SóProvas


ID
2963662
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Os processos de seleção amostral podem ser de dois tipos, probabilísticos e não probabilísticos.


Sobre cada um desses tipos de obtenção das amostras, pode-se destacar que:

Alternativas
Comentários
  • Amostra Probabilística - a seleção é feita de forma aleatória , sendo que cada elemento da população tem uma probabilidade conhecida.

    Amostra Não Probabilística - quando há uma escolha deliberada dos elementos da amostra. Este tipo de amostragem pode prejudicar a representatividade da amostra em relação á população.

  • GAB: D

  • Nos métodos de amostragem probabilísticos, todos os indivíduos da população possuem uma probabilidade conhecida de serem selecionados. Essa probabilidade não é necessariamente igual, é apenas conhecida a priori.

    Vale notar que somente é possível realizar uma amostragem probabilística, se todas as unidades cadastrais forem previamente cadastradas. Sem isso, não seria possível fazer um sorteio. Nos métodos não probabilísticos, não se utiliza a distribuição uniforme e, muitas vezes, nem é possível conhecer a probabilidade de seleção de cada indivíduo selecionado, de forma alguma. Tome como exemplo a amostragem ao acaso, em que um pesquisador fica em uma esquina movimentada e seleciona as pessoas que passam ali para a amostra. Essa amostragem é feita sem rigor estatístico.

    Fonte: material do Grancursos