Na RESOLUÇÃO de Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2009,
no art. 4º, no diz que "As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura". Logo, entendo que a questão n° 2 basea-se numa concepção tradicional ( de memorização e repetição), enquanto que, as DCN's estão pautadas em tendências progressistas ou liberais não-diretiva e/ou progressivista.
Para responder essa questão, considerando o estabelecido nas propostas pedagógicas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), o candidato deve analisar as situações elencadas e indicar quais estão de acordo com as Diretrizes.
1. Numa sala de crianças de 20 meses, duas delas se aproximam de uma pequena estante onde há uma cestinha com bonecas e paninhos. Uma das crianças pega a cesta e se senta no tapete; a outra emite a palavra “neneim" e se senta junto, pegando um paninho. Elas se olham e uma observa a outra enquanto manifestam gestos de ninar a boneca.
CORRETO - De acordo com as Diretrizes, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil deverão prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempos que assegurem a indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança; Os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referência das turmas e à instituição; A acessibilidade de espaços, materiais, objetos, brinquedos e instruções para as crianças, inclusive as com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação.
2. Em uma turma de crianças de 5 anos, todos os dias a professora escreve no quadro a data e o nome do CMEI, enquanto as crianças observam atentas. Em seguida, a professora lê o que escreveu para despertar o interesse das crianças pela linguagem escrita e propõe que elas copiem, em um pequeno caderno de desenho, e depois desenhem como está o dia, se tem sol, se está nublado ou se chove.
ERRADO - Segundo as Diretrizes, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem garantir experiências que possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; Que favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão. Na transição para o Ensino Fundamental a proposta pedagógica deve prever formas para garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, respeitando as especificidades etárias, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.
3. Numa tarde ensolarada, uma turma de crianças de 3 anos está no parque. A professora percebe pequenos grupos de crianças em diferentes brinquedos e que uma delas está próxima ao muro, agachada. Aproximando-se dela, a professora lhe pergunta o que está acontecendo, ao que ela responde: “Uma passeata de formigas, elas estão indo salvar a rainha, eu vi no desenho", então a professora continua "E o que acontece depois?".
CORRETO - As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais. A criança é um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. Tais propostas devem, ainda, possibilitar às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
4. Uma turma de crianças de 4 anos está muito envolvida em observar uma lagarta que apareceu no galho da pequena árvore próxima à janela. A professora então propõe ao grupo fazerem um registro todos os dias para acompanhar o que acontece. As crianças fazem desenhos e a professora registra com a escrita o que elas perceberam ao observar a lagarta.
CORRETO - As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e garantir experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança. Além disso, devem incentivar a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza, bem como promover a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais.
Portanto, apenas as situações 1, 3 e 4 estão de acordo com as DCNEI, e a letra D é a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra D.
Alternativa D está correta!
Sobre a situação relatada no item 2, poderá surgir a dúvida: Por que está errado?!
O fato de algumas escolas adotarem tal prática pedagógica, não quer dizer que tais escolas estejam erradas!
No entanto, quando nos deparamos com estudos e reflexões voltados à prática pedagógica, observamos fortemente as palavras intencionalidade e significado.
Solicitar às crianças de 5 anos que copiem do quadro "a data e o nome do CMEI", pode não ter significado/sentido para os pequenos, neste momento.
Quando consideramos o trecho das DCN-EI "possibilitar às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos", faz-se necessário entender que tais experiências e contatos com linguagem oral/escrita vão muito além de copiar algo do quadro. Projetos que envolvam, por exemplo, gêneros textuais em um contexto de aprendizagem significativa, possuem muito mais intencionalidade e significado à aprendizagem da criança.
Resumindo: O item 2 deve ser considerado o menos apropriado, uma vez que a questão diz respeito à aprendizagem e construção de saberes significativos para a criança, bem como a exemplos pertinentes à prática educativa.