SóProvas


ID
2960419
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 13ª Região (BA-SE)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere às funções da administração, à estrutura organizacional e à cultura organizacional, julgue o item a seguir.


Uma das características da organização linear é a presença de uma autoridade funcional ou dividida, baseada na especialização.

Alternativas
Comentários
  • Errada

    Estrutura linear

    -Autoridade linear ou única;

    -Linhas formais de comunicação;

    -Centralização das decisões;

    -Aspecto piramidal

    Estrutura funcional

    -Autoridade funcional ou dividida;(não é a estrutura linear que tem autoridade funcional)

    -Linhas diretas de comunicação;

    -Descentralização das decisões;

    -Ênfase na especialização

  • Deu características da Estrutura Funcional para a Estrutura Linear.
  • Gabarito: Errado. A questão deu características da estrutura funcional para a estrutura linear.

    ESTRUTURA LINEAR Autoridade linear única e absoluta, extremamente verticalizada, processo decisório acumulado no topo (centralização de decisão). Hierarquia rígida, clara e bem definida. Forma piramidal. As estruturas em linha também são conhecidas como estruturas militares. Comum em empresas de pequeno porte/pequenas. Comunicação formal.

    ESTRUTURA FUNCIONAL – é a divisão da estrutura de forma funcional, levando em consideração as funções e especializações. O que define a hierarquia é a especialização das funções. Adequada para pequenas e médias empresas. Quando há muito crescimento da empresa, o uso dessa estrutura torna-se ineficaz. É uma estrutura indicada para empresas estáveis (cujo ambiente não tenha muitas mudanças).

  • Estrutura Linar

    É mais simples

    É a mais tradicional

    É a mais rígida

    Princípio Unidade de comando

    Centralizada

    Chefias generalistas

    Decisão distantes da ação

    Uniformidade de critérios e políticas no processo decisório

    Vantagens em pequenas empresa e ambientes estáveis

    comunicação rápida ( em pequenas empresas)

    Evita ambiguidade

    mais barata / eficiente

    Estrutura mecanicista

  • Estruturas:

    Linear : Monarquia

    Funcional : Socialismo

    Linha-Staff : Democracia

  • Uma das características da organização linear é a presença de uma autoridade funcional ou dividida, baseada na especialização. Resposta: Errado.

  • ERRADO

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL  

    É a divisão da estrutura de forma funcional, levando em consideração as funções e ESPECIALIZAÇÕES. Caracterizada pelo desempenho continuado de TAREFAS ROTINEIRAS e linhas DIRETAS de comunicação. Adequada para pequenas e médias empresas. Quando há muito crescimento da empresa, o uso dessa estrutura torna-se ineficaz

    Vantagens

    ·       Melhora a coordenação INTRADEPARTAMENTAL, que é a facilidade de contatos e comunicações dentro de um mesmo departamento, pois existe um compartilhamento de um mesmo conhecimento técnico.

    ·       Incentiva à especialização técnica, pois estabelece carreiras para os especialistas dentro de sua área de especialização, supervisionando-os por meio de pessoas de sua própria especialidade.

    ·       Orienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua capacidade de maneira eficaz, garantindo o máximo de utilização das habilidades técnicas, simplificando o treinamento do pessoal.

    ·       Ocorre uma redução de custos, devido ao trabalho em um mesmo tipo de tarefa em conjunto.

    Desvantagens

    ·       A cooperação e comunicação INTERDEPARTAMENTAL é reduzida, em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento funcional possui seus próprios objetivos e prioridades. Com isso, sob pressão, CRIAM-SE DIVERSAS BARREIRAS E CONFLITOS entre os outros departamentos.

    ·       Também geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores.

    ·       Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem é interna e não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento.

    ·       É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.

    ·       Subordinação múltipla, em que nem sempre as pessoas sabem a quem recorrer para resolver determinados assuntos, levando à perda de tempo e a confusões imprevisíveis;

  • Na estrutura linear, seu chefe de linha tem que atender a todas suas demandas. Então, o cara tem que saber de RH, financeiro, de TI, de tudo. Ou seja, não há especialização. Há generalização.

  • Estrutura Linear

     

    É a forma estrutural mais simples e antiga. Tem sua origem em antigos exércitos. Possui formato piramidal, pois possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados. Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o escalão mais baixo. Algumas características:

     

    Autoridade linear ou única;

     

    Linhas formais de comunicação;

     

    Centralização das decisões;

     

    Aspecto piramidal

  • ORGANIZAÇÃO LINEAR

     

    Vantagens

    ▪ Estrutura simples e de fácil compreensão e implantação;

    ▪ Clara delimitação das responsabilidades dos órgãos - nenhum órgão ou cargo interfere em área alheia;

    ▪ Estabilidade e disciplina garantidas pela centralização do controle e da decisão.

    ▪ Evita a ambiguidade;

    ▪ Unidade de comando, cada subordinado recebe ordens de um único chefe;

    ▪ Ideal para ambientes estáveis;

    ▪ Aproveita o conhecimento das chefias generalistas;

    ▪ Geralmente só é vantajoso em empresas pequenas.

     

    ►Desvantagens

    ▪ O formalismo das relações pode levar à rigidez e à inflexibilidade, dificultando a inovação e adaptação a novas circunstâncias;

    ▪ A autoridade linear baseada no comando único e direto pode tornar-se autocrática, dificultando o aproveitamento de boas ideias;

    ▪ Chefes tornam-se generalistas e ficam sobrecarregados em suas atribuições na medida em que tudo tem que passar por eles;

    ▪ Com o crescimento da organização, as linhas formais de comunicação se congestionam e ficam lentas, pois tudo deve passar por elas.

    Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime

  • ERRADO

  • As organizações lineares são caracterizadas pela centralização de competências (autoridade linear) e pela cadeia escalar de comando, caracterizada por linhas formais de comunicação. Essa característica faz com que ocorra uma verticalização na tomada de decisão e, consequentemente, uma diminuição da quantidade de subordinados sob tutela.

    Nesse contexto, as organizações lineares apresentam uma autoridade centralizada, e não dividida. Com isso, a autoridade linear que comanda toda a empresa centraliza-se no topo do organograma. Isso faz com que as atribuições dos subordinados sejam definidas com base os deveres e nas responsabilidades definidos pela autoridade superior, e não pela especialização (a especialização é uma característica das organizações estruturadas por função).

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois a autoridade funcional ou dividida por função e baseada na especialização é característica das Departamentalização Funcional.

    GABARITO DO PROFESSOR: “ERRADO".
  • Falou em especialização, pense em Organização Funcional.

  • E

    Na linear (aspecto piramidal), temos uma autoridade linear ou única, linhas formais de comunicação e centralização das decisões.