SóProvas


ID
2966374
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

De acordo com o Código de ética profissional do servidor público civil do Poder Executivo Federal, julgue o próximo item.


É permitido ao servidor público, no exercício do cargo ou da função, conceder privilégios a amigos e parentes, acelerando seu atendimento e intervindo para a satisfação de seus interesses, desde que não haja contraprestação pecuniária pelo serviço.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 1.171/1994

     

    XV –  É vedado ao servidor público

    a) o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem;

    m) fazer uso de informações privilegiadas obtidas no âmbito interno de seu serviço, em benefício próprio, de parentes, de amigos ou de terceiros;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Errado

  • Gabarito: Errado

  • A atitude descrita no item fere o princípio da moralidade e da impessoalidade da administração pública. Assim, configura-se como não pautada de acordo com os melhores parâmetros éticos.

    Gabarito Errado

  • Imagina que você foi bem atendido por uma servidora pública e quer agradecê-la de forma mais "enfática", mas já sabe que ela não pode receber presentes. Daí ela te sugere: "me segue lá nas redes sociais, sou @ari_aconcurseira". Isso não fere os cofres públicos, mas seria ético usar do cargo para conseguir esse "benefício" pessoal?