Essa questão requer conhecimentos a respeito da Educação Infantil. Tendo como base as Diretrizes Municipais da Educação Infantil de Curitiba (2016), deve-se indicar a alternativa que apresenta a afirmativa correta a respeito dos princípios e fundamentos que orientam a prática pedagógica nas instituições da rede municipal de ensino.
A) É necessário desenvolver práticas na Educação Infantil que promovam a igualdade de oportunidades às crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso aos bens materiais e às vivências da infância.
ERRADO - As práticas na Educação Infantil não visam o acesso aos bens materiais. Os elementos da Educação Infantil estão voltados ao desenvolvimento, à construção da autonomia, às primeiras vivências que impulsionam em direção ao conhecimento.
B) É preciso construir espaço “da" e “para" a criança, considerando a especificidade da Educação Infantil, a qual se sustenta no respeito aos seus direitos fundamentais e na garantia de uma formação integral orientada por diferentes dimensões humanas (linguística, intelectual, expressiva, emocional, corporal, social e cultural).
CORRETO - A Educação Infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Isso significa considerar a criança por inteiro em qualquer proposta educativa, integrando as ações de educar e cuidar, compreendendo-as como funções indispensáveis e indissociáveis na Educação Infantil. A criança é vista como histórica e culturalmente contextualizada, inserida em uma família situada em um espaço e tempo geográfico, com toda a diversidade que apresenta, seja biológica, cultural, racial ou religiosa, que precisa ser conhecida, compreendida e respeitada como sujeito que produz a própria história na história em que se faz a sua educação. Essa criança que se encontra em processo de desenvolvimento de todas as dimensões humanas, seja de ordem afetiva, social, cognitiva, psicológica, espiritual, motora, sexual, lúdica e expressiva. É essa criança que precisa ter espaços e condições de constituir-se no direito que tem de ser criança e de viver a sua infância de modo pleno. Segundo as diretrizes, o compromisso com o desenvolvimento integral da criança, o papel do educador como referência para a criança e a compreensão da importância da organização do espaço físico no processo educacional constituem princípios que fundamentam o processo de educação da criança de zero a seis anos no município de Curitiba.
C) A criança aprende pela interação com o meio, se apropria dos conhecimentos que lhe são transmitidos e dos modos culturais no convívio social, correspondendo aos objetivos educativos.
ERRADO - As diretrizes surgiram da necessidade de se ter um referencial curricular básico, em que estejam registrados objetivos, conteúdos e critérios de avaliação comuns a toda a Rede Municipal de Curitiba. A interação com o meio, a apropriação dos conhecimentos que lhe são transmitidos (sem se especificar quais conhecimentos) e dos modos culturais no convívio social não são objetivos educativos em si. Os objetivos educacionais devem descrever aquilo que os alunos deverão saber ou ser capazes de fazer ao final do curso, e que não eram capazes de fazer antes. Eles devem estar relacionados ao desempenho dos alunos. Bons objetivos educacionais não devem ser abstratos demais, específicos demais, nem estar restritos a habilidades cognitivas de nível inferior. Cada objetivo educacional individual deve apoiar o objetivo maior do curso, que é o fio condutor que une todos os assuntos que serão abordados e todas as habilidades que os alunos deverão ter adquirido ao final do semestre. Boas práticas estabelecem que não devem existir mais que seis objetivos educacionais. De maneira ideal, os objetivos educacionais devem ser acompanhados de resultados mensuráveis, que descrevam formas através das quais os alunos deverão demonstrar terem alcançado os objetivos de aprendizado.
D) Ao planejar as ações educativas a serem desenvolvidas na instituição, cada profissional deve considerar a criança como sujeito que precisa adquirir conhecimento para interagir e brincar, reproduzindo a cultura de seu convívio social.
ERRADO - A criança adquire conhecimento ao interagir e brincar, não o contrário. Ao brincar, a criança experimenta situações e modelos de como dominar a realidade, revelando situações carregadas de emoções e afetos e organizando lógicas e contradições presentes na sociedade. Mais do que conformar regras, a criança as reelabora em um processo criativo, combinando-as entre si e construindo com elas novas possibilidades de interpretação e representação do real. A linguagem, a socialização, o brincar e a interação são articuladores do desenvolvimento e, portanto, do conhecimento, estão em direta relação com o meio social. O brincar pode ser uma forma privilegiada de aprender e expressar conhecimentos sobre si, sobre a cultura e o mundo onde vive.
E) Cabe ao(à) profissional da Educação Infantil organizar os tempos, os espaços e os materiais que possibilitarão suas intervenções, adequando sua ação para superar os saberes das crianças e promover o acesso ao conhecimento.
ERRADO - De acordo com as diretrizes, cabe ao profissional da Educação Infantil planejar diferentes oportunidades de aprendizagem preparando espaços e materiais de modo que promovam o desenvolvimento da identidade e da autonomia infantil. Não se trata, portanto, de superar os saberes das crianças. Os espaços e tempos precisam ser organizados e articulados em cada instituição de Educação Infantil para propiciar o estudo, a pesquisa, o registro das conquistas infantis, a partir das observações no cotidiano e da reflexão sobre a prática, sem as quais o fazer pedagógico transforma-se em ativismo e se perde. A organização dos espaços e tempos da criança implica na articulação de interesses personalizados, resultado das ideias, opções e necessidades que cada grupo de crianças indica; o espaço da instituição como um todo irá traduzir um modo de ver e pensar sobre a criança, a infância, os profissionais, as famílias que dele participam. Articular espaços e tempos na Educação Infantil considerando a criança cidadã prescinde despojamento de algumas práticas tradicionais que tratam o conhecimento de forma fragmentada, envolvendo ações que não consideram espaços e tempos infantis, prevalecendo espaços e tempos do adulto.
Portanto, a letra B é a alternativa correta.
Gabarito do Professor: Letra B.