SóProvas


ID
2965375
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto a seguir é referência para a questão.

Cientistas comprovaram, pela primeira vez, que o ritmo da entrada e saída de ar no corpo cria uma atividade elétrica no cérebro humano que acentua os julgamentos emocionais e até lembranças desconfortáveis. Esses efeitos se alteram se a pessoa está inspirando ou expirando – e se ela respira pelo nariz ou pela boca. 
No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam. Os participantes tiveram mais facilidade em se lembrar de um objeto quando se deparavam com ele enquanto inspiravam do que quando expiravam. O efeito desaparecia se eles estivessem respirando pela boca. 
“Uma das principais descobertas desse estudo é que existe uma grande diferença na atividade cerebral na amígdala e no hipocampo durante a inspiração em comparação com a expiração”, explicou a autora principal do estudo, Christina Zelano, professora assistente de neurologia da Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern. “Quando você inspira, nós descobrimos que você está estimulando neurônios no córtex olfativo, amígdala e hipocampo, através de todo o seu sistema límbico”. O estudo foi publicado no periódico científico Journal of Neuroscience. O autor sênior é Jay Gottfried, professor de neurologia na Feinberg.
Os pesquisadores chegaram a essas conclusões ao acompanhar sete pacientes com epilepsia que estavam com cirurgias cerebrais marcadas. Uma semana antes dos procedimentos, um cirurgião implantou eletrodos no cérebro dos pacientes para identificar a origem das convulsões. Isso permitiu que os cientistas adquirissem dados eletrofisiológicos diretamente do cérebro dos pacientes. Os sinais elétricos registrados mostraram que a atividade cerebral flutuou durante a respiração. A atividade ocorre em áreas cerebrais nas quais emoções, memórias e cheiros são processados.
A descoberta levou os cientistas a se perguntar se as funções cognitivas tipicamente associadas com essas regiões do cérebro – especialmente o processamento do medo e da memória – poderiam ser afetadas também pela respiração. A amígdala está fortemente associada com o processamento emocional, em particular emoções relacionadas ao medo. Desse modo, os cientistas pediram a 60 pessoas, no ambiente do laboratório, que tomassem uma decisão rápida sobre expressões emotivas enquanto registravam a respiração deles.
Os voluntários receberam fotos de rostos com expressões de medo ou surpresa e tiveram de indicar rapidamente qual emoção cada rosto estava expressando. Quando encaravam as fotos durante a inspiração, os indivíduos as reconheciam como amedrontadas mais rapidamente do que quando faziam o mesmo durante a expiração. Isso não aconteceu com as expressões de surpresa. Esse efeito diminuiu quando os participantes realizaram a mesma tarefa enquanto respiravam pela boca. [...]
Em um experimento que tinha como objetivo acessar a função da memória (ligada ao hipocampo), os mesmos participantes observaram fotos de objetos em uma tela de computador e foram instruídos a memorizá-las. Os pesquisadores descobriram que os participantes do experimento se lembraram melhor quando tinham encarado as imagens durante a inspiração.
“Isso significa que uma respiração rápida poderia conferir vantagens quando alguém está numa situação perigosa”, explica Zelano. “Se você está em um estado de pânico, o ritmo da sua respiração se torna mais rápido”, afirma. “Como resultado, você passará proporcionalmente mais tempo inalando do que em um estado calmo; assim, a resposta natural do nosso corpo ao medo em aumentar a frequência da respiração pode ter um impacto positivo no funcionamento do cérebro e resultar em uma resposta mais rápida a estímulos perigosos do ambiente.” Outro insight potencial da pesquisa diz respeito aos mecanismos básicos da meditação ou percepção da respiração. “Quando a pessoa inspira, em certa medida está sincronizando oscilações cerebrais por meio da rede límbica”.
(Fonte: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/como_a_respiracao_afeta_sentimentos.html)  

Com base no texto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O experimento foi realizado com pacientes com epilepsia que iam se submeter a cirurgia cerebral.
( ) No texto, são mencionados dois experimentos.
( ) Os experimentos foram feitos com grupos diferentes de participantes.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • A tentativa de explicação abaixo é a famosa resposta adaptada pra questão depois de saber o gabarito, não explica nada de fato.

    Questão muito capciosa, ela se contradiz ao dizer que realmente são dois experimentos, nitidamente um com pessoas com epilepsia e outro com 60 pessoas, e depois dizer que não na terceira opção.

  • Concordo Thiago C.

  • ( ) O ESTUDO foi realizado com pacientes com epilepsia que iam se submeter a cirurgia cerebral.

    No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, ao acompanhar sete pacientes com epilepsia que estavam com cirurgias cerebrais marcadas.

    A descoberta levou os cientistas a se perguntar se as funções cognitivas tipicamente associadas com essas regiões do cérebro... Desse modo, os cientistas pediram a 60 pessoas, no ambiente do laboratório, que tomassem uma decisão rápida sobre expressões emotivas enquanto registravam a respiração deles.... Em um experimento que tinha como objetivo acessar a função da memória....os participantes do experimento se lembraram melhor quando tinham encarado as imagens durante a inspiração.

    ( ) No texto, são mencionados dois experimentos.

    No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern...“Uma das principais descobertas desse estudo é que existe uma grande diferença na atividade cerebral na amígdala e no hipocampo durante a inspiração em comparação com a expiração”...

    Desse modo, os cientistas pediram a 60 pessoas, no ambiente do laboratório, que tomassem uma decisão rápida sobre expressões emotivas enquanto registravam a respiração deles.

    ( ) Os experimentos foram feitos com O MESMO grupo de participantes.

    Desse modo, os cientistas pediram a 60 pessoas, no ambiente do laboratório, que tomassem uma decisão rápida sobre expressões emotivas enquanto registravam a respiração deles.

  • LETRA E

  • A questão se contradiz 2x:

    Primeiramente, "O experimento foi realizado..." (F) <- Então tá, o primeiro é um estudo...

    Segundo, "No texto, são mencionados dois experimentos" (V) <- ué, o primeiro não era estudo?

    Terceiro, "Os experimentos foram feitos com grupos diferentes de participantes." (F) <- Os dois são experimentos afinal? E outra, foram dois grupos diferentes sim: um do "estudo" e outro do "experimento" XD.

    Obs: Essa banca é cabeça dura e não altera gabarito mesmo estando errada.

  • Realmente o gabarito E

    ( F ) O experimento foi realizado com pacientes com epilepsia que iam se submeter a cirurgia cerebral. (aqui apenas descobriram um comportamento de reação do cérebro ao tratar de paciente com epilepsia)

    ( v ) No texto, são mencionados dois experimentos. 

    1º - Os voluntários receberam fotos de rostos com expressões de medo ou surpresa e tiveram de indicar rapidamente qual emoção cada rosto estava expressando. Quando encaravam as fotos durante a inspiração, os indivíduos as reconheciam como amedrontadas mais rapidamente do que quando faziam o mesmo durante a expiração. Isso não aconteceu com as expressões de surpresa.

    2º - Esse efeito diminuiu quando os participantes realizaram a mesma tarefa enquanto respiravam pela boca. [...]

    Em um experimento que tinha como objetivo acessar a função da memória (ligada ao hipocampo), os mesmos participantes observaram fotos de objetos em uma tela de computador e foram instruídos a memorizá-las

    ( F ) Os experimentos foram feitos com grupos diferentes de participantes.

    ....os mesmos participantes observaram fotos de objetos em uma tela de computador...

    o primeiro grupo dos sete paciente com epilepsia não faz parte de experimento eles faziam tratamento dessa doença e acabaram notando esse comportamento do cérebro. depois disso que resolveram fazer um experimento para confirmar esse comportamento cerebral.

  • Acerto tudo na CESPE.

    Banca que faz concursos de diplomacia, polícia federal, rodoviária federal, tribunais federais...

    Aí eu erro questões desse lixo de banca.

  • O grande diferencial para acertar a questão é perceber a diferença entre ESTUDO e EXPERIMENTO.

    1) O ESTUDO foi realizado com pacientes com epilepsia que iam se submeter a cirurgia cerebral. ( a questão coloca experimento).

    FALSA

    2) Realmente foram feitos dois experimentos. VERDADEIRA

    Primeiro experimento: Os voluntários receberam fotos de rostos com expressões de medo ou surpresa e tiveram de indicar rapidamente qual emoção cada rosto estava expressando.

    Segundo experimento:Em um experimento que tinha como objetivo acessar a função da memória (ligada ao hipocampo), os mesmos participantes observaram fotos de objetos em uma tela de computador e foram instruídos a memorizá-las. 

    3) Os mesmos participantes observaram.... ( a questão coloca que eram participantes diferentes)

    FALSA

    Correta letra E.

    Espero ter ajudado, bons estudos.

  • Eu fazendo a prova da PC-PR e os caras do caixão me olhando da porta.

    Banca lazarenta!!!

  • Estou sentindo falta dos comentários dos professores nas questões dessa banca.

  • Essa banca é um lixo.

  • cara a ultima alternativa ele deixa claro que são dois experimentos e da gabarito como errado, não sei mais poderia entrar com recurso.

  • marquei a B. Achei impossível distinguir se no 3° eles estavam falando sobre os mesmo 60 voluntários ou sobre os pacientes com epilepsia. As 2 primeiras davam pra responder, porém achei a 3° um bingo/loteria

  • ESSA BANCA É HORROROSA COBRANDO PORTUGUÊS, BIZARRA

  • As questões de português nessa maldição não valem mais pela dificuldade, elas valem mais porque vc tem adivinhar o que a banca quer

  • Nem acredito que acertei essa questão. Achei o texto complicado, difícil de interpretar, mas com calma e lendo pelo menos 3x, consegui entender a questão.

    (F)O experimento foi realizado com pacientes com epilepsia que iam se submeter a cirurgia cerebral. Não. Um médico implantou eletrodos nos pacientes como epilepsia para identificar a origem das convulsões. Os dados obtidos (causa) fez com que os pesquisadores desenvolvessem o experimento (consequência).

    (V)No texto, são mencionados dois experimentos. Sim. Um em relação às emoções e outro em relação à memória.

    (F) Os experimentos foram feitos com grupos diferentes de participantes. Não. Os experimentos foram realizados somente com o grupo de 60 pessoas.

  • Uma coisa percebi depois de resolver mais de 100 questões dessa banca e olhar as estatísticas de resolução de todas elas: na PCPR a nota de corte de português será baixíssima!

  • Wllington cunha não conte com isso não mano, quer uma dica, foque nos 80% de Portugês, pq tem muita gente boa na parada, vai por mim quem vai passar será de 80% de acerto pra lá!

     

  • Os experimentos foram feitos com grupos diferentes de participantes.

    ta escrito meu

    "No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern"

    " Desse modo, os cientistas pediram a 60 pessoas, no ambiente do laboratório"

  • Os experimentos foram feitos com grupos diferentes de participantes.

    ta escrito meu

    "No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern"

    " Desse modo, os cientistas pediram a 60 pessoas, no ambiente do laboratório"

  • Quando alguém falar pra mim: "Ain, Fcc e Cespe são maldosas. Colocam muitas pegadinhas nas questões". Vou olhar pra cara desse(a) cidadão(ã) e dizer: Jovem, você já resolveu alguma questão da banca NC-UFPR?

  • Quase errei, mas acertei. O lance com as pessoas que tinham epilepsia não foi um experimento, foi um estudo que eles realizaram e perceberam que a inspiração e respiração influenciava na memória, etc.. Depois disso, eles fizeram o EXPERIMENTO, para ver se realmente o estudo tinha cabimento. Esse experimento foi feito 2x, de formas diferentes pelas mesmas 60 pessoas.

    abraços, fé em Deus.

  • "Em um experimento que tinha como objetivo acessar a função da memória (ligada ao hipocampo), os mesmos participantes observaram fotos de objetos em uma tela de computador e foram instruídos a memorizá-las."

    Esse trecho está no 7º parágrafo do texto, mas não me atentei pra ele. Em textos muito grandes temos a tendência de ler somente as partes que pedem nas questões.

  • ESTUDO X EXPERIMENTO

  • Tá de sacanagem! Atentem-se para os destaques somente:

    Cientistas comprovaram, pela primeira vez, (...)

    No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.(...) EXPERIMENTO I

    Os pesquisadores chegaram a essas conclusões ao acompanhar sete pacientes com epilepsia (Aqui não fala que os paciente eram os mesmos que foram voluntários no experimento I) (...) Isso permitiu que os cientistas adquirissem dados eletrofisiológicos diretamente do cérebro dos pacientes. Os sinais elétricos registrados mostraram que a atividade cerebral flutuou durante a respiração. A atividade ocorre em áreas cerebrais nas quais emoções, memórias e cheiros são processados. (Ora, aqui foi outo grupo e um outro experimento que permitiram os cientistas a extraírem dados com eletrodos implantados no cérebro dos pacientes) EXPERIMENTO II

    O texto dá a entender que são dois grupos diferentes. Que são realizados dois experimentos. Sim, UM dos experimentos foram feitos com 7 pacientes epilépticos.

  • Isso indica que a banca é ruim, não você. Mantenha-se firme, existe outras matérias que não são tendenciosas, gabarite nelas.

  • Vejam o comentário do Adam Jefferson !!

    Muito difícil responder questões da banca!

    DEUS É FIEL!

  • O difícil é saber o que realmente ele exige do candidato !!!eu em !!!

  • isso é um texto para interpretação ou um TCC para faculdade?

  • O início do texto é um resumo dos experimentos realizados. Os experimentos realizados estão descritos no penúltimo parágrafo (foram 2; o primeiro relaciona expressões de medo com a inspiração e expiração, pela boca e pelo nariz; o segundo relaciona a capacidade de memorização nas mesmas variáveis. Ambos experimentos foram realizados com o mesmo grupo). Os sete pacientes com epilepsia foram apenas acompanhados uma semana antes da cirurgia. O objetivo era encontrar a região do cérebro relacionada a epilepsia, mas acabaram encontrando também uma relação entre a atividade cerebral e a respiração - inspiração e expiração.

    Espero ter ajudado.

  • As pessoas com epilepsia fizeram parte de um estudo.

    As outras 60 pessoas participaram de dois experimentos:

    "[...]Desse modo, os cientistas pediram a 60 pessoas, no ambiente do [...]

    "[...]Em um experimento que tinha como objetivo acessar a função da memória (ligada ao hipocampo), os mesmos participantes observaram fotos de[...]"

  • as questões são bem difíceis faz parte do show, são 50 questões apenas, vocês querem o que? uma prova fácil como a PC-ES onde a prova teve nota de corte 96 pontos? poxa, parem de reclamar e estudem mais, o ser humano reclama de tudo, tem que acostumar a perder e o 7 x 1 que o brasil tomo da alemanhã? poxa vida

  • Não entendo o gabarito.

    Segunda afirmativa errada, mas:

    1- "Os pesquisadores chegaram a essas conclusões ao acompanhar sete pacientes com epilepsia que estavam com cirurgias cerebrais marcadas. Uma semana antes dos procedimentos, um cirurgião implantou eletrodos no cérebro dos pacientes para identificar a origem das convulsões."

    2- "...os cientistas pediram a 60 pessoas, no ambiente do laboratório, que tomassem uma decisão rápida sobre expressões emotivas enquanto registravam a respiração deles.

    Os voluntários receberam fotos de rostos com expressões de medo ou surpresa e tiveram de indicar rapidamente qual emoção..."

    3- "...os cientistas pediram a 60 pessoas, no ambiente do laboratório, que tomassem uma decisão rápida sobre expressões emotivas enquanto registravam a respiração deles.

    Os voluntários receberam fotos de rostos com expressões de medo ou surpresa e tiveram de indicar rapidamente qual emoção..."

    Ou seja:

    Experimento 1: Realizada nos 7 pacientes de epilepsia, para identificar a origem das convulsões

    Experimento 2: Identificação de expressões de medo ou surpresa realizada em 60 pacientes

    Experimento 3: teste de memória realizados nos mesmos 60 pacientes do experimento 2

    Incongruência entre as afirmativas 1 e 3, pois se "OS experimentos foram feitos em pacientes de Epilepsia" é falso, como a 3 "Experimentos feitos em grupos diferentes" é falso?

    Por favor me ajudem, não entendi

  • Sejam bem vindos ao novo idioma da UFPR. ONDE SÓ ELES INTERPRETAM O QUE BEM ENTENDEM,...

  • 1)(V ) O experimento foi realizado com pacientes com epilepsia que iam se submeter a cirurgia

    Os pesquisadores chegaram a essas conclusões ao acompanhar sete pacientes com epilepsia que estavam com cirurgias cerebrais marcadas. VERDADEIRO

    2)(F ) No texto, são mencionados dois experimentos.

    No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, voluntários foram capazes de identificar uma expressão amedrontada mais rapidamente quando deparavam com o rosto enquanto inalavam do que quando exalavam.

    Uma das principais descobertas desse estudo (MESMO ESTUDO) é que existe uma grande diferença na atividade cerebral na amígdala e no hipocampo durante a inspiração em comparação com a Expiração”, FALSO. FOI MENCIONADO O MESMO ESTUDO E NÃO DOIS.

    (V ) Os experimentos foram feitos com grupos diferentes de participantes.

    Os pesquisadores chegaram a essas conclusões ao acompanhar sete pacientes com epilepsia que estavam com cirurgias cerebrais marcadas.

    Desse modo, os cientistas pediram a 60 pessoas, no ambiente do laboratório, que tomassem uma decisão rápida sobre expressões emotivas enquanto registravam a respiração deles. VERDADEIRO...MESMO ESTUDO, GRUPOSDIFERENTES.

    ESSA BANCA É MALUCA..

  • Quase 80% de erros. Nem perco tempo.

  • pessoal, solicitem o comentário do professor.

  • Sem enrolação pois quem procura solução não tem tempo a perder:

    (F) O experimento foi realizado com pacientes com epilepsia que iam se submeter a cirurgia cerebral.

    Não, foi realizado com 60 pessoas. A descoberta foi com os pacientes epiléticos.

    (V) No texto, são mencionados dois experimentos.

    Sim, 1º envolvendo foto com expressões e surpresa e medo; 2º memorizando imagens em uma tela de computador.

    (F) Os experimentos foram feitos com grupos diferentes de participantes.

    Não, ambos os experimentos acima citados foram feito no mesmo grupo de 60 pessoas.

    O importante aqui é deixar claro que o grupo epilético só levou a descoberta, o experimento foi conduzido sem a participação deles, assim, os quais não fazem parte dos experimentos, somente da descoberta dos impulsos na inspiração.

  •  Os experimentos foram feitos com grupos diferentes de participantes. pensei que era grupos diferentes triste.

  • O experimento foi realizado com 60 pessoas

    No texto, são mencionados dois experimentos:

    Os voluntários receberam fotos de rostos com expressões de medo ou surpresa...

    2°Em um experimento que tinha como objetivo acessar a função da memória (ligada ao hipocampo)

    ...os mesmos participantes observaram fotos de objetos em uma tela de computador e foram instruídos a memorizá-las.

    F V F

  • 1 - eles buscavam identificar a causa das convulsões nos pacientes que iriam realizar a cirurgia cerebral.

    Uma semana antes dos procedimentos, um cirurgião implantou eletrodos no cérebro dos pacientes para identificar a origem das convulsões. Isso permitiu que os cientistas adquirissem dados eletrofisiológicos diretamente do cérebro dos pacientes.

    2 - descobriram que a atividade cerebral flutua. e se perguntaram se isso produzia mais algum efeito.

    A descoberta levou os cientistas a se perguntar se as funções cognitivas tipicamente associadas com essas regiões do cérebro – especialmente o processamento do medo e da memória – poderiam ser afetadas também pela respiração.

    3 - a partir daqui começam os experimentos, a jogada foi confundir com o grupo de pacientes. vejam:

    Desse modo, os cientistas pediram a 60 pessoas, no ambiente do laboratório, que tomassem uma decisão rápida sobre expressões emotivas enquanto registravam a respiração deles.

    4 - exeperimento 1;

    Os voluntários receberam fotos de rostos com expressões de medo ou surpresa e tiveram de indicar rapidamente qual emoção cada rosto estava expressando. 

    5 - experimento 2 :

    Em um experimento que tinha como objetivo acessar a função da memória (ligada ao hipocampo), os mesmos participantes observaram fotos de objetos em uma tela de computador e foram instruídos a memorizá-las.

    resumo:

    os pacientes trouxeram uma dúvida aos cientistas, que optaram por fazer 2 experimentos diferentes com 60 voluntários de um laboratório.

  • ta facil nao.. vai ser porrada atras de porrada com essa banca

  • A questão é de interpretação textual e quer que julguemos cada assertiva abaixo como verdadeira ou falsa. Vejamos:

    (F) Falsa. 

    O experimento foi feito com 60 pessoas e não com pacientes com epilepsia. Vejam o trecho do texto: "Desse modo, os cientistas pediram a 60 pessoas, no ambiente do laboratório, que tomassem uma decisão rápida sobre expressões emotivas enquanto registravam a respiração deles."

    (V) Verdadeira.

    O primeiro experimento é "Quando encaravam as fotos durante a inspiração, os indivíduos as reconheciam como amedrontadas mais rapidamente do que quando faziam o mesmo durante a expiração."

    O segundo experimento é "Em um experimento que tinha como objetivo acessar a função da memória (ligada ao hipocampo), os mesmos participantes observaram fotos de objetos em uma tela de computador e foram instruídos a memorizá-las. Os pesquisadores descobriram que os participantes do experimento se lembraram melhor quando tinham encarado as imagens durante a inspiração."

    (F) Falsa.

    Os experimentos foram feitos com as mesmas 60 pessoas que eram voluntários.

    A sequência correta é F, V, F.

    Gabarito do monitor: E

  • GABARITO E.

    A primeira frase não está correta, pois não foi realizado um experimente, mas sim um estudo na “Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern, ao acompanhar sete pacientes com epilepsia que estavam com cirurgias cerebrais marcadas”.

    Já na segunda passagem do texto está correta, pois são mencionados dois experimentos: “Desse modo, os cientistas pediram a 60 pessoas, no ambiente do laboratório, que tomassem uma decisão rápida sobre expressões emotivas enquanto registravam a respiração deles”. E “No estudo, desenvolvido na Faculdade de Medicina da Universidade de Northwestern...“Uma das principais descobertas desse estudo é que existe uma grande diferença na atividade cerebral na amígdala e no hipocampo durante a inspiração em comparação com a expiração...”.

    E na última frase não foi realizado o estudo com o mesmo grupo de pessoas, como consta no texto em: “Desse modo, os cientistas pediram a 60 pessoas, no ambiente do laboratório, que tomassem uma decisão rápida sobre expressões emotivas enquanto registravam a respiração deles”.

    BONS ESTUDOS GALERINHA!!!

    FONTE: ALFACON.

  • Além das máscaras levem vaselina para não doer tanto as comidas de c*. Eita banca fdp...

  • Também errei aqui e provavelmente erraria na prova.

    Mas a questão está correta, na minha opinião, pelos motivos bem explicados pelo Fernando Orth Silva. E foi muito bem feita, por sinal. Foi para separar os aprovados mesmo.

  • Não é difícil de responder, o problema é o tempo que se leva para ler um texto deste tamanho, com a máxima atenção necessária .

  • Pior que relendo o texto dá pra ver que o gabarito está certo mesmo. O estudo com os pacientes com epilepsia foi uma observação apenas. O experimento foi realizado a partir dessa observação, foram dois experimentos diferentes realizados com os mesmos 60 voluntários, um com as imagens de rostos e outro analisando a memória dos voluntários.

  • Alguém pode me explicar por que os participantes dos dois experimentos não são grupos diferentes?
  • Gabarito do monitor: E

    (F) Falsa. 

    O experimento foi feito com 60 pessoas e não com pacientes com epilepsia. Vejam o trecho do texto: "Desse modo, os cientistas pediram a 60 pessoas, no ambiente do laboratório, que tomassem uma decisão rápida sobre expressões emotivas enquanto registravam a respiração deles."

    (V) Verdadeira.

    O primeiro experimento é "Quando encaravam as fotos durante a inspiração, os indivíduos as reconheciam como amedrontadas mais rapidamente do que quando faziam o mesmo durante a expiração."

    O segundo experimento é "Em um experimento que tinha como objetivo acessar a função da memória (ligada ao hipocampo), os mesmos participantes observaram fotos de objetos em uma tela de computador e foram instruídos a memorizá-las. Os pesquisadores descobriram que os participantes do experimento se lembraram melhor quando tinham encarado as imagens durante a inspiração."

    (F) Falsa.

    Os experimentos foram feitos com as mesmas 60 pessoas que eram voluntários.

    A sequência correta é F, V, F.

    ESSA FOI ARDIDA!!

  • Exatamente. O mais engraçado é quem acertou (chute óbvio) querendo dar explicação, só que cada um pega um trecho diferente. Conclusão: a banca é tão maluca que quem acertou entendeu menos do texto do que quem errou.

  • eles não estavam fazendo experimento com as pessoas que tinham epilepsia, ocorreu que quando colocaram o eletrodo no cérebro dos pacientes porque iam se submeter as cirurgias, os pesquisadores perceberam a diferença que tem da inspiração para a expiração.

  • Os 7pacientes com epilepsia estavam indo para uma cirurgia, não estavam fazendo parte de experimento nenhum.