SóProvas


ID
2964751
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a entrevista psicológica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A alternativa menos errada é a LETRA E.

    A)A entrevista psicológica é uma técnica de investigação científica em psicologia equivalente à anamnese.

    A entrevista é mais ampla, podendo envolver aspectos motivacionais, devolutivos, diagnósticos e também de anamnese (história do paciente, história clínica);

    B)O fundamento da entrevista psicológica aberta consiste em perguntar e recolher dados da história do entrevistado.

    Isso se faz n anamnese.

    C) A finalidade da entrevista psicológica é conseguir fazer emergir a totalidade do repertório de condutas de uma pessoa e, assim, compreender a personalidade do paciente.

    A entrevista psicológica pode ter várias finalidades, sendo essa apenas uma das tantas possíveis.

    D) Na entrevista psicológica, o entrevistador deve realizar uma observação científica no sentido de registrar os fenômenos externos a ele com total abstração de suas impressões.

    Muitas entrevistas são abertas, o que requerem um grau de interpretação e análise por parte do entrevistador, impossibilitando a abstração de impressões.

    E) A entrevista psicológica deve permitir alguma impressão diagnóstica e prognóstica do paciente e reconhecer os efeitos contratransferenciais que são despertados no entrevistador.

    Essa é a menos errada, visto que nem toda entrevista psicológica precisa ser diagnóstica ou prognóstica (como a entrevista motivacional) nem ter aspectos psicanalíticos, PORÉM não traz um erro objetivo comparando com os manuais, como as outras alternativas.

  • O conceito utilizado como referência para a questão é encontrado no livro de David Epelbaum Zimerman, intitulado 'Fundamentos Psicanalíticos: teoria, técnica e clínica - uma abordagem didática", edição de 2010, no qual o autor aponta como finalidade da entrevista inicial, o propósito fundamental deste contato preliminar é de o psicanalista avaliar as condições mentais, emocionais, materiais e circunstanciais da vida do paciente que lhe buscou; ajuizar os prós e os contras, as vantagens e desvantagens, os prováveis riscos e benefícios; o grau e o tipo da psicopatologia, de modo a permitir alguma impressão diagnóstica e prognóstica e reconhecer os efeitos contratransferenciais que lhe estão sendo despertados. Assim, balanceando todos esses fatores, poder discriminar qual a modalidade de terapia psicológica será a mais indicada para este paciente e, mais ainda, no caso de que a indicação for o de uma análise, se ele realmente se sente em condições e se, de fato, quer ser o terapeuta deste paciente.


    A seguir destaco as incorreções das demais alternativas:

    A) A entrevista psicológica é uma técnica de investigação científica em psicologia equivalente à anamnese. A anamnese é uma recuperação da memória, um resumo de todo um histórico de processo saúde-doença do paciente a partir de informações preestabelecidas que são informadas pelo paciente, Diferente da entrevista, que busca informações que o paciente não está ciente (dentre outras), na anamnese o paciente é o moderador, pois, supõe-se de que ele conheça sua própria história e que é capaz de fornecer informações sobre ela. Porém, a anamnese pode ser feita dentro do processo de entrevista.


    B) O fundamento da entrevista psicológica aberta consiste em perguntar e recolher dados da história do entrevistado. Como dito anteriormente, este não é o fundamento da entrevista, mas sim da anamnese.

    C) A finalidade da entrevista psicológica é conseguir fazer emergir a totalidade do repertório de condutas de uma pessoa e, assim, compreender a personalidade do paciente. Dificilmente a entrevista, ainda mais a entrevista inicial que aqui tratamos, fará emergir a totalidade da personalidade do paciente, porém ela busca sim o máximo possível de informações.

    D) Na entrevista psicológica, o entrevistador deve realizar uma observação científica no sentido de registrar os fenômenos externos a ele com total abstração de suas impressões. Não existe total abstração em entrevistas psicológicas, pelo contrário, são justamente as impressões e avaliações do entrevistador.


    GABARITO: E

  • Letra E é verdadeira de acordo com o Bleger no texto "A entrevista Psicológica"