SóProvas


ID
2961766
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

      O termo atestado de óbito é constantemente utilizado de maneira equivocada. Em verdade, não existe documento com esse nome. Paralelamente ao que acontece por ocasião de um nascimento, quando se emite uma declaração de nascido vivo e o cartório emite uma certidão de nascimento, com a constatação da morte, emite‐se uma declaração de óbito e o cartório emite uma certidão de óbito.

Costa Filho, PEG. Medicina Legal e Criminalística. 2.ª ed. Brasília: Alumnus, 2015 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue o item a seguir no que diz respeito aos documentos odontolegais e profissionais.


Entre os documentos odontolegais cuja prerrogativa de elaboração seja do cirurgião‐dentista, não está a declaração de óbito.

Alternativas
Comentários
  • Gab: CERTO

    Documentos odontolegais:

    ►Notificação Compulsória

    ► Atestado

    ► Relatório

    ► Parecer

    ► Depoimento Oral

  • A resolução do CFM 1.641/02 impede que profissionais não médicos como dentistas emitam declaração de óbito em mortes em seus consultórios.

  • O dentista não pode emitir declaração de óbito; mas pode realizar exame de corpo de delito quando não houver médico-legista oficinal na localidade, na forma do art. 159, § 1º, CPP.

    Vide questão que cobrou o tema:

    Q866711 - PC/MA 2018:

    Se não houvesse um perito médico-legista oficial na localidade, mas houvesse um médico e um dentista lotados no posto de saúde local, o delegado de polícia poderia nomeá-los para que eles realizassem o exame de corpo de delito. (CERTO)