SóProvas


ID
2967211
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 20ª Região (SE)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

            O G20 reconheceu, no dia 1.º de dezembro de 2018, que a Organização Mundial de Comércio (OMC) não consegue cumprir com seus objetivos atualmente e, por isso, defendeu, na declaração final aprovada na cúpula realizada desde ontem, em Buenos Aires, na Argentina, uma reforma para revitalizar o comércio mundial.

Internet: <https: noticias.uol.com.br> (com adaptações).

Tendo a reunião do G20, mencionada no texto acima, apenas como referência inicial, julgue o item a seguir.


A maioria dos membros do G20, em especial os que integram a União Europeia, fez, na última reunião do grupo, uma enfática defesa do unilateralismo.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não é assinante. Gab. ERRADO

  • Gabarito: Errado. China e UE emitem declaração conjunta “em defesa do direito internacional e contra o unilateralismo” Fonte: i21.org.br/visao-global/china-e-ue-emitem--conjunta-em-defesa-do-direito-internacional-e-contra-o-unilateralismo/
  • Unilateralismo é quando alguém toma uma determinada decisão sem consultar a opinião dos demais.

    Multilateralismo é uma decisão que foi tomada com consentimento de todos os envolvidos na ação.

  • Vivemos num mundo altamente globalizado, em que os países, mesmo quando executam algumas medidas protecionistas, exigem a abertura das outras nações, a fim de desenvolver o mercado internacional. Ademais, temos na atualidade o fortalecimento dos blocos econômicos, o que demonstra um vigente multilateralismo em nossos tempos.

    Gabarito Errado.

  • Amigos, não esqueçam que a União Européia, apesar dos pesares, é a maior defensora de direitos humanos, democracia, liberdades individuais, etc.

    A experiência do pós-guerra foi muito forte nos europeus, de modo que eles não brincam mais com autoritarismo. Apesar de que hoje a Alemanha e a França acabam, mais ou menos, liderando o bloco de países europeus, o que incomoda muito alguns associados.