SóProvas


ID
29611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca das transformações globais, nacionais e locais
relacionadas ao desafio do desenvolvimento ambiental
sustentável, julgue (C ou E) os itens a seguir.

A integração mundial do mercado dos produtos agropecuários favorece o comércio agroexportador do Brasil com outros países ou blocos de países, pois o mercado articula-se em torno de blocos que possuem interesses comerciais comuns.

Alternativas
Comentários
  • A Rodada de Doha está ai para contrariar a afirmativa.

  • A integração mundial dos mercados se faz prioritariamente por países, ou grupo de países, que possuem interesses comercias e econômicos complementares; portanto, a assertiva está incorreta afirmando que os interesses devem ser comuns.
  • O que favorece o comércio agroexportador brasileiro não são os blocos econômicos, os quais, na verdade limitam o comércio brasileiro agropecuário (pensar América do Norte e Europa).
  • Embora a integração decorrente da globalização favoreça o mercado brasileiro, alguns blocos tentam justamente evitar o acesso de produtos agropecuários estrangeiros, como faz a União Europeia com sua Política Agrícola Comum.
    Assim, Não se pode afirmar que os mercados se articulam em torno de blocos com interesses comerciais comuns, pois muitas vezes as relações econômicas ocorrem entre blocos com interesses até mesmo antagônicos.

  • A questão está errada porque diz que os benefícios não estão limitados a um grupo específicos de países  mas as vantagens só são válidas para os países que possum acordos entre si , exemplo , Mercosul .
  • Os Blocos Econômicos são extremamente protecionistas!

  • ERRADO.

     

    O mercado mundial de produtos agropecuários não favorece o comércio exportador do Brasil, que, ao contrário, na atual Rodada de Doha da OMC, é um dos principais atores a exigir um novo acordo em torno da agricultura.

     

    "Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho!"