SóProvas


ID
2964781
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à heteroperspectiva do comportamento organizacional.

Alternativas
Comentários
  • O Estudo do comportamento organizacional (CO) envolve quatro níveis hierárquicos de abordagem:

    1. HETEROPERSPECTIVA DO CO: trata do entorno externo e circundante do sistema organizacional em suas interações e reciprocidade de transações. Toda organização existe em um ambiente externo constituido de outras organizações. Esse ambiente externo proporciona entradas e insumos e nele a organização deposita suas saídas ou resultados.O ambiente influencia poderosamente tudo o que ocorre dentro das organizações e essas influências não podem ser desprezadas. Na verdade, o CO funciona em termos de ações e reações em relação ao mundo exterior. A adaptabilidade organizacional é imprescindível ao seu sucesso em um mundo de negócios instável, mutável e globalizado.

    2. MACROPERSPECTIVA DO CO: trata do comportamento do sistema organizacional como uma totalidade, isto é, da organização como um todo sistêmico. É o que chamamos de comportamento macro-organizacional e que se refere ao estudo dos comportamentos de organizações inteiras. A abordagem macro do CO baseia-se em como a organização está estruturada, sua cultura organizacional e como ela funciona nos aspectos de comunicar, liderar, proporcionar decisões, lidar com estresse e conflito, proporcionar negociação, tipos de poder e política e coordenar atividades de trabalho.

    3. PERSPECTIVA INTERMEDIÁRIA DO CO: trata do comportamento de grupos e equipes na organização. Recebe o nome de comportamento meso-organizacional porque funciona como ligação entre as outras duas perspectivas do CO. Focaliza o comportamento das pessoas que trabalham em grupos ou em equipes. A perspectiva intermediária do CO baseia-se em pesquisa sobre equipes, empowerment, dinâmica grupal e intergrupal. Busca encontrar formas de socialização que incentivam a cooperação entre as pessoas, a melhoria da produtividade em grupo e que permitam descobrir quais combinações de aptidões entre membros de uma equipe permitem que o desempenho do grupo aumente.

    4. MICROPERSPECTIVA DO CO: trata do comportamento do indivíduo ao trabalhar sozinho na organização. Recebe o nome de comportamento micro-organizacional. Em função de suas origens, a microperspectiva do CO apresenta uma orientação fortemente psicológica. Focaliza diferenças individuais, personalidade, percepção e atribuição, motivação e satisfação no trabalho. As pesquisas nessa área focalizam os efeitos das aptidões sobre a produtividade das pessoas, o que as motiva a desempenhar suas tarefas, a satisfação no trabalho e como as pessas sentem e percebem seu local de trabalho.

    FONTE: CHIAVENATO (Comportamento Organizacional - a dinâmica do sucesso das organizações)

  • De acordo com Idalberto Chiavenato, em seu livro "Comportamento Organizacional", edição de 2014, o comportamento organizacional, refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações; preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e com a influência das organizações sobre as pessoas e grupos.



    Chiavenato afirma que esse estudo envolve quatro níveis hierárquicos de abordagem: 


    1. Heteroperspectiva: trata do entorno externo e circundante do sistema organizacional em suas interações e reciprocidade de transações. Toda organização existe em um ambiente externo constituído de outras organizações. Esse ambiente externo proporciona entradas e insumos e nele a organização deposita suas saídas ou resultados. O ambiente influencia poderosamente tudo o que ocorre dentro das organizações e essas influências não podem ser desprezadas.



    2. Macroperspectiva: trata do comportamento do sistema organizacional como uma totalidade, isto é, da organização como um todo sistêmico. E o que chamamos de comportamento macroorganizacional e que se refere ao estudo dos comportamentos de organizações inteiras. A abordagem macro baseia-se em como a organização está estruturada, sua cultura organizacional e como ela funciona nos aspectos de comunicar, liderar, proporcionar decisões, lidar com estresse e conflito, proporcionar negociação, tipos de poder e política e coordenar atividades de trabalho.


    3. Perspectiva intermediária: trata do comportamento de grupos e de equipes na organização. Recebe o nome de comportamento meso-organizacional, pois funciona como ligação entre as outras duas perspectivas. Focaliza o comportamento das pessoas que trabalham em grupos ou em equipes. A perspectiva intermediária baseia-se em pesquisas sobre equipes, empowerment, dinâmica grupal e intergrupal. Busca encontrar formas de socialização que incentivam a cooperação entre as pessoas, a melhoria da produtividade em grupo e que permitam descobrir quais as combinações de aptidões entre membros de uma equipe que permitem que o desempenho do grupo aumente.



    4. Microperspectiva: trata do comportamento do indivíduo ao trabalhar sozinho na organização. Recebe o nome de comportamento micro-organizacional. Em função de suas origens, a microperspectiva apresenta uma orientação fortemente psicológica. Focaliza diferenças individuais, personalidade, percepção e atribuição, motivação e satisfação no trabalho. As pesquisas nessa área focalizam os efeitos das aptidões sobre a produtividade das pessoas, o que as motiva a desempenhar suas tarefas, a satisfação no trabalho e como as pessoas sentem e percebem seu local de trabalho.

    GABARITO: B