-
Gabarito C. Segundo Chiavenato (2004) a organização linha - staff é "união" da organização linear e funcional.
-
A principal característica da organização linha-staff é distinção entre os órgãos de linha e os de staff.
Enquanto as atividades de linha são diretamente ligadas aos objetivos básicos da empresa, as atividades de staff possuem um papel indireto.
Por exemplo, se o é produzir e vender, as áreas de produção e vendas ganham status de linha e todas as demais se classificam em staff.
Logo, podemos concluir que as atividades-fim pertencem à linha, enquanto os demais órgãos são complementares e representam as atividades-meio (planejamento, controle, consultoria, etc.).
Por combinar os tipos linear e funcional, a organização linha-staff possui uma autoridade única tradicional, mas inclui serviços especializados e assessoria próprios.
Outra característica importante é a coexistência entre linhas formais e diretas de comunicação, pois os órgãos de linha obedecem à hierarquia, mas o staff possui um canal direto com todas as áreas.
Além disso, o pessoal da linha fica responsável pelas funções operacionais e executivas, deixando as tarefas de pesquisa, controle e estratégia para o staff.
-
Essa é a principal característica desse tipo de organização, uma vez que a autoridade de linha (autoridade hierárquica no processo operacional e decisório) é bem delimitada em relação à de staff (autoridade funcional de assessoramento).
-
GABARITO: CERTO
Organização linha-staff é, segundo Chiavenato (2004), o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, isto é, constituída pela combinação de características dos tipos de organização linear e funcional, criada como intuito de unir as vantagens de dados estilos organizacionais.
Segundo Chiavenato (2007), as vantagens da organização linha-staff são duas: a garantia de assessoria especializada e inovadora e atividade conjunta e coordenada de órgãos de linha e de staff. A primeira significa, em resumo, que o staff proporciona a assessoria, serviços pessoal especializado, consultoria, recomendação e orientação, o que traz para a empresa profundidade, perícia e expertise à empresa, e ao mesmo tempo alivia a linha das tarefas acessórias permitindo que esta se concentre sobre as principais atividades e responsabilidades da empresa. A segunda vantagem significa que, com os órgãos de linha, responsáveis pela execução das atividades fundamentais da empresa, e os órgãos de staff, responsáveis pela execução de serviços especializados (como comprar, financiar, gerir recursos humanos, planejar e controlar), a realização da tarefa organizacional passa a ter muito mais eficiência e eficácia do que teria nos tipos organizacionais linear e funcional.
As desvantagens desta organização também são duas: a possibilidade de conflitos entre órgãos de linha e de staff e a dificuldade na obtenção e na manutenção do equilíbrio entre linha e staff. A primeira desvantagem se refere principalmente ao fato de o assessor de staff não ter autoridade linear sobre os executores e de o gerente de linha não ter tempo nem preparo profissional para se especializar.
-
Basicamente a Estrutura Staff-and-line:
Baseia-se em uma Consultoria, Assessoria contratada pela organização. Uma das principais desvantagens - Quem tem o poder não possui conhecimento e quem tem conhecimento não possui o poder, ou seja , os chefes não compreendem as indicações e opiniões dos órgãos consultivos.
-