-
Analisando as assertivas:
I - CORRETO - A imigração internacional resulta das insatisfações econômicas e consequências de vários episódios de conflitos civis, a exemplo de perseguições políticas, étnicas e/ou culturais.
II - CORRETO - Evidente que as nações desenvolvidas (mais atrativas para imigração) não têm interesse de acolher tantos imigrantes Os argumentos alegados não são novos: o medo de uma ―invasão migratória, os riscos de desemprego para os trabalhadores autóctones, a perda da identidade nacional e, até, o espetro do terrorismo são exemplos de argumentos utilizados, surgindo a nefasta xenofobia.
III - ERRADO - Embora seja tratada no âmbito dos direitos humanos, a imigração internacional tem gerado grave conflito humanitário, uma vez que, atualmente vê-se nesse fluxo migratório, um número elevado de refugiados que são pessoas coagidas a fugir da própria terra porque perseguidas de forma dramática. Nesse novo cenário verifica-se uma crescente aproximação, prática e teórica, entre a condição dos migrantes ―econômicos e aquela dos refugiados e essa realidade, longe está de ser pacífica entre os países desenvolvidos.
IV - ERRADO - Desde o tal "descobrimento" do Brasil, que se identifica a abertura do país a outros povos. Não há uma restrição acirrada para entrada de estrangeiro em terra brasileira. O item se equivoca quando afirma que o país não é interessante para os imigrantes. Basta analisarmos a situação dos venezuelanos, bolivianos e angolanos "inundando" o país. Durante a Copa do Mundo de 2014, o mesmo processo ocorreu, destacando-se os imigrantes oriundos de Gana, que se deslocaram para o Brasil em função do torneio, mas não retornaram para o seu país de origem. Mas a expansão das imigrações atuais no Brasil vem acompanhada por uma série de fatores, a saber: aumento da xenofobia, condições de vida precárias, aumento do tráfico de pessoas.
-
Item I correto, pois a imigração ocorre por vários motivos, sendo os mais importantes a ocorrências de conflitos internos nos seus países de origem (vide a exemplo Venezuela); ou em decorrência de problemas de ordem socioeconômica (vide a marcha da população dos países da américa central para os EUA).
Item II correto, pois os países ditos de primeiro mundo, por medo de perderem o controle social, comumente bem ajustado se comparado com os países subdesenvolvidos e pobres, não permitem a entrada irrestrita, não só para proteger sua identidade cultural, mas, sobretudo, para resguardar a saúde econômica e organização social.
Item III incorreto, por ser uma questão humanitária, a imigração internacional é tratada no âmbito dos direitos humanos com grande preocupação, gerando grandes controvérsias na política internacional.
Item IV incorreto. Apesar do Brasil entrar na rota das migrações internacionais no século XXI, tanto pela emigração de brasileiros como pela imigração internacional, particularmente no momento em que se fecham as fronteiras do norte – Estados Unidos e Europa, está longe de ser interessante para imigrantes, pois possui grande problemas de ordem social e econômica.
-
-
gab A
-
sobre a IV:
Apesar de não adotar políticas restritivas, o Brasil não é um país de interesse para os imigrantes, sendo os maiores fluxos de imigrantes destinados aos países europeus.
O erro está em "o Brasil não é um país de interesse para os imigrantes". Vejamos os casos dos venezuelanos, bolivianos e cubanos, por exemplo, no nosso território.
-
achei que estava ficando louco, concordo com o Hallyson TRT.
-
V Apesar de não adotar políticas restritivas, o Brasil não é um país de interesse para os imigrantes, sendo os maiores fluxos de imigrantes destinados aos países europeus.
Estatisticamente não somos interessantes aos imigrantes, entendo que no caso dos cubanos ficaram por uma condição de facilidade da fuga do regime e não como um atrativo ao imigrante. Também com relação aos venezuelanos o Brasil é o país que menos recepcionou frente aos vizinhos desse país.
Já os imigrantes orientais, como os sírios, vieram muito poucos fugidos da guerra civil, mas neste caso entendo que o motivo seja a distância que dificulta, pois se fossemos colados a eles, certeza que haveria uma grande imigração para fugir da guerra e não por que somos interessantes.
-
Item I CORRETO. De forma geral, podemos dizer que a imigração ocorre por vários motivos, como a ocorrências de conflitos internos nos seus países de origem (a exemplo da Síria); ou em decorrência de problemas socioeconômicas (como a Venezuela).
Item II CORRETO. Parte da população dos países mais desenvolvidos teme perder o controle social e a identidade cultural dentro de suas fronteiras. Além disso, os residentes destes países desenvolvidos temem perder postos de trabalho para os imigrantes.
Item III INCORRETO. Como podemos observar no caso dos refugiados que buscam abrigo nos países europeus, e até mesmo dos imigrantes venezuelanos que tentam se estabelecer no Brasil, a imigração internacional gera grandes controvérsias na política internacional.
Item IV INCORRETO. Apesar de não ser o país de maior visibilidade na questão migratória, o Brasil é sim interessante para alguns grupos de imigrantes, como os venezuelanos, bolivianos e angolanos, por exemplo.
Resposta: A
-
Letra A.
a) Os itens I e II estão corretos.
Os itens III e IV estão errados porque, respectivamente, a questão migratória global é uma pauta conflituosa em política internacional, ao contrário do que o item afirma, o Brasil faz parte do jogo migratório, sendo receptor atualmente de quase 100.000 venezuelanos em apenas 3 anos, além de ter recebido ao longo desta década que se encerra imigrantes haitianos, bolivianos, peruanos entre outros.
Questão comentada pelo Prof. Luis Ziriba
-
Hallyson TRT, não entendi. Art. 5º ?
-
Esse gabarito foi anulado ou mudado, porque essa alternativa IV não está correta.
-
Para ser reconhecida como refugiada – como 7 mil residentes no Brasil –, a pessoa precisa provar que sofre algum tipo de perseguição, por motivos como opinião política, nacionalidade ou religião. “Do ponto de vista jurídico, ambas as alternativas conferem direitos e garantias aos imigrantes”, afirma o diretor do Departamento de Migrações do Ministério da Justiça, André Furquim. “O nosso desafio é fazer com que o imigrante conheça a distinção entre ambos os institutos e, encarando a situação que está vivenciando, opte por aquela alternativa que lhe melhor convier.”
-
A afirmativa IV está INCORRETA, pois somos centro de imigração venezuelana.