-
Editando: Acredito que o trecho "contadas a partir da mais próxima ao tubo de queda" faça com que seja desconsiderada a primeira bacia. Enfim, deveria vir em forma de tabela...
GABARITO: LETRA A
NBR 8160
"Deve ser previsto um tubo ventilador suplementar a cada
grupo de no máximo oito bacias sanitárias, contadas a
partir da mais próxima ao tubo de queda."
Um tubo ventilador SUPLEMENTAR a cada 8 bacias. Sendo 16 vasos, não deveriam ser 2 suplementares?
Suplementar já dá a entender que há um principal.
-
Gabarito definitivo é A (1 tubo)
-
Eles sacanearam nessa questão, ela deveria ser anulada.
A chave é que a contagem do grupo de bacias começa a ser contada a partir do último tubo de queda. Subtende-se que a primeira bacia terá um tudo de queda, logo até a nona bacia teremos um grupo de no máximo 8 bacias contadas a partir do último tubo de queda, para ter 2 tubos suplememtares teria que ser 17 bacias. Letra A
No entanto, é possível em casos específicos de execução que o tubo de queda fique localizado fora da linha de qualquer uma das bacias, ( imagine um banheiro feminino e outro masculino em que a arquitetura possibilite a utilização de um tubo de queda para receber a contribuição das bacias dos 2 banheiros, com o tubo localizado no meio, por exemplo) nesse caso a primeira bacia entraria na contagem, isso resultaria em dois grupos de 8 bacias acarretando em 2 tubos suplementares.Letra B.
Questão muito mal feita.
-
Afinal é A ou B?
-
Edu pif, a questão está incompleta, deveria ser anulada. Pode ser A ou B.
-
NBR 8160:
4.3.19 Bacias sanitárias instaladas em bateria, devem ser ventiladas por um tubo ventilador de circuito ligando a coluna de ventilação ao ramal de esgoto na região entre a última e a penúltima bacias sanitárias, conforme indicado na figura 8.
Deve ser previsto um tubo ventilador suplementar a cada grupo de no máximo oito bacias sanitárias, contadas a partir da mais próxima ao tubo de queda.
Imagem ilustrando a situação (figura 8) - www.guiadaengenharia.com/wp-content/uploads/2019/04/circuito.jpg
Gab A
-
acredito que seja 1 tubo suplementar pq é 1 a cada 8, ou seja os 8 ÚLTIMOS estão ligados no tubo ventilador de circuito ,enquanto os primeiros 8 necessitam de tudo suplementar, se olharmos a figura 8 da 8160 é possível ver a ilustração do tubo (mais próximo ao TQ)
-
Pessoal, o segredo desta questão está no item citado pelo @Neto Oliveira, que é o item da norma:
4.3.19 Bacias sanitárias instaladas em bateria, devem ser ventiladas por um tubo ventilador de circuito ligando a coluna de ventilação ao ramal de esgoto na região entre a última e a penúltima bacias sanitárias, conforme indicado na figura 8.
Deve ser previsto um tubo ventilador suplementar a cada grupo de no máximo oito bacias sanitárias, contadas a partir da mais próxima ao tubo de queda.
Existe um tubo ventilador de circuito entre o penúltimo e último vaso, ou seja, o ultimo vaso não conta! Observem na Figura 8 - Ventilação em circuito da norma. No pavimento de cima, há 9 vasos, o tubo de circuito entre o penúltimo e ultimo vaso.
O enunciado diz que são vasos em bateria, então deve existir, independente do número de vasos em bateria, o tubo ventilador de circuito entre a último e penúltimo vaso. Logo, sobram 15 vasos, sendo então necessário apenas 1 tubo suplementar!
-
Concordo com o pessoal ai, eu li a norma e fala claramente que o tubo de circuito fica entre os dois ultimos, nesse caso, só necessita 1 complementar, se fossem 17 bacias, dai sim haveria necessidade de 2 complementares
-
Na NBR 8160:1999, Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e execução, tem o seguinte item sobre o assunto da questão:
"4.3.19 Bacias sanitárias instaladas em bateria, devem ser ventiladas por um tubo ventilador de circuito ligando a coluna de ventilação ao ramal de esgoto na região entre a última e a penúltima bacias sanitárias, conforme indicado na figura 8.
Deve ser previsto um tubo ventilador suplementar a cada grupo de no máximo oito bacias sanitárias, contadas a partir da mais próxima ao tubo de queda."
Assim, a instalação já tem um tubo ventilador principal entre a última e a penúltima bacias sanitárias que irá atender até oito bacias. No entanto, como são 16 vasos, haverá necessidade de mais um tubo suplementar para o outro grupo de oito bacias.
Gabarito: Letra A.
-
Discutindo com uns amigos engenheiros, chegamos a seguinte conclusão:
O tubo ventilador de circuito sempre vai existir, não importando a quantidade de bacias. Ele é ligado entre a penúltima e última bacia e atende a TODAS as bacias sanitárias.
Porém, será necessário, segundo a norma, um tubo suplementar quando a quantidade de bacias chegar a 9. Observando a figura 8 (www.guiadaengenharia.com/wp-content/uploads/2019/04/circuito.jpg) se conclui que a última bacia é SEMPRE exclusiva (para efeitos de contagem) do tubo ventilador de circuito. Então colocamos 1 tubo ventilador suplementar próximo ao tudo de queda pois sobram 8 bacias. Ficaria na seguinte ordem:
TVS - 8 bacias - TVC - 1 bacia
TVS - Tubo ventilador suplementar
TVC - Tubo ventilador de circuito
Se fossem 8 bacias não PRECISARIA de tubo suplementar. Contaríamos 7 a partir do tubo de queda, e sobraria 1 EXCLUSIVA (para efeitos de contagem) do tubo ventilador de circuito (ressaltamos que o tubo ventilador de circuito atende a TODAS as bacias).
Agora a questão com 16 bacias.
Temos um tubo suplementar (para as primeiras 8 bacias). Sobram mais 8 bacias, lembrando que a última é EXCLUSIVA (para efeitos de contagem) do tubo ventilador de circuito. Ficaria assim:
TVS - 15 bacias - TVC - 1 bacia.
Poderíamos colocar: TVS - 8 bacias - TVS - 7 bacias - TVC - 1 bacia ... Porém a questão pede o número MÍNIMO de tubos ventiladores suplementares.
Se fosse com 17 bacias ficaria:
TVS - 8 bacias- TVS - 8 bacias - TVC - 1 bacia
-
Para
responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre redes
de esgoto sanitário predial.
Primeiramente
é importante definir que a ventilação primária se trata do sistema de
ventilação formado pelo prolongamento dos tubos de queda até a atmosfera. Como
o próprio nome sugere, a função do mesmo é ventilar a tubulação e, dessa forma,
assegurar o fecho hídrico, evitando o retorno de gases.
Por sua
vez, a ABNT NBR 8160, intitulada "Sistemas prediais de esgoto
sanitário - Projeto e execução", trata-se da norma brasileira que fixa
exigências e recomendações para o projeto e execução de sistemas prediais de
esgoto sanitário. Tal código normativo, estabelece, em seu item 4.3.19, que:
“4.3.19
Bacias sanitárias instaladas em bateria, devem ser ventiladas por um tubo
ventilador de circuito ligando a coluna de ventilação ao ramal de esgoto na
região entre a última e a penúltima bacias sanitárias, conforme indicado na
figura 8.
Deve
ser previsto um tubo ventilador suplementar a cada grupo de no máximo oito
bacias sanitárias, contadas a partir da mais próxima ao tubo de queda".
A
questão não afirma explicitamente em qual vaso sanitário/bacia está localizado
o tubo de queda principal. Presume-se que o mesmo esteja na primeira bacia da
série de 16. Nesse cenário, até a 9ª bacia sanitária, tem-se um grupo de 8
que, por sua vez, já são atendidas pelo tubo de ventilação principal. Para
as demais bacias, faz-se necessário um (1) tubo ventilador suplementar.
Logo, a alternativa A está correta.
Gabarito
do professor: letra A.
-
Até a banca errou.. quem dirá nós, espero não me deparar com essa mesma questão em outra prova da Vunesp.