se diz e para quem se diz. O discurso é só uma parte do todo.