SóProvas


ID
29623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca da estrutura agrária e de questões ambientais atuais no
nordeste brasileiro, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Na região Nordeste, apesar da semi-aridez predominante, é possível encontrar ilhas de umidade, nas quais se registra desenvolvimento agrícola intenso.

Alternativas
Comentários
  •  Região Nordeste

    Ver artigo principal: Agricultura no Nordeste do Brasil

    No Nordeste brasileiro, região formada por nove estados (Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão) 82,9 % da mão de obra do campo equivale à agricultura familiar.
    A região é a maior produtora nacional de banana, respondendo pelo montante de 34% do total. Lidera, ainda, a produção da mandioca, com 34,7% do total. Segunda maior produtora de arroz, com uma safra estimada para 2008 de um milhão, cento e catorze mil toneladas, em que o Maranhão tem majoritária participação (com 668 mil toneladas). Também ocupa a segunda posição na produção frutícola, com 27% da produção nacional.

    Um dos grandes problemas da região são as estiagens prolongadas, mais fortes nos anos em que ocorre o fenômeno climático do El Niño. Isso provoca o êxodo rural, a perda de produção, minimizados seus efeitos por meio de ações governamentais de emergência, através da construção de açudes e outras obras paliativas, como a transposição do Rio São Francisco. As piores secas dos últimos anos foram as de 1993, 1998 e 1999, a primeira considerada a pior em cinquenta anos.

  • Em relação aos aspectos naturais, há as presenças dos climas equatorial úmido, litorâneo úmido, tropical e tropical semiárido, sendo que o último é predominante. A cobertura vegetal predominante é a Caatinga, mas também há faixas importantes de Mata dos Cocais, Mata Atlântica e Cerrado.

    Fonte: Wikipédia
  • Podemos observar esse fenômeno nessa breve reportagem: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/ilhas-de-umidade-no-sertao-nordestino-1.845332

  • Como exemplo destas ilhas de umidade tem-se as serras úmidas do Nordeste brasileiro. Elas formam ilhas de umidade e de florestas perenes (mata úmida) que contrastam com as condições ecológicas das baixas superfícies aplainadas adjacentes, caracterizadas pela ocorrência de secas prolongadas (sertão). Apesar da importância das serras úmidas, tanto do ponto de vista ecológico quanto cultural e sócio-econômico, a rica diversidade de seus ambientes continua pouco conhecida, sobretudo porque o Nordeste é frequentemente reduzido à sua porção semi-árida (‘polígono das secas’), a mais extensa mais também a menos movimentada.


    Fonte: http://www.mercator.ufc.br/index.php/mercator/article/view/49/23


  • Diante dos comentários abaixo, conclui-se que a alternativa está certa.

  • Certo.

    São os famigerados "brejões".


  • Gabarito CERTO.

    No meio de tanta aridez, a Caatinga surpreende com suas "ilhas de umidade" e solos férteis. São os chamados brejos, que quebram a monotonia das condições físicas e geológicas dos sertões. Nessas ilhas é possível produzir quase todos os alimentos e frutas peculiares aos trópicos do mundo (é a agricultura intensiva, que uni o trabalho na terra mais o capital/lucro). Essas áreas normalmente localizam-se próximas às serras, onde a abundância de chuvas é maior. Através de caminhos diversos, os rios regionais saem das bordas das chapadas, percorrem extensas depressões entre os planaltos quentes e secos e acabam chegando ao mar, ou engrossando as águas do São Francisco e do Parnaíba (rios que cruzam a Caatinga). Das cabeceiras até as proximidades do mar, os rios com nascente na região permanecem secos por cinco a sete meses do ano. Apenas o canal principal do São Francisco mantém seu fluxo através dos sertões, com águas trazidas de outras regiões climáticas e hídricas. Quando chove, no início do ano, a paisagem muda muito rapidamente. As árvores cobrem-se de folhas e o solo fica forrado de pequenas plantas. 

    Fonte: http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/09/o-que-e-caatinga

     

  • A Zona da Mata é a faixa litorânea nordestina, caracterizada por intensa umidade. Inclusive, originalmente lá havia cobertura da Mata Atlântica. Atualmente é a região mais povoada e desenvolvida do Nordeste.

  • falou em ilha de humidade basta lembrar dos brejos e mata atlantica.

  • A Zona da Mata pernambucana é dividida em duas regiões, a mata seca (N) e a mata úmida (S).

  • O meu brejo é frio que é uma beleza.