-
letra b
I - O Índice de Gini, criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo.Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de zero a um (alguns apresentam de zero a cem). O valor zero representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm a mesma renda. O valor um (ou cem) está no extremo oposto, isto é, uma só pessoa detém toda a riqueza.
II - No Distrito Federal, a relação é pouco maior: 91,6 homens para cada 100 mulheres (https://noticias.r7.com/brasil/sobram-mulheres-no-rj-df-e-pe-segundo-o-ibge-31102014)
III ´- O estudo identificou que do total de pessoas residentes e ocupadas no Distrito Federal, 439,09 mil ou 36,0%, trabalham na própria Região Administrativa onde residem. Já os ocupados e residentes em municípios como Valparaíso, Luziânia e Cidade Ocidental, entre outras, 239,37 mil ou 51,1% trabalham no próprio município onde moram. (https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2014/12/15/foto-deslocamento/)
-
Lucky, sua resposta está correta, porém valparaíso, luziãnia e cidade ocidental não são regiões administrativas!
Por isso acho que esse gabarito está errado, pois como você mesmo falou apenas 36% trabalham na mesma região que moram!
-
Não entendi o erro do item "III"
-
A redação do item III tá péssima. Não é possível saber se a proporção de trabalhadores é em relação à população do DF ou em relação aos moradores da respectiva Região Administrativa.
Só pra complementar as informações de Lucky Shin, 90% dos moradores do Plano Piloto trabalham dentro da região.
Fonte: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/11/plano-piloto-no-df-tem-populacao-mais-velha-e-desigual-em-quatro-anos.html
-
é, estranho.
"A maioria das pessoas que se deslocam de 12 municípios goianos da Região Metropolitana de Brasília e das regiões administrativas do Distrito Federal segue para o Plano Piloto, seja para trabalho, lazer, estudo ou à procura de serviços." Agência Brasília
-
O item 1:Errado, porque o DF é a maior desigualdade social do pais;
O item 2:Correto, no DF sobram mais de 150 mil mulheres;
O item 3:Errado, há mais gente trabalhando nas RA,s do que no Plano Piloto (Brasília), por exemplo: Taguatinga, Ceilândia, etc.
Gabarito: Apenas o item II está certo.
Professor: Urani
-
Sobre o ITEM III:
"Quais as movimentações de população em função da localização dos postos de trabalho? - Qual quantitativo de população trabalha na RABrasília? – Qual quantitativo de população trabalha na própriaRA?
O documento “Perfil da Distribuição dos Postos de Trabalho no Distrito Federal: Concentração no Plano Piloto e Déficits nas Cidades-Dormitório”, elaborado em abril de 2013 pela CODEPLAN, aborda parte das preocupações do GT4, elencadas desde o ano passado, no que tange as análises da socioeconomia. As análises do documento estão apresentadas abaixo, mantendo-se em itálico apenas os trechos reproduzidos em sua totalidade. A análise a seguir demonstra a distribuição dos postos de trabalho no Distrito Federal,segundo suas 30 regiões administrativas, com base em informações obtidas na Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios do Distrito Federal – PDAD/DF-2011. As informações da fonte mostram as regiões administrativas que apresentavam saldo positivo em termos de oferta de postos de trabalho (número de postos de trabalho superior ao número de pessoas ocupadas residentes na RA) e as regiões administrativas que apresentam saldo negativo, situação exatamente oposta, e que atingia 25 das 30 RAs, caracterizando-as como verdadeiras cidades-dormitório. Constata também a excepcional concentração de postos de trabalho na RA I – Brasília, mais conhecida como Plano Piloto de Brasília.
O Plano Piloto (...) aparece como a RA que gera o maior número de postos de trabalho no Distrito Federal, nada menos que 514,5 mil, contingente muito acima da segunda colocada, Taguatinga, com 96,6 mil postos de trabalho. Em seguida aparece Ceilândia, região mais populosa do DF, com 72,5 mil ocupações. Somente o Plano Piloto concentra 47,7% dos postos de emprego no Distrito Federal. Somadas as dez RAs que mais empregam, temos da ordem de 82,19% dos postos de trabalho do DF. Isto é, 34,49% dos postos são ofertados por nove RAs, com destaque para Taguatinga (8,96%) e Ceilândia (6,73%), seguidas de Samambaia, Planaltina e Gama, SIA, Guará, Águas Claras e Sobradinho, com uma participação da ordem de 2,5 a 3%cada (...)"
Fonte:
-
Esta questão está passível de recurso,pois a maioria da população,tanto do entorno quando das Ra's vem para o Plano Piloto a trabalho.
-
Gabarito: B
Geralmente em qualquer parte do mundo a população feminina é maior que a masculina.
-
Galera solicitem comentário de professor. Esse item III precisa de uma justificativa plausível.
A vida toda sempre ouvimos falar que a maior concentração de empregos no DF é no Plano Piloto, e a realidade que vemos de conhecidos é a exatamente isso também, pessoas se deslocam de todas as partes do DF e do entorno (cidade ocidental, valparaíso, águas lindas....) para o plano todos os dias para trabalhar.
Dois comentários de colegas mostram em números isso também, Lucky Schin encontrou em sua pesquisa que 36% trabalham na RA em que residem (ou seja, não é maioria!) e mvb analista encontrou que os postos de trabalho no Plano Piloto chegam a quase 515 mil, enquanto o segundo lugar fica para Taguatinga com quase 97mil (sim, 418mil postos a menos).
Não é só dizer "tem mais gente trabalhando nas RAs do que no Plano Piloto" como diz o comentário de um professor com maior quantidade de curtidas, precisamos de fontes, números e justificativas!!!
-
III - Errado. O Plano Piloto é a região administrativa que mais concentra empregos no Distrito Federal. De acordo com a PDAD/2018, 41,2% dos respondentes declarou exercer seu trabalho principal nessa região administrativa. Ou seja, o percentual é expressivo, mas é menos da metade. Mais da metade das pessoas residentes no DF trabalham na própria região administrativa onde residem ou em outra região administrativa. Há também um pequeno número de pessoas que moram no DF e trabalham fora do DF, mas é um número proporcionalmente muito pequeno que não torna a afirmativa correta
Fonte: Leandro Signori - Estratégia
-
A banca manteve o gabarito dessa questão?
-
"Conforme dados da Pesquisa Distrital de Amostra por Domicílios do Distrito Federal
(PDAD/DF-2011), a Região Administrativa de Brasília concentra 8% da população do Distrito Federal,
mas concentra 48% dos postos de trabalho existentes. Essa concentração de postos de trabalho no
Plano Piloto ocasiona um fluxo diário, um movimento pendular periferia-centro de dezenas de
milhares de pessoas, o que traz graves problemas de trânsito."
Fonte: Leandro Signori, Estratégia Concursos
-
57,67% trabalham na própria RA ou em outros locais.
41,14% própria RA --> plano piloto .
Fonte: http://brasiliametropolitana.codeplan.df.gov.br/#/distrito-federal/pessoas
-
A resposta é a letra B, apenas a afirmativa II está certa.
A afirmativa I está errada. O Índice de Gini, utilizado para medir o nível de desigualdade social de um território, alcançou a marca de 0,545 no Brasil em 2018, a maior desde 2012. O Índice Gini de zero (igualdade perfeito) até um (desigualdade máxima). Ou seja, quanto maior for sua taxa mais desigual é o território. A desigualdade no Distrito Federal está acima da média nacional, com o índice chegando a 0,594 em 2018, o maior entre os estados da federação.
A afirmativa II está certa. Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD 2018), 52,2% da população são do sexo feminino.
A afirmativa III está errada. A concentração de empregos no Plano Piloto é enorme, cerca de 41% da população exerce sua atividade principal nessa Região Administrativa, muito acima das demais: Taguatinga ocupa a segunda colocação com 8,3% dos postos de trabalho; Ceilândia é a 3ª com 6,3%. Essa concentração de empregos está diminuindo nos últimos anos, mas ainda é muito maior do que as demais RAs.
Segundo a PDAD 2015, 36,11% dos trabalhadores exerciam suas atividades na própria RA em que residia (453.130 trabalhadores).
Então temos os seguintes dados:
Trabalham no Plano Piloto: 41%
Trabalham em outra RA: 59%
Trabalha na RA que residem: 36%
Voltando para a afirmativa III:
- a proporção de pessoas que trabalham na região do Plano Piloto é superior à proporção de pessoas que trabalham na região administrativa onde residem? Sim.
- a proporção de pessoas que trabalham na região do Plano Piloto é superior à proporção de pessoas que trabalham em outras regiões administrativas? Não!
Portanto, em função desse final da afirmativa, ela está errada.
Abraços a todos!
Giovanni Mannarino - Exponencial Concursos
-
Qual o problema desse elaborador??
A última pesquisa distrital por amostra de domicílios realizada em 2018 pela Companhia de Planejamento (Codeplan), mostra que a população do Distrito Federal é de 2.894.953 pessoas, das quais mais da metade são mulheres: 52,2%. A maioria delas têm entre 35 e 39 anos
-
I. O índice de Gini é uma medida de desigualdade econômica que mostra o quão concentrada é a renda de determinada população. Por este índice, a igualdade plena é indicada pelo número “0” (zero) e a desigualdade absoluta como “1”. O Distrito Federal é uma das piores Unidades Federativas neste aspecto, já que é a segunda com maior diferença entre a renda dos mais ricos e dos mais pobres. ITEM INCORRETO.
II. No DF, a população de mulheres é maior que a população de homens. ITEM CORRETO.
III. No quesito emprego, o PLANO PILOTO apresenta concentração de postos de trabalho, com 41% das vagas de trabalho. Sendo assim, 54% não trabalha no plano piloto, o que já torna o item incorreto. ITEM INCORRETO.
Resposta: B
-
A afirmativa I está errada. O Índice de Gini, utilizado para medir o nível de desigualdade social de um território, alcançou a marca de 0,545 no Brasil em 2018, a maior desde 2012. O Índice Gini de zero (igualdade perfeito) até um (desigualdade máxima). Ou seja, quanto maior for sua taxa mais desigual é o território. A desigualdade no Distrito Federal está acima da média nacional, com o índice chegando a 0,594 em 2018, o maior entre os estados da federação.
A afirmativa II está certa. Segundo a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD 2018), 52,2% da população são do sexo feminino.
A afirmativa III está errada. A concentração de empregos no Plano Piloto é enorme, cerca de 41% da população exerce sua atividade principal nessa Região Administrativa, muito acima das demais: Taguatinga ocupa a segunda colocação com 8,3% dos postos de trabalho; Ceilândia é a 3ª com 6,3%. Essa concentração de empregos está diminuindo nos últimos anos, mas ainda é muito maior do que as demais RAs.
Segundo a PDAD 2015, 36,11% dos trabalhadores exerciam suas atividades na própria RA em que residia (453.130 trabalhadores).
Então temos os seguintes dados:
Trabalham no Plano Piloto: 41%
Trabalham em outra RA: 59%
Trabalha na RA que residem: 36%
Voltando para a afirmativa III:
- a proporção de pessoas que trabalham na região do Plano Piloto é superior à proporção de pessoas que trabalham na região administrativa onde residem? Sim.
- a proporção de pessoas que trabalham na região do Plano Piloto é superior à proporção de pessoas que trabalham em outras regiões administrativas? Não!
Portanto, em função desse final da afirmativa, ela está errada.
Abraços a todos!
Giovanni Mannarino - Exponencial Concursos
-
I - Errado. A definição sobre o que é o índice de Gini está correta. Entretanto, o índice de Gini nos mostra que a desigualdade de renda no Distrito Federal é muito alta, sendo um dos piores índices na comparação com os estados e maior do que o do Brasil. II - Certo. A maioria da população do Distrito Federal é do sexo feminino. III - Errado. O Plano Piloto é a região administrativa que mais concentra empregos no Distrito Federal. De acordo com a PDAD/2018, 41,2% dos respondentes declarou exercer seu trabalho principal nessa região administrativa. Ou seja, o percentual é expressivo, mas é menos da metade. Mais da metade das pessoas 45 156 residentes no DF trabalham na própria região administrativa onde residem ou em outra região administrativa. Há também um pequeno número de pessoas que moram no DF e trabalham fora do DF, mas é um número proporcionalmente muito pequeno que não torna a afirmativa correta.
-
Minha contribuição.
Indicadores sociais do Distrito Federal
O Índice de Gini ou Coeficiente de Gini é um parâmetro internacional usado para medir a desigualdade de distribuição de renda de um território determinado (país, estado ou município). O coeficiente varia entre 0 e 1, sendo que quanto mais próximo do zero menor é a desigualdade de renda, ou seja, melhor a distribuição de renda. Quanto mais próximo do um, maior a concentração de renda. A desigualdade no Distrito Federal está acima da média nacional, com o índice chegando a 0,594 em 2018, o maior entre os estados da federação.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
Alternativa CERTA: No DF, a população de mulheres é maior que a população de homens.
E também são as mais metidas do Brasil. kkkk...as goianas são as melhores..
O Distrito Federal detém o segundo pior índice entre os estados do país, com 0,602. No Centro-Oeste, o índice é de 0,536.
-
I ERRADO O índice de Gini — uma medida de desigualdade econômica que mostra o quão concentrada é a renda de determinada população — indica que a desigualdade de renda no DF é maior que no restante do Brasil.
II CERTO No DF, a população de mulheres é maior que a população de homens.
III ERRADO Mais da metade das pessoas residentes no DF trabalham na própria região administrativa onde residem ou em outra região administrativa, mas o Plano Piloto é a região administrativa que mais concentra empregos no Distrito Federal.
Gabarito: Letra B
-
Gab. B
Sobre o item III:
Própria RA → Plano Piloto: 41,14%
Própria RA → Própria RA: 27,11%
Própria RA → Outros Locais: 30,56%
Fonte: Codeplan - Brasília Metropolitana
-
Sobre a afirmativa III:
-Trabalham no Plano Piloto: 41%
-Trabalham em outra RA: 59%
Ou seja, 41% + 59%= 100%. Percebe-se que as pessoas que trabalham em outras Regiões Administrativas (59%) é maior em relação as que trabalham no plano piloto (41%).
-Trabalha na RA que residem: 36%
Ou seja, as pessoas ‘’privilegiadas’’ rs que trabalham onde residem são somente 36% e quando se compara esse valor com as que trabalham no Plano Piloto (41%) nota-se que a do plano piloto é maior.
Para concretizar o entendimento segue o comentário a seguir:
- a proporção de pessoas que trabalham na região do Plano Piloto é superior à proporção de pessoas que trabalham na região administrativa onde residem? Sim.
- a proporção de pessoas que trabalham na região do Plano Piloto é superior à proporção de pessoas que trabalham em outras regiões administrativas? Não!
A vida é feita de escolhas mais uma errada elimina uma certa. (Cespe Unb)
Bons estudos!
-
GABARITO LETRA "B"
I - Errado. A definição sobre o que é o índice de Gini está correta. Entretanto, o índice de Gini nos mostra que a desigualdade de renda no Distrito Federal é muito alta, sendo um dos piores índices na comparação com os estados e maior do que o do Brasil.
II - Certo. A maioria da população do Distrito Federal é do sexo feminino.
III - Errado. O Plano Piloto é a região administrativa que mais concentra empregos no Distrito Federal. De acordo com a PDAD/2018, 41,2% dos respondentes declarou exercer seu trabalho principal nessa região administrativa. Ou seja, o percentual é expressivo, mas é menos da metade. Mais da metade das pessoas residentes no DF trabalham na própria região administrativa onde residem ou em outra região administrativa. Há também um pequeno número de pessoas que moram no DF e trabalham fora do DF, mas é um número proporcionalmente muito pequeno que não torna a afirmativa correta.
FONTE: Estratégia Concursos
"Só vive o propósito quem suporta o processo".
-
Tomando como base os dados atuais, verificamos que o Distrito Federal não detém o pior Coeficiente de Gini do Brasil. Na comparação com os estados, não é mais o que está no topo do ranking, com a pior desigualdade na distribuição de renda do país, já foi, não é mais.
Pelo rendimento médio mensal real recebido de todos os trabalhos, ano de 2019, o pior Índice de Gini é o de Sergipe (0,552), o Piauí e o DF estão em segundo (0,551).
fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/df-nao-detem-o-pior-indice-de-gini-do-brasil/
-
GAB. B
APENAS II CORRETO.
II - No DF, a população de mulheres é maior que a população de homens.