SóProvas


ID
2965351
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão

Ciência da mudança  

Hélio Schwartsman 

Um programa humorístico “mainstream” dos anos 70 ou 80, daqueles que a família se reunia em torno da TV para assistir junta, não iria ao ar hoje nos canais abertos nem no turno da madrugada. É que boa parte das piadas que nos faziam rir no passado soam hoje insuportavelmente machistas, homofóbicas, racistas etc. Nossas sensibilidades mudaram. __________? Como? 
É a essas perguntas que o jurista convertido em estudioso do comportamento humano Cass Sunstein (Harvard) tenta responder em seu mais recente livro, “How Change Happens” (como a mudança ocorre). 
A revisão de normas sociais pode ser rápida ou devagar, pode dar-se para o bem ou para o mal. Se a escravidão, que foi vista como perfeitamente natural durante a maior parte da história, tornou-se um tabu quase universal, o anti-intelectualismo, do qual as pessoas se envergonhavam uma década atrás, não só foi normalizado como é um dos elementos que marcam a recessão democrática que o mundo atravessa.
Uma das muitas razões __________ esses processos são tão dinâmicos é que as pessoas não revelam suas reais preferências se estas não se coadunarem com a norma social vigente, mas basta que a regra seja contestada por um certo número de indivíduos (“tipping point”) para que a todos se sintam livres para dizer o que de fato pensam, levando eventualmente ao colapso do antigo consenso. Já se a norma social reflete as preferências, aí é difícil mudá-la, mesmo alterando a legislação. Um bom exemplo é a persistência de práticas racistas. 
Sunstein apoia-se em muita pesquisa científica e doses generosas de bom senso liberal. O conjunto da obra é um pouco descosido, já que o livro foi elaborado a partir de artigos publicados anteriormente. Essa falta de unidade não impede o autor de propor discussões interessantes. Devemos usar a lei para fazer avançar agendas políticas? Existem limites para o nível de transparência que devemos exigir dos governantes?
(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2019/04/ciencia-da-mudanca.shtml)

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:

1. O autor avalia que o livro de Sunstein deixa a desejar, por ser descosido e não oferecer respostas a algumas perguntas.
2. O anti-intelectualismo é exemplo de revisão das normas sociais para o bem.
3. As pessoas esperam só revelam o que realmente pensam quando mais pessoas já expressaram a mesma ideia.
4. Quando as normas sociais estão de acordo com o que as pessoas pensam, são mais fortes que as leis.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa 3 correta? Não faz muito sentido.

  • Gabarito: C

    1. O autor avalia que o livro de Sunstein deixa a desejar, por ser descosido e não oferecer respostas a algumas perguntas.

    Errado: "O conjunto da obra é um pouco descosido, já que o livro foi elaborado a partir de artigos publicados anteriormente."

    2. O anti-intelectualismo é exemplo de revisão das normas sociais para o bem.

    Errado: "o anti-intelectualismo, do qual as pessoas se envergonhavam uma década atrás, não só foi normalizado como é um dos elementos que marcam a recessão democrática que o mundo atravessa."

  • como assim não faz sentido LND ?? a 3 correta ? Uma das muitas razões __________ esses processos são tão dinâmicos é que as pessoas não revelam suas reais preferências se estas não se coadunarem com a norma social vigente, mas basta que a regra seja contestada por um certo número de indivíduos (“tipping point”) para que a todos se sintam livres para dizer o que de fato pensam.

  • LND, segue...

    "as basta que a regra seja contestada por um certo número de indivíduos (“tipping point”) para que a todos se sintam livres para dizer o que de fato pensam"

  • 3. As pessoas esperam só revelam o que realmente pensam quando mais pessoas já expressaram a mesma ideia. 

    TEXTO; "as basta que a regra seja contestada por um certo número de indivíduos (“tipping point”) para que a todos se sintam livres para dizer o que de fato pensam

    4) 4. Quando as normas sociais estão de acordo com o que as pessoas pensam, são mais fortes que as leis.

    TEXTO; Já se a norma social reflete as preferências, aí é difícil mudá-la, mesmo alterando a legislação. 

    OBS. Dizer que e difícil mudar um comportamento social não e a mesma coisa que dizer que ele e mais forte que a lei. ESSA BANCA FORÇA . acertei aqui na prova e diferente.

  • Traduzindo a 3: As pessoas só revelam o que realmente pensam quando várias pessoas já expressaram a mesma ideia.

  • Quando se tem dúvidas, seguimos por eliminação: a afirmativa 1 estava errada, eliminando assim as opções B, D e E. restando somente alternativas A e C . relendo o texto, fica comprovado que a opção A está errada.

    Gab. C

  • Essa que eu achei que todo mundo iria errar, todo mundo acertou. E aquela que falava do gênero textual "resenha" que eu achei que todo mundo iria acertar, todo mundo errou. Vcs são do contra, eih!

  • Frederich Marinho Boaa kkk

  • Qual o erro da 1?

  •  "para que a todos se sintam livres para dizer o que de fato pensam", não é a mesma ideia.

  • Entendo que a assertiva 1 está correta, pelo seguinte entendimento que tracei.

    A assertiva diz: "1. O autor avalia que o livro de Sunstein deixa a desejar, por ser descosido e não oferecer respostas a algumas perguntas. "

    Descosido, segundo o Google, é a definição de algo desorganizado, desalinhado. Neste espeque, a Autora deixa algumas dúvidas após o enfrentamento da problemática, por entender que ele é descosido em vista dela concluir que: "O conjunto da obra é um pouco descosido, já que o livro foi elaborado a partir de artigos publicados anteriormente. Essa falta de unidade não impede o autor de propor discussões interessantes."

    E, ao final, ela deixa algumas perguntas que, ao meu ver, denominou elegantemente como "discussões interessantes".

    Ao meu ver, letra D seria correta também. Mas a banca deu Letra C como correta.

  • Por eliminação:

    1. O autor avalia que o livro de Sunstein deixa a desejar, por ser descosido e não oferecer respostas a algumas perguntas.

    R: Sunstein apoia-se em muita pesquisa científica e doses generosas de bom senso liberal. O conjunto da obra é um pouco descosido, já que o livro foi elaborado a partir de artigos publicados anteriormente. Essa falta de unidade não impede o autor de propor discussões interessantes.

    2. O anti-intelectualismo é exemplo de revisão das normas sociais para o bem.

    R: A revisão de normas sociais pode ser rápida ou devagar, pode dar-se para o bem ou para o mal. [...]

  • A questão é de interpretação e compreensão textual. Vejamos:

    1. O autor avalia que o livro de Sunstein deixa a desejar, por ser descosido e não oferecer respostas a algumas perguntas. 

    Incorreta. O autor uma uma concessão no final para dizer que o livro mesmo sendo descosido oferece discussões interessantes. Assim, entendemos que é falso dizer que o autor entende que o livro deixa a desejar. "Sunstein apoia-se em muita pesquisa científica e doses generosas de bom senso liberal. O conjunto da obra é um pouco descosido, já que o livro foi elaborado a partir de artigos publicados anteriormente. Essa falta de unidade não impede o autor de propor discussões interessantes."

    2. O anti-intelectualismo é exemplo de revisão das normas sociais para o bem. 

    Incorreta. O anti- intelectualismo foi usado para o mal, tanto que as pessoas se envergonham. Vejam o trecho: "o anti-intelectualismo, do qual as pessoas se envergonhavam uma década atrás, não só foi normalizado como é um dos elementos que marcam a recessão democrática que o mundo atravessa."

    3. As pessoas esperam só revelam o que realmente pensam quando mais pessoas já expressaram a mesma ideia. 

    Correta. O autor expressa no texto que as pessoas revelam suas preferências quando a regra é contestada por um número maior de indivíduos. Vejam o trecho: "as pessoas não revelam suas reais preferências se estas não se coadunarem com a norma social vigente, mas basta que a regra seja contestada por um certo número de indivíduos (“tipping point”) para que a todos se sintam livres para dizer o que de fato pensam,"

    4. Quando as normas sociais estão de acordo com o que as pessoas pensam, são mais fortes que as leis.

    Correta. Esta alternativa em especial exigiu compreensão de texto. Dizer que a norma social é mais difícil de ser mudada quando reflete preferências é compreensível entender que ela é mais forte que a lei, porque se a lei fosse mais forte que a preferência não sofreria com ela. Vejam o trecho: "Já se a norma social reflete as preferências, aí é difícil mudá-la, mesmo alterando a legislação. Um bom exemplo é a persistência de práticas racistas."

    Sugiro neste tipo de questão fazer inferências.

    São corretas as assertivas 3 e 4.

    GABARITO: C

  • PCPR - aí vamos nós!

  • Além das máscaras, levem muita vaselina para a prova da PC PR. Para não doer tanto as comidas dessa banda louca. kkkkkk

  • PM-PR@@@

  • PC-PR 2021

  • Essa (4) na minha opnião de leigo contrapõe todo o raciocinio do texto, pois o próprio texto defende que a sociedade muda com o tempo, assim como seus gostos, e preferências, então o que hoje é MUITO ACEITO não significa que daqui uma decáda continuará sendo..

    Além do que a expressão "aí é difícil mudá-la" interpreta-lá como mais forte que a lei é muita extrapolação.