SóProvas


ID
2965429
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação à NBR 12655 (Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação), especificamente sobre o cálculo de resistência de dosagem do concreto (fcmj = fckj – 1,65 Sd), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 12655:2015

    (A) Classificando a condição de preparo do concreto em A, B ou C, obtêm-se os valores de Sd de 3,0; 4,5 e 6,0, respectivamente. ( A- 4,0 ; B- 5,5 ; C- 7,0)

    (B) Sd é o desvio padrão do processo de produção do concreto e em nenhum caso o valor de Sd pode ser menor do que 2 MPa. (Correta)

    (C) A condição de preparo do concreto denominada C pode ser usada para a produção de concreto da classe de resistência entre C25 e C40 ( C10 e C15)

    (D) A condição de preparo do concreto denominada B pode ser usada para a produção de concreto com as classes de resistência entre C10 e C30. (C10 a C20)

    (E) A condição de preparo do concreto denominada A só não pode ser usada para a produção de concreto com as classes de resistência entre C15 e C25 . ( Aplicável em todas as classes de concreto)

  • Quanto ao cálculo da "resistência da dosagem do concreto" (fcmj = fckj – 1,65 Sd), o "Sd-desvio padrão" apresenta valores para as 3 condições de preparo do concreto estipuladas, que são: A - Sd=4,0; B - Sd=5,5 e C - Sd=7,0, para início da obra, ou em qualquer outra circunstância em que não se conhece o valor de Sd.

    Quanto a condição de preparo, ela é estabelecida em função da classe do concreto e o padrão utilizado nas medidas (massa, volume, correção em função da umidade) dos insumos do concreto. Assim: A - todas as classes; B - C10 a C20 e C - C10 a C15.

    RESPOSTA CORRETA: B

    5.6.3.2 Concreto com desvio-padrão conhecido - Quando o concreto for elaborado com os mesmos materiais, mediante equipamentos similares e sob condições equivalentes, o valor numérico do desvio-padrão deve ser fixado com no mínimo 20 resultados consecutivos obtidos no intervalo de 30 dias, em período imediatamente anterior. Em nenhum caso, o valor de sd adotado pode ser menor que 2 MPa.

    Obs.: - A fórmula contida no enunciado da questão serviu para mim como um "gatilho mental" para lembrar o assunto da questão. - O assunto abordado pela questão encontra-se no item 5.6 da NBR 12655.

  • O enunciado está errado. O correto para dosagem é (fcmj = fckj  + 1,65 Sd)

  • ÍNTEGRA DA NBR 12655/2015:

    ALTERNATIVA A

    Tabela 6 – Desvio-padrão a ser adotado em função da condição de preparo do concreto

    Para as classes A, B e C, respectivamente, se tem: 4,0 / 5,5 / 7,0

    ALTERNATIVA B

    5.6.3.2 Concreto com desvio-padrão conhecido

    Quando o concreto for (condições para que se possa fixar o desvio padrão)

    - elaborado com os mesmos materiais,

    - mediante equipamentos similares e

    - sob condições equivalentes,

    o valor numérico do desvio-padrão deve ser fixado COM NO MÍNIMO 20 RESULTADOS CONSECUTIVOS obtidos no INTERVALO DE 30 DIAS, em período imediatamente anterior.

    EM NENHUM CASO, O VALOR DE Sd adotado pode ser MENOR QUE 2 MPa.

    ALTERNATIVA C, D e E

    5.6.3.1 Condições de preparo do concreto

    O cálculo da resistência de dosagem do concreto depende, entre outras variáveis, das condições de preparo do concreto, definidas a seguir:

    a) condição A (aplicável a todas as classes de concreto): o cimento e os agregados são medidos em massa, a água de amassamento é medida em massa ou volume com dispositivo dosador e corrigida em função da umidade dos agregados;

    b) condição B (pode ser aplicada às classes C10 a C20): o cimento é medido em massa, a água de amassamento é medida em volume mediante dispositivo dosador e os agregados medidos em massa combinada com volume, de acordo com o exposto em 5.4;

    c) condição C (pode ser aplicada apenas aos concretos de classe C10 e C15): o cimento é medido em massa, os agregados são medidos em volume, a água de amassamento é medida em volume e a sua quantidade é corrigida em função da estimativa da umidade dos agregados da determinação da consistência do concreto, conforme disposto na ABNT NBR NM 67 ou outro método normalizado.

    BIZU DAS GALÁXIAS!!!

    Para se lembrar do Sd a ser adotado para cada uma das condições de preparo, partir do 4,0 Mpa e seguir adicionando 1,5 Mpa (4,0 - 5,5 - 7,0).

    Lembrar que o Sd CRESCE QUANTO PIOR FOR A CONDIÇÃO DE PREPARO do concreto:

    Sd (A) - 4,0

    Sd (B) - 5,5

    Sd (C) - 7,0

    @ocivilengenheiro

  • Vamos lá, alternativa por alternativa:

    A)ERRADA. Classificando a condição de preparo do concreto em A, B ou C, obtêm-se os valores de Sd de 3,0; 4,5 e 6,0, respectivamente.

    A -> 4,0

    B -> 5,5

    C -> 7,0

    =====================================================================================

    B) GABARITO. Sd é o desvio padrão do processo de produção do concreto e em nenhum caso o valor de Sd pode ser menor do que 2 MPa.

    =======================================================================================

    C)ERRADA A condição de preparo do concreto denominada C pode ser usada para a produção de concreto da classe de resistência entre C25 e C40. (C10 e C15)

    =======================================================================================

    D)ERRADA A condição de preparo do concreto denominada B pode ser usada para a produção de concreto com as classes de resistência entre (C10 a C 20)

    E)ERRADA A condição de preparo do concreto denominada A só não pode ser usada para a produção de concreto com as classes de resistência entre C15 e C25. (Para todas as classes do concreto)