-
Gab. Certo
São arquivos com grande frequência de uso.
-
*valor primário
1. Valor Administrativo
2. Valor Jurídico ou Legal
3. Valor Fiscal
-
CERTO
Valor primário ---> Arquivos correntes e intermediários
Possuem valor:
Administrativo
Fiscal
Legal
Valor secundário ---> Arquivos permanentes
Possuem valor:
Histórico
Cultural
Probatório
Informativo
-
Teoria das 3 idades
1. Arquivo de primeira idade ou corrente
2. Arquivo de segunda idade ou intermediário
3. Arquivo de terceira idade ou permanente
==============================================================================
*valor primário GABARITO
1. Valor Administrativo
2. Valor Jurídico ou Legal
3. Valor Fiscal
* Valor secundário.
1. Valor histórico
2. Valor probatório
3. Valor informativo
COPIEI DO COLEGA ISAC
-
Arquivos Correntes: Alto valor primário
Arquivos intermediários: Baixo valor primário
-
O ciclo vital dos documentos é composto de três fases: arquivo corrente, arquivo intermediário e arquivo permanente.
O arquivo corrente, de forma prática, é a sua mesa de trabalho, o armário que fica ao seu lado ou o seu setor de trabalho. Ele é composto por documentos que estão sendo utilizados frequentemente para dar prosseguimentos às demandas. Esses documentos possuem valor primário, ou seja, valor administrativo, fiscal ou legal. Isso quer dizer que eles estão cumprindo as funções pelas quais foram criados e, por isso, possuem um valor primário elevado.
Já o arquivo intermediário é um espaço, não necessariamente na sede da instiuição, composto por documentos que já cumpriram as funções pelas quais foram criados (valor primário), mas que podem ser solicitados pelo arquivo corrente, caso seja necessário. Nesse espaço, os documentos aguardam a sua destinação final - que pode ser a eliminação ou guarda permanente, além de estarem disponíveis para uso do arquivo corrente sem que sejam da responsabilidade do arquivo corrente. Repare que aqui ainda temos o valor primário dos documentos agindo, mas esse valor primário está em decadência.
No arquivo permanente só chegam documentos que cumpriram as funções pelas quais foram criados, ou seja, possuíam valor primário e que, necessariamente, ganharam um novo valor para a instituição, que é o valor secundário, composto por valores históricos/culturais/probatórios e informativos.
Portanto, quando a questão afirma que os documentos com valor primário alto estão nos arquivos correntes, estamos diante de uma afirmação correta. O valor primário reduzido é uma característica dos arquivos intermediários e nos arquivos permanentes nós só encontramos documentos com valor secundário, que é um pré-requisito de entrada.
Dica: valor primário elevado (arquivo corrente)
Valor primário reduzido (arquivo intermediário)
Valor secundário (arquivo permanente)
Gabarito do professor: certo
-
Pensei que estivesse errado pois valor primário é o valor dos arquivos Corrente e Intermediário. A questão dá a entender que são encontrados apenas no arquivo Corrente, mesmo que não tenha dito, por exemplo, "...encontrados só no arquivo corrente".
-
GABARITO: CERTO
Valor primário (ou imediato, ou administrativo) – uso dos documentos pelo órgão de origem (produtor), baseando-se nos fins de sua criação.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.