-
No mundo ideal seria necessária a presença de um arquivista em todos órgãos e setores da administração pública, mas pensando na prática do dia a dia nas repartições em que os servidores e empregados públicos estão o tempo todo mexendo com os arquivos seria descabido pensar que só arquivistas especializados poderiam classificar os documentos.
-
Gabarito: errado.
Lei n.º 6.546/1978 (Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo.)
Art. 3º - São atribuições dos Técnicos de Arquivo:
(...)
II - classificação, arranjo, descrição e execução de demais tarefas necessárias à guarda e conservação dos documentos, assim como prestação de informações relativas aos mesmos;
"Treino duro, jogo fácil."
-
Classificação é uma atividade de responsabilidade do setor de PROTOCOLO.
-
ERRADO
A classificação de documentos é uma atividade complexa, por isso deverá ser realizada pelo arquivista + EQUIPE MULTIDISCIPLINAR (pessoas ligada ao documento). Na minha opinião
• COMISSÃO DE AVALIAÇÃO E DESTINAÇÃO: Grupo multidisciplinar encarregado da avaliação de documentos de um arquivo responsável pela elaboração de tabela de temporalidade.
-
A fase mais complexa na Gestão de Documentos, na verdade, é a Avaliação.
-
O Arquivista é o profissional responsável por atuar com organização e controle de arquivo sendo eles documentos, contas, cadastros e fichas. Um Arquivista irá atuar separando documentos, organizando arquivos, se responsabilizando por toda a organização dos documentos.
O que faz um técnico de arquivo?
Realiza classificação, registro e organização de documentos, de acordo com padrão da empresa e administra entrada e saída de arquivos para garantir sua conservação e controle das informações.
-
A classificação é uma atividade complexa, MAS NÃO É exclusiva do arquivista. É feita no protocolo.